De acordo com as estruturas gramaticais contidas no texto, assinale o que for correto

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2020/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10

Neste artigo vou disponibilizar o meu gabarito BRB de Português, bem como as provas comentadas e sugestões de recursos para o cargo de Escriturário.

Prova BRB [LÍNGUA PORTUGUESA] – Escriturário

01] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – CERTA – O texto afirma literalmente que “Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir mais necessidade de conforto…”. Isso posto, a necessidade do conforto se deveu ao desenvolvimento da inteligência.

Quando o item afirma que a necessidade de conforto se deveu ao aumento da capacidade de resolver conflitos e problemas, há uma extrapolação.

Enfim, por eliminação, chegamos a essa letra como resposta.

Letra B – ERRADA – O emprego das vírgulas transforma a oração originalmente adjetiva restritiva em adjetiva explicativa.Ocorrerá mudança de sentido, portanto!

Letra C – ERRADA – O “que” pronome relativo atua como fator de próclise. Seria errado, portanto, o emprego da ênclise.

Letra D – ERRADA – A vírgula após “séculos” antecede o adjunto adverbial de causa deslocado “com o desenvolvimento da inteligência”.

Letra E – ERRADA – Há a necessidade de emprego da forma singular “tenha levado”, para que haja concordância com o núcleo do sujeito “evolução”.

Gabarito:  A

02] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – A palavra “miúdo” foi acentuada devido à regra do hiato.

Letra B – ERRADA – Em “tenha levado à substituição”, a crase é obrigatória, fruto da fusão da preposição “a” – requerida por “tenha levado” – com o artigo “a” – requerido por “substituição”.

Letra C – CERTA – É o que está expresso em “Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos, como ‘salário’…; ‘pecúnia’…”. O sistema de troca direta integra os regimes de troca, daí a correção do item.

Letra D – ERRADA – A palavra “séculos” é incontestavelmente proparoxítona. Já “salário” e “história” são acentuadas segundo duas interpretações: uns consideram paroxítonas terminadas em ditongo; outros as consideram proparoxítonas [as chamadas proparoxítonas aparentes ou eventuais]. A banca, pelo visto, não deu atenção a essa interpretação. Acredito, no entanto, que não haja margem para recurso, pois, para esse item ser considerado correto, a banca deveria ter redigido o item da seguinte forma: “… PODEM se justificar com base numa mesma regra de acentuação”.  

Letra E – ERRADA – Em “… nos conta que o homem primitivo” [= “… nos conta ISTO”], tem-se um “que” conjunção integrante.

Gabarito:  C

03] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Observe o trecho: “Foi a cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados TAMBÉM pela nobreza dos metais empregados…”. Ora, o emprego da palavra de sentido inclusivo TAMBÉM dá a entender que a valorização se dava por por outros motivos, além da nobreza dos metais.

Letra B – ERRADA – Os parênteses não retificam [corrigem], e sim explicam.

Letra C – ERRADA – Com a alteração proposta, teríamos a seguinte redação: “Ao longo dos séculos, o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana…”, teríamos problemas relacionados à coesão textual. Note que a vírgula após “inteligência” passa a impressão que está isolando sujeito e verbo.

Letra D – ERRADA – Nem todas. As aspas são empregadas para destacar vocábulos específicos, alvo de explicação posterior. É o que ocorre com as aspas em “salário” e “pecúnia”. Não se trata de palavras estrangeiras, e sim de palavras de origem estrangeira.

Letra E – CERTA – Exato! A forma “desejavam” concorda com o antecedente “características”, retomado pelo relativo “que”. Note a presença do “se” apassivador que converte o “que” em sujeito paciente.

Gabarito:  E

04] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Não faz sentido desfazer a contração “da”, até porque o termo “pancada de um objeto…” não funciona como sujeito.

Letra B – CERTA – De fato! Não há restrições na locução verbal “procurava defender” para emprego de próclise ou ênclise. Dessa forma, as construções “procurava se defender” e “procurava defender-se” estão corretas.

Letra C – ERRADA –  Em “passou a espécie humana”, o termo “a espécie humana” atua como sujeito de “passou”.

Letra D – ERRADA – Deveria ser substituído o “onde” por “quando”, haja vista que a ideia é de tempo, e não de lugar.

Letra E – ERRADA – Em “alimentando-se de frutos”, o emprego da preposição “de” dá a entender que os frutos são os alimentos. Já em “alimentando-se em frutos”, o emprego da preposição “em” dá a entender que os frutos são o lugar onde se está alimentando. Muda o sentido, portanto.

