Como mudar o comportamento no relacionamento

Mudar o comportamento de alguém é uma tarefa difícil, mas não impossível. Talvez você queira que um amigo pare de mastigar com a boca aberta, ou fazer seu namorado responder suas mensagens mais rápido. Seja como for, lembre-se de que nem todos os hábitos podem ser mudados, mas é possível mudar a si mesmo; sua atitude tem o poder de impactar as pessoas ao seu redor e dela depende seu sucesso nessa empreitada.

  1. 1

    Mencione o hábito. Evite falar em linhas gerais; não diga “Você poderia ser menos chato” ou “Eu gostaria que você se correspondesse com mais frequência”: isso não transmitirá exatamente quais atitudes devem ser mudadas. Fale de coisas específicas.

    • Prefira dizer “Eu gostaria que você parasse de dar palpites em conversas que não lhe dizem respeito” a “Você deveria ser menos chato”.
    • Outro exemplo seria dizer “Eu gostaria que você me mandasse uma mensagem de manhã e uma à tarde” em vez de “Você deveria me mandar mensagens mais vezes”.

  2. 2

    Descubra se a pessoa tem vontade de mudar esse comportamento. Não é possível forçar ninguém a mudar, mas se pode adotar uma postura tolerante. Use sua diplomacia para descobrir se ela está disposta e se acredita que tem a capacidade de fazer essas mudanças[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte . Não pergunte diretamente, existem abordagens mais sutis para tentar sem ofender.

    • Dependendo da situação, você pode perguntar para amigos e familiares o que eles sabem sobre esses hábitos e se a pessoa já fez algo a respeito; se ela já tentou parar de fumar antes, isso significa que existe a vontade e até uma abertura a novos métodos e tentativas.
    • Outra ideia é sondar a própria pessoa sobre o assunto, mas discretamente. Preste atenção ao posicionamento dela sobre essa questão e sobre a vida em geral. Observe se ela sempre diz coisas como “Eu nunca deixarei de ser gordo” ou “Eu não nasci inteligente”, pois isso indica que ela não acredita na própria capacidade de fazer mudanças.
    • Você só conseguirá ajudá-la nisso se ela estiver minimamente aberta à possibilidade de mudar.
    • Por outro lado, você não pode simplesmente forçá-la a tomar uma atitude se não existe nenhum interesse por parte dela.

  3. 3

    Diga para seu amigo que o comportamento dele é incômodo. Talvez ele nunca tenha percebido isso em si mesmo. Pense sobre o que quer falar e planeje uma conversa longa, em um momento tranquilo. Não seja acusatório, seja amigável e use um tom de voz baixo.

    • Seja claro para falar sobre o que sente. Diga algo como “Quando você me dá um cano eu sinto que não sou importante e isso me magoa”.
    • Dê exemplos específicos: “No dia do show da Anitta você chegou atrasado e, por isso, perdemos a primeira música. Eu fiquei muito chateado, pois os ingressos custaram caro e aquela era a minha música favorita.”
    • Diga como gostaria que isso mudasse: “Quando perceber que chegará tarde é só ligar e me deixar informado”.
    • Assim que disser o que quer, deixe o assunto para lá e não insista. Ficar batendo na mesma tecla pode irritar seu amigo e causar o efeito contrário ao que você quer.

  1. 1

    Saiba o que pode controlar. É possível fazer mudanças em si mesmo para causá-las na pessoa em questão, portanto fale e aja da maneira que gostaria que ele agisse para gerar essa transformação em seu amigo.

  2. 2

    Entenda que certas coisas não podem ser alteradas. A pessoa pode não mudar, mesmo com todas as suas tentativas. Lembre-se de que você não pode forçá-la a nada se ela não quiser. Você é um fator que pode contribuir para uma melhora, não a mudança em si. Mesmo que você diga mil vezes para alguém fazer algo, você não pode obrigar a pessoa.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  3. 3

    Decida se está disposto a aceitar seu amigo como ele é. Acostume-se à ideia de que talvez ele nunca mude e essa é a maior probabilidade. Como você se sentiria se tivesse que conviver para sempre com alguém que age dessa forma? Você conseguiria lidar com isso? Reflita sobre essas questões e, se descobrir que a resposta é negativa, talvez seja melhor repensar essa relação.

    • Se descobrir que prefere seguir em frente com a pessoa, evite ocasiões em que esses comportamentos podem surgir. Se você abomina quando ela começa a cantar no carro, evite fazer viagens longas com ela e escute músicas que não façam parte do repertório dela, por exemplo.
    • Pense em maneiras de contornar esse aspecto. Talvez seja melhor agendar seus encontros contabilizando o atraso habitual de seu amigo e marcá-los com uma hora de antecedência. Pode ser uma boa ideia comprar uma caixa de areia autolimpante se seu parceiro sempre promete limpá-la, mas nunca cumpre. Essas medidas não resolverão o comportamento em si, mas certamente ajudarão a amenizar o atrito da convivência.
    • Por outro lado, se essas atitudes são insustentáveis, pode ser necessário cortar contato com a pessoa. Considere terminar o relacionamento e não falar mais com seu namorado se ele tem problemas com drogas e você acha que isso afetará seu próprio bem-estar no futuro. Embora essa solução pareça drástica, não adotá-la pode causar transtornos ainda maiores para sua vida e comprometerá suas chances de ser feliz. Pense no que quer para sua vida.

  1. 1

    Dê informações que encorajem a pessoa a mudar. Por mais escancarado que o hábito seja, seu incômodo pode não ser o suficiente para fazer seu amigo mudar. Nesse caso, talvez seja melhor incentivá-lo com fatos que demonstrem como isso pode ser desagradável ou prejudicial.

