Como comparar resultados em artigos

Problema

Conheça 4 sites gratuitos para comparar texto


Solução/Procedimento

Existem vários sites gratuitos, que permitem comparar textos de forma simples e que podem ser muito úteis quando precisar encontrar as diferenças entre textos semelhantes. Separamos 4 sites que podem te ajudar nessa tarefa de forma muito eficiente:

DiffNow

O DiffNow é um site muito eficiente e quando o assunto é comparar, ele se supera. Além de conseguir comparar textos simples, ele é capaz de comparar Códigos Fontes (C, C++, C#, Java, Perl, PHP, e outras linguagens), Documentos Word (doc, docx, xls, xlsx, ppt, pptx), Arquivos Binários e Arquivos Compactados (RAR, 7-zip e outros formatos).

  • Acesse o site do DiffNow: https://www.diffnow.com

Na página acima, você pode tanto fazer o Upload de um arquivo, quanto copiar e colar os textos que deseja analisar, basta escolher entre as abas Text Input ou File Upload.

Como comparar resultados em artigos

Insira nas caixas de texto, o conteúdo que deseja comparar e clique em Compare.

Como comparar resultados em artigos

Se você quiser que apenas as diferenças sejam mostradas:

1 - Vá em Options:

Como comparar resultados em artigos

2 - Clique no Menu Results, em seguida, marque a opção Show only differences e clique em OK para finalizar. Voltando a tela inicial, clique em Compare para que as diferanças entre os textos sejam analisadas:

Como comparar resultados em artigos

Como comparar resultados em artigos

File Difference

Site simples, mas muito eficiente. O File Difference, desenvolvido pela Code Beautify permite que você copie e cole os textos que deseja comparar ou faça o Upload de arquivos texto, usando a opção Choose Your file.

  • Acesse o site do File Difference: http://codebeautify.org/file-diff

Escolha os arquivos que deseja comparar ou copie e cole os textos nos espaços, conforme exemplo abaixo e clique em Difference:

Como comparar resultados em artigos

Após a análise dos documentos, será mostrado resultado semelhante ao exemplo abaixo:

Como comparar resultados em artigos

Se você quiser que apenas as diferenças sejam mostradas, marque a opção Option >> Show Only Difference

Como comparar resultados em artigos

Mergely

O Mergely não disponibiliza visualização exclusiva das diferenças entre os textos comparados como os dois outros sites apresentados acima, mas possui uma interface simples e dá ao usuário uma visualização muito clara das diferenças. Assim como o DiffNow, esse site possui uma comparação com recurso Case Sensitive, ou seja, consegue identificar diferenças entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Além de conseguir copiar e colar os seus textos é possível fazer o Upload de arquivos, assim como os outros. 

  • Acesso o site do Mergely: http://www.mergely.com/editor

A comparação é feita automática. Após inserir os textos que deseja comparar e o resultado será mostrado imediatamente, conforme o exemplo abaixo:

Como comparar resultados em artigos

Diff Checker

Assim como o Mergely, o Diff Checker não permite que seja mostrado apenas as diferenças entre os textos. Também não é possível fazer Upload de arquivos, você precisará copiar e colar os textos que deseja comparar. O diferencial do Diff Checker é a possibilidade de armazenar as comparações, por 1 hora, 1 semana, 1 mês ou por tempo indeterminado, basta se cadastrar no site e no momento de realizar a comparação, escolher o período que deve ficar armazenado.

  • Acesse o site do Diff Checker: https://www.diffchecker.com/diff

Como comparar resultados em artigos

Copie e cole os textos que deseja comparar nos espaços ORIGINAL TEXT e CHANGED TEXT. Em seguida, caso queira armazenar a comparação por algum período, escolha uma opção acima do botão Find Difference! . Para concluir a comparação, clique no mesmo botão mencionado. Será mostrado resultado como no exemplo abaixo:

Como comparar resultados em artigos

Quando for comparar listas grandes ou pequenas, como listas de produtos, contatos, códigos, etc., é muito importante que você organize-as em ordem crescente ou descrente. A comparação em todas essas três ferramentas é feita linha a linha, ou seja, a linha 1 do primeiro arquivo é comparada com a linha 1 do segundo arquivos e assim por diante.


Referência

4,67 (6)

Avaliação do Artigo (6 Votos)

  • Como comparar resultados em artigos
  • Como comparar resultados em artigos
  • Como comparar resultados em artigos
  • Como comparar resultados em artigos

Após o processo de aplicação da nova pesquisa de clima (segunda, terceira, quarta, etc…), o momento é de avaliar os resultados obtidos nesta pesquisa, e posteriormente fazer uma comparação destes resultados com os obtidos na pesquisa anterior.