Gabarito:  B

05] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – O advérbio “muito” atua como fator de próclise. Está errada, portanto, a reescrita que posiciona o pronome “se” após o verbo.

Letra B – ERRADA – A fusão ocorre entre a preposição “a” e o artigo definido feminino plural AS.

Letra C – ERRADA – A preposição “para”, presente em “para que o Brasil mantenha amplo…”, introduz uma ideia de finalidade.

Letra D – ERRADA – Foi a liquidação e a venda de bancos privados e estatais que saneou o sistema financeiro nacional. Do jeito que o item expressa, dá a entender que a privatização dos bancos foi a medida que tornou o sistema são, o que não é verdade. Foi, na verdade, uma das ações.

Letra E – CERTA – Chegamos a essa resposta por eliminação. Há de se ressaltar que o núcleo do sujeito é somente “sistema”. O artigo “O” atua como adjunto adnominal.

Gabarito:  E

06] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – O termo “desaceleração específica” atua como objeto direto. Já “reconhecimento da solidez”, sujeito.

Letra B – ERRADA – A expressão “acerca” tem valor de assunto. No caso, a noção de tempo passado deve ser expressada por “há cerca”.

Letra C – ERRADA – Antes de “Comitê” e “nota”, temos artigos “O” e “a”. Já antes de “Brasil”, temos preposição “a” e artigo “o”, formando a combinação “ao”.

Letra D – CERTA – De fato! Trata-se da oração “evitando prejuízo aos depositantes”.

Letra E – ERRADA – Note que, na redação original, “investimentos” não está determinado por artigo. Isso dá a entender que se trata de investimentos quaisquer, não específicos. Na reescrita proposta, “investimentos” está determinado por artigo, dando a entender que se trata de investimentos específicos.

Gabarito:  D

07] Com relação à tipologia, assinale a alternativa correta.

Letra A – ERRADA – Não se trata de ponto de vista, e sim de fatos. São períodos expositivos, não argumentativos.

Letra B – ERRADA – Não há características injuntivas, ou seja, que visem a instruir ou orientar o leitor. Também não é objetivo do texto convencer os leitores da importância dos computadores para as seguradoras.

Letra C – ERRADA – Não se trata de um texto narrativo, pois carece o parágrafo de enredo, personagens, tempo e espaço específicos.

Letra D – CERTA – De fato! São apresentados dados e fatos que tem como objetivo informar o leitor.

Letra E – ERRADA – O objetivo do texto não é descrever o funcionamento dos computadores, mas sim explicitar sua evolução ao longo do tempo.

Gabarito:  D

08] Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

Letra A – CERTA – Exatamente! A tendência citada é a de automação de alguns setores.

Letra B – ERRADA – A referência é feita aos anos 60.

Letra C – ERRADA – Faz-se referência não aos militares, mas aos civis.

Letra D – ERRADA – Faz-se referência não apenas aos “diversos processos econômicos”, mas sim aos “diversos processos econômicos E SOCIAIS”. Sutil!

Letra E – ERRADA – O emprego de “nossos” faz menção aos dias atuais.

