Alguns órgãos, tais como a asa de uma ave e o braço humano, possuem mesma origem embrionária, mesmo apresentando funções diferentes. essas estruturas são resultado de pressões seletivas diferentes, que causam um fenômeno conhecido como:

Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.

São estruturas que possuem diferentes origens embrionárias e apresentam mesma função por terem sofrido pressões seletivas similares?

Questão 3. Alguns órgãos, tais como a asa de uma ave e o braço humano, possuem mesma origem embrionária, mesmo apresentando funções diferentes. Essas estruturas são resultado de pressões seletivas diferentes, que causam um fenômeno conhecido como: a] evolução convergente.

Por que os órgãos homólogos provam que houve uma evolução?

Ao observar o corpo de diversos animais de espécies diferentes, percebeu-se que algumas características anatômicas e fisiológicas são comuns entre eles. Essas características são consideradas evidências da evolução, uma vez que, segundo essa teoria, os seres vivos apresentam ancestrais em comum.

Quais órgãos possuem a mesma origem embrionária?

  • Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos. Apesar de ambas ajudarem no voo, as asas citadas apresentam origens embrionárias distintas.

Qual a semelhança entre os embriões dos vertebrados?

  • Essa semelhança pode ser explicada se levarmos em conta que durante o processo embrionário é esboçado o plano estrutural básico do corpo, que todos eles herdaram de um ancestral comum. Certos órgãos ou estruturas se desenvolvem de modo muito semelhante nos embriões de todos os vertebrados.

Quais são as semelhanças entre embriões de animais?

  • Semelhanças embrionárias As semelhanças entre os embriões de determinados grupos de animais são ainda maiores do que as semelhanças encontradas nas formas adultas. por exemplo, é difícil distinguir embriões jovens de peixes, sapos, tartarugas, pássaros e seres humanos, todos pertencentes ao grupo dos vertebrados.

  • Veja como pedir o Cartão de Crédito oficial do Caixa TEM gratuitamente

[UEPG/2019] Comparando o desenvolvimento embrionário e a anatomia de diversos organismos, é possível determinar o grau de parentesco entre eles. Analise o esquema abaixo, representando o membro dianteiro de humanos e morcegos, e assinale o que for correto.

  • Deseja receber os Calendários e Informações Importantes? Clique Aqui!
  • Buscando um Cartão de Crédito sem Anuidade? Veja esta sugestão

01] Apesar de terem funções diferentes, os braços de humanos e as asas dos morcegos são estruturas homólogas, pois apresentam a mesma origem embrionária, semelhanças anatômicas e são originadas de um mesmo ancestral comum. 02] Os braços de humanos e as asas dos morcegos são estruturas análogas, visto que desempenham funções distintas, além de origem embrionária e estrutura anatômica diferentes. 04] Em mamíferos, a partir de um único ancestral, surgiu um grande número de espécies adaptadas a condições de vida muito diferentes [irradiação adaptativa]. Por exemplo, os membros anteriores dos mamíferos sofreram modificações que se adaptaram a diferentes atividades: voar [morcego] e manipular objetos [ser humano].

08] As asas dos morcegos e os braços dos humanos adaptaram-se de forma semelhante ao ambiente terrestre, fenômeno conhecido como convergência evolutiva [ou adaptativa] ou evolução convergente. No ambiente aquático, podemos exemplificar esse mesmo modelo de adaptação nas nadadeiras do tubarão e do golfinho que, apesar de pertencerem a classes diferentes, possuem estruturas semelhantes para deslocamento da água.

RESOLUÇÃO: 01. Verdadeiro. A homologia reflete a ocorrência de parentesco evolutivo. 02. Falso. Os braços dos humanos e as asas dos morcegos são estruturas homólogas, o que indica ancestralidade comum. 04. Verdadeira. 08. Falsa. A convergência adaptativa ocorre quando espécies não aparentadas, submetidas a pressões seletivas semelhantes, têm as mesmas características selecionadas. Em decorrência da convergência adaptativa, as estruturas semelhantes são consideradas análogas. Ex.: asa do morcego e a asa de um inseto.

Soma: 01 + 04 = 05

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre evidências da evolução, da UFJF

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX

Muitas vezes observamos o corpo dos animais e percebemos que estes possuem características semelhantes, apesar das diferenças entre as espécies. Características anatômicas, fisiológicas e até mesmo genéticas compartilhadas entre os seres ajudam-nos a reforçar a teoria da ancestralidade comum, sendo essas características consideradas, muitas vezes, evidências da evolução.

Estudando a embriologia e a anatomia dos organismos, é possível perceber a existência de órgãos homólogos e órgãos análogos. Veja a seguir a diferença entre eles:

→ Órgãos homólogos

Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função. Esses órgãos são essenciais nos estudos evolutivos, uma vez que espécies que possuem essa característica certamente possuem certo grau de parentesco, ou seja, possuem um ancestral comum.

A mudança de função de estruturas com mesma origem embrionária pode ser explicada por pressões seletivas do ambiente. Nesses casos, dizemos que houve uma divergência evolutiva.

Os órgãos homólogos podem ser observados em diferentes organismos, como é o caso da nadadeira dos golfinhos e das asas dos morcegos. A semelhança observada na estrutura anatômica das duas, bem como a origem embrionária semelhante, é facilmente perceptível. Entretanto, ao analisar a função, percebemos que as asas garantem o voo, e a nadadeira favorece a movimentação na água. O mesmo ocorre com a asa de uma ave e o braço de um ser humano.

→ Órgãos análogos

Órgãos análogos, diferentemente dos homólogos, apresentam mesma função, mas a origem embrionária não é a mesma e as estruturas são anatomicamente diferentes. As funções semelhantes normalmente resultam de uma pressão seletiva similar, que acabou tornando essa característica vantajosa entre os organismos. Isso quer dizer que não há parentesco próximo entre as espécies, sendo um caso de convergência evolutiva.

Estruturas análogas podem ser observadas, por exemplo, em animais que voam. As asas das aves, apesar de servirem para voo, assim como a dos insetos, não possuem mesma origem embrionária. Assim sendo, são órgãos análogos, pois possuem mesma função, mas origem e anatomia diferentes. 


Videoaula relacionada:

Video liên quan

Bài mới nhất

Chủ Đề