Esta comparação deve ser feita apenas para variáveis em comum entre as duas pesquisas. Dentro do possível, não é interessante que sejam comparadas também variáveis iguais, porém avaliadas com questões de texto diferente. Um exemplo disto é quando troca-se a maneira de se perguntar algo em determinada questão, que ajuda o pesquisado a responder a questão mais de acordo com a realidade. Os diferentes experimentos podem trazer percepções também diferentes, e aí na hora de comparar pode trazer resultados que não explicam muito bem a realidade.

Para uma efetiva estratégia de melhoria e desenvolvimento da organização, para a confiança, segurança e parceria com a alta diretoria e com os gestores, é o momento de mostrar a efetividade da pesquisa de clima organizacional, bem como seus resultados consolidados.

A consolidação dos resultados virá com a aplicação contínua e o monitoramento e comparação de tendências de resultados, que devem guiar os planos de ação da organização.

Eu aposto que ninguém disse para você que todo TCC precisa ter um capítulo só para a análise dos Resultados e Discussão? Não foi?

Eu também posso imaginar que você ainda não escreveu seu capítulo de resultados e discussão, não foi!

Eu sou o Professor André Fontenelle e nesse artigo eu vou, simplesmente, salvar o seu trabalho da reprovação.

É isso mesmo! Se você não fez a análise de resultados da sua pesquisa, é muito provável que você reprove!

Pense comigo: Como você acha que a banca iria avaliar uma pesquisa que não descobre absolutamente nada?

É isso mesmo que você pensou!

Um TCC que não tem análise e discussão de resultados, é um trabalho incompleto e, portanto, impossível de ser aprovado!

O pior é que muita gente simplesmente não sabe disso.

Mas nesse artigo você vai descobrir o que é, para quê serve e como fazer uma boa análise para o seu TCC.

Então aproveita para baixar o brinde que vai dar um rumo que o seu TCC precisa:

Como comparar resultados em artigos

O que é análise de resultados?

A análise de resultados normalmente aparece no terceiro capítulo ou seção do trabalho.

Também chamada de “resultados e discussão”, é nessa parte do trabalho que você deve apresentar, comentar e interpretar os dados que você coletou na pesquisa.

Enquanto nos dois primeiros capítulos você escreveu uma descrição de tudo o que achou…

Na análise de resultados você deve mudar o foco e fazer uma dissertação.

A ideia aqui é interpretar as relações entre esses achados que você fez nos outros capítulos.

Para quê serve a análise de resultados?

A análise dos resultados serve para que você seja capaz de testar a hipótese e resolver o problema.

É essa parte do trabalho que dá qualidade ao seu TCC.

Quer dizer, quanto melhores forem as constatações que você fizer sobre as descobertas, melhor será o seu TCC.

Trocando em miúdos, é nessa parte do trabalho que a sua capacidade de interpretação vem a tona.

Por isso, nós podemos concluir, também, que é a qualidade da análise que vai decidir se você vai tirar um dez, um sete ou um zero.

Então, é importantíssimo que essa parte do trabalho fique bem feita.

Como fazer a análise de resultados?

Mas não se preocupe, pois eu vou te mostrar um roteiro bem simples para você escrever corretamente os resultados e a discussão da sua pesquisa.

Basicamente o processo consiste em identificar, apresentar, explicar, relacionar e concluir.

Existem inúmeros métodos complexos para interpretar os dados de uma pesquisa, tanto na abordagem qualitativa, como na quantitativa.

Mas esse não é nosso foco. Vamos ver aqui apenas um roteiro básico, aplicável tanto para pesquisas teóricas como para pesquisas empíricas.

Trabalho teórico é aquele que tem como procedimento apenas a pesquisa bibliográfica e a documental.

Já o trabalho empírico é aquele que tem como procedimento um estudo de caso, um levantamento ou uma pesquisa de campo qualquer.

Como comparar resultados em artigos

Por onde começar a escrever os resultados e discussão

Em qualquer dos casos, você deve começar o seu capítulo de resultados e discussão recapitulando as etapas do seu trabalho.

Comece explicando os motivos de ter escolhido os tipos de pesquisa que você utilizou e fale também como você os colocou em prática.

Diga, por exemplo, como você fez para conseguir os dados, o que espera descobrir e como eles podem conduzir a uma resposta para o problema.

Além disso, resgate seus objetivos e informe qual foi a finalidade de fazer o referencial teórico e, se for o caso, uma pesquisa de campo, por exemplo.

Resultados da pesquisa

O segundo passo é informar os resultados que coletou em cada capítulo da sua pesquisa.

Em relação à parte teórica do seu trabalho, você pode simplesmente descrever o que descobriu, mostrando a opinião dos autores e o que os documentos mostram.

Já em relação à pesquisa empírica, o ideal é que os números ou dados sejam apresentados em tabelas ou gráficos.

Você pode simplesmente dizer assim: “no primeiro capítulo descobriu-se isso, isso e isso… já no segundo capítulo as principais descobertas foram essas, essas e essas”.

Podem ser apenas dois parágrafos, mas provavelmente serão vários!

No terceiro passo, você deve mostrar todas as relações existentes entre esses dados que você mostrou, mas isso vai ser feito de um jeito um pouco diferente, dependendo se o seu trabalho é teórico ou empírico.

Análise de resultados – pesquisa teórica (pesquisa bibliográfica)

Se seu trabalho é teórico, você fez pelo menos dois capítulos de pesquisa bibliográfica, sobre assuntos diferentes, mas que se relacionam de alguma forma.

Então você pode comparar os conceitos, características, impactos de cada assunto para verificar o que um pode provocar em relação ao outro.

Resultados e discussão – pesquisa empírica

Mas se a sua pesquisa é empírica, você fez um capítulo de pesquisa bibliográfica e pode ter feito outro com uma pesquisa de campo, por exemplo.

Então, antes de analisar a parte teórica, você deve começar comparando os dados da pesquisa empírica…

Compare cada um dos dados que puder com os outros, tentando entender:

  1. As diferenças entre medidas e quantidades;
  2. A frequência dos acontecimentos,
  3. As características uniformes ou destoantes; ou
  4. Qualquer relação que encontrar entre eles.

Por exemplo, você pode ter aplicado um questionário para duzentas pessoas.

O ideal é fazer uma planilha com a tabulação de todas as respostas e começar a observar os dados.

Exemplo

Você pode descobrir, por exemplo, que:

  1. Setenta das pessoas mais jovens demonstram um determinado comportamento; e
  2. Oitenta por cento das mulheres apresentam outro comportamento.

Veja que aqui você não considerou as perguntas do questionário separadamente, mas fez comparações entre duas delas ou mais.

Perceba que naturalmente você já terá começado a interpretar os dados.

Interpretando os dados

Porém, você deve avaliar ainda mais, para descobrir se essas relações são significativas na busca de uma solução do problema.

Qual é, por exemplo, a causa, o motivo ou a consequência desses comportamentos nesses grupos de pessoas?

Para isso, você teria de comparar as descobertas da pesquisa empírica com as descobertas da pesquisa bibliográfica.

Tente interpretar como os conceitos que você descobriu nos livros explicam, contradizem, complementam os dados que você coletou na sua observação, nos questionários, nas entrevistas ou nos documentos.

Análise e discussão de resultados – hipótese de TCC

O quarto passo colocar tudo isso frente à sua hipótese para verificar se o conhecimento que você produziu confirma ou refuta a sua hipótese.

Compare aquela ideia que você tinha antes de começar a pesquisar, com as constatações que você conseguiu fazer.

Eu tenho certeza que a essa altura do trabalho, sua visão sobre o tema vai estar muito mais amadurecida e você terá muito o que explicar.

Certamente, esse é o momento de você se posicionar e escrever o que pensa sobre o tema.

Mas é claro que você não deve dar a sua opinião pessoal, mas sim a sua interpretação sobre os dados da pesquisa.

O quinto passo é verificar a possível resposta para o problema, à luz do que você conseguiu descobrir, seja com a coleta de dados, seja com a interpretação que fez deles.

Como comparar resultados em artigos

Conclusão

Pronto!

Você já tem uma análise de dados e pode, finalmente ter certeza de que o texto que você escreveu é, de fato, uma pesquisa científica.

Então vamos revisar o passo a passo:

  1. Informe as etapas do trabalho;
  2. Mostre os principais dados que encontrou em cada capítulo do trabalho;
  3. Compare esses dados verificando as diversas relações entre eles;
  4. A partir dessas relações, veja se a hipótese foi confirmada ou refutada;
  5. Apresente uma resposta para o problema.

Muito simples, não é?

Então me diga nos comentários… Qual foi a principal descoberta que você fez durante o seu TCC? Você sabe?

Um abraço e até o próximo artigo!

Assista o artigo: https://youtu.be/S_Vh-SaB600