Gabarito:  A

  • Denunciar

repugnante; erstwhile – antigo. 50– Assinale o que for correto. A fim de poderem sepultar seus mortos, os aliados e os alemães: 01] concordaram em estender a trégua até o dia de Ano Novo. 02] ajudaram uns aos outros a cavar as sepulturas. 04] concordaram em estender a trégua por mais um dia. 08] resolveram abrir grandes valas coletivas para se- pultarem os mortos dos dois lados juntos. 51– No que se refere à fala do soldado alemão: "How mar- velously wonderful, yet how strange", que encerra o texto, assinale o que for correto. 01] O segmento é composto apenas por adjetivos e conjunções. 02] A fala contém um verbo, um substantivo, um adje- tivo e três advérbios. 04] O segmento não contém nenhum verbo. 08] A palavra "how" poderia ser traduzida por "quão" nas duas vezes em que aparece. ESPAÇO RESERVADO PARA ANOTAÇÕES 52– Quanto ao que aconteceu em 1914, na Bélgica e na França, assinale o que for correto. 01] A trégua teve início com uma atitude dos alemães, que colocaram árvores iluminadas nas bordas das trincheiras. 02] Um capelão realizou uma recitação bilíngue de um salmo durante os sepultamentos. 04] Nenhum dos lados queria seguir com a guerra, mas os soldados foram obrigados, por seus superiores, a continuar. 08] Os soldados aliados foram forçados por seus co- mandantes a jurar que jamais comentariam o ocor- rido. 53– A sentença "You no shoot, we no shoot." [segundo pa- rágrafo] não está gramaticalmente correta. Nas alterna- tivas abaixo, assinale aquela[s] que, sem prejuízo do sentido, a tornam correta. 01] If you don't shoot, we won't shoot. 02] Don't shoot, and we won't shoot either. 04] We promise not to shoot at you if you don't shoot at us. 08] Let's not shoot at each other. 54– Assinale o que for correto. Durante a trégua, os adver- sários: 01] trocaram apertos de mão e fumaram juntos. 02] jogaram futebol e trocaram botões de fardas entre si. 04] mostraram fotos de seus lares e familiares uns aos outros. 08] compartilharam comida e trocaram presentes. 55– Assinale o que for correto. Os termos but, shirking, duty, both e fondly, todos presentes no último parágra- fo e pela ordem em que aparecem: 01] São uma conjunção, um verbo, um substantivo, um adjetivo e um advérbio. 02] Poderiam ser traduzidos por mas, negligenciando, dever, ambos e carinhosamente. 04] São uma conjunção, um verbo, um adjetivo, uma preposição e um substantivo. 08] Poderiam ser traduzidos por mas, desempenhando, função, ambos e orgulhosamente. 56– Quanto à fala de Weintraub "…went on with the grim business at hand." [último parágrafo], assinale o que for correto. 01] Ele se refere apenas aos alemães. 02] Ele se refere tanto aos alemães quanto aos aliados. 04] Ele se refere à trégua. 08] Ele se refere à guerra. 17 ESPANHOL TEXTO PARA AS QUESTÕES 50 A 56 Tres claves para que te desconectes del trabajo La tecnología debe simplificarnos el trabajo y no al revés. Piensa un poco: si todas tus conversaciones derivan en temas de trabajo, si no puedes dejar tu celular incluso cuando estás saboreando el almuerzo y ya sufres de cansancio permanente, dolores musculares, jaquecas, gastritis o insomnio; es momento de tomar cartas en el asunto. El año pasado, dos grandes sindicatos franceses firmaron un acuerdo que definía el tiempo, carga de trabajo y el descanso de los empleados. Los beneficiados fueron consultores, informáticos e ingenieros con cargos de mucha responsabilidad, quienes deben apagar sus móviles u ordenadores con alguna conexión con la oficina, durante 11 horas al día. Si sos de las que no pueden desconectarse, te dejamos tres consejos para que pongas en práctica y te sientas más relajada. Tres Claves - Tomá clases de artes marciales [u otro deporte]. Siempre son admirables las personas que son cinturón negro en karate o en otra disciplina similar. - Tomá clases de actividades diferentes a las que se acostumbra a hacer en el trabajo que romperán tu rutina y te convertirán en una persona con cosas nuevas para compartir. - Plantá un árbol, comparte tiempo con tu familia o escribe un libro. Piensa en lo divertido que sería plantar un árbol con tus hijos. O considera alguna actividad sobre la cual sabes mucho más que otros y escribe un libro o un 'blog' al respecto. Adaptado de: //uy.emedemujer.com/relaciones/en-el- trabajo/tres-claves-para-que-te-desconectes-del-trabajo/ Publicado el 19 de enero de 2015 por:// @eme_DeMujerUru. Acesso em 19-01-2015. 50– De acordo com o texto, assinale o que for correto. 01] O texto sugere algumas atitudes para se desligar um pouco do trabalho. 02] Neste texto, o celular é citado como objeto de tra- balho. 04] No texto está dito que a tecnologia não pode com- plicar o trabalho. 08] Conforme o texto, às vezes, até comendo se faz uso da tecnologia. 51– Sobre o texto, assinale o que for correto. 01] Se trata de um texto descritivo. 02] Se trata de um texto informativo. 04] Se trata de um texto do gênero notícia. 08] Se trata de um editorial. 52– De acordo com as estruturas gramaticais contidas no texto, assinale o que for correto. 01] "Piensa un poco[...]", nesta frase o verbo [pensar] está no presente do subjuntivo. 02] "La tecnología debe simplificarnos[...]", nesta frase o verbo [deber] está no presente do indicativo. 04] "[…]es momento de tomar cartas en el asunto." Es- te segmento de oração indica um predicativo do sujeito. 08] "[...]consultores, informáticos e ingenieros[…]", es- tas palavras pertencem à classe dos adjetivos, no texto estão substantivadas. 53– "Los beneficiados fueron consultores, informáticos e ingenieros con cargos de mucha responsabilidad […]", neste segmento de texto existe uma exceção de regra relacionada ao funcionamento