    • Por exemplo, diga como o fumo é prejudicial à saúde, dando exemplos de parentes ou amigos que já adoeceram por causa do cigarro, mencionando a quimioterapia e outras consequências do tabagismo.
    • Dar dicas sutis aliadas à sua opinião pessoal de amigo ou membro da família pode surtir o efeito desejado. Só a informação sobre o assunto não basta, mas se a conversa tomar uma forma mais pessoal e natural, talvez seja possível atingir seu objetivo e fazer a pessoa parar.
    • Como dito anteriormente, não toque no assunto novamente depois de deixar claro como se sente. A insistência dificilmente levará a um resultado benéfico.

  2. 2

    Tente fazer seu amigo notar o próprio comportamento. Talvez ele nem perceba que age dessa maneira. Nesse caso, fazê-lo prestar atenção é o primeiro passo para mudar essas atitudes. Se você fica terrivelmente irritado quando seu amigo mastiga com a boca aberta, mas esse é um costume que ele tem desde sempre, é possível que ele nunca tenha reparado. Mostre sutilmente o que ele faz e dê dicas de como resolver isso.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Diga “Fulano, você poderia comer com a boca fechada? Esse barulho é um tanto desagradável”.
    • Seja gentil, ainda mais se seu amigo não se dá conta do que faz. Evite frases como “Você foi criado em um celeiro? Feche a matraca para comer”, por exemplo.
    • Lembre-se de que essa técnica só funcionará se a pessoa realmente não notar o próprio comportamento; se sua mãe é uma fumante compulsiva, será muito difícil fazê-la parar falando que o fumo causa câncer sempre que ela acender um cigarro.

  3. 3

    Dê um retorno positivo. No começo do processo de mudança isso é ainda mais importante, pois trata-se de um período delicado e essa motivação extra fará com que a pessoa tenha mais vontade ainda de conseguir mudar os próprios hábitos, além de melhorar seu relacionamento com ela.[4] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte

    • Por exemplo, se você quer fazer um amigo ir à academia com você mais vezes, diga algo como “Você foi tão bem na aula de boxe da semana passada que quero ver como você se sairá no ‘’spinning’’ essa semana. Que tal terça-feira?”

  4. 4

    Recompense os sucessos de seu amigo. Quando ele fizer [ou deixar de fazer] o que você deseja, faça um agrado para ele! Quando seu cônjuge conseguir passar uma semana sem fumar, leve-o a um lugar que ele adora, como sair para jogar sinuca.[5] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte Esforce-se para ser um fator positivo na mudança e não um crítico exigente. Mostre que está contente quando a pessoa fizer algo certo.

    • Não poupe elogios ao parabenizar seu amigo, dê um abraço sincero. Outras opções são dar presentes ou fazer algo por ele. Relacione esses gestos de reconhecimento à melhora na vida dele para deixá-lo orgulhoso e empolgado.

  5. 5

    Facilite o bom comportamento. Para mudar as atitudes da pessoa, ajude-a a não precisar superar as tentações. Se seu amigo está muito acima do peso e precisa emagrecer, não o leve ao rodízio na sexta-feira à noite; se quer que sua esposa pare de se atrasar, dê tempo o bastante para ela sair do clima do trabalho e entrar no clima da balada.[6] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte

    • Por exemplo, se seu amigo é um alcoólatra em recuperação, não programe a festa de aniversário dele em um bar. Prefira levá-lo a um lugar com menos tentações, como sair para jogar boliche ou assistir uma peça de teatro.

  6. 6

    Crie uma rede de apoio para a pessoa. A eficácia desse método depende do hábito que você quer mudar. Coisas como parar de fumar, perder peso ou lidar com vícios são exemplos em que uma rede de apoio é necessária para ajuda-la a recomeçar a própria vida e alcançar seus objetivos.[7] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte

    • Até as mudanças pequenas, como ajudar seu irmão a gastar menos dinheiro, podem ter um resultado mais positivo com a ajuda de pessoas de confiança. Convoque os amigos e familiares para ajudá-lo com tarefas menores. Se as pessoas que se importam souberem o que está acontecendo, certamente o apoiarão na melhoria desse hábito.
    • Nos casos de dependência química, pode ser ainda melhor levá-la um grupo de apoio específico. O Alcoólicos Anônimos e o Narcóticos Anônimos são boas opções, mas existem outras também. Lá ela poderá conversar com outras pessoas passando pelo mesmo problema e isso é fundamental para conseguir controlar o vício.

  • É mais fácil influenciar o comportamento de uma pessoa se o seu relacionamento com ela for bom. Faça seu melhor para ser positivo e construtivo! Lembre-se de que “as abelhas são atraídas por mel e não por vinagre”.

  • Não seja rabugento. Além de ser improdutivo, isso pode ofender e irritar seu amigo.
  • Alguns hábitos não mudam. Seja porque a pessoa não se importa o suficiente para mudar ou por falta de força de vontade, abandonar velhos hábitos é extremamente difícil.
  • O fato de você não gostar do hábito de seu amigo não quer dizer que ele tenha vontade de ser diferente ou que tentará só por sua causa.
  • Cuidado com comportamentos de risco. Nesse caso, o aconselhado é sair do relacionamento de uma vez por todas, antes que isso afete sua segurança e sua vida.

Este artigo foi coescrito por Liana Georgoulis, PsyD. A Dra. Liana Georgoulis é uma Psicóloga com mais de 10 anos de experiência e Diretora Clínica do Coast Psychological Services em Los Angeles. Formou-se na Pepperdine University. Foca em oferecer terapia cognitivo-comportamental e outros métodos comprovados de tratamento psicológico para adolescentes, adultos e casais. Este artigo foi visualizado 40 374 vezes.

Categorias: Interações Sociais

Esta página foi acessada 40 374 vezes.

Bài mới nhất

Chủ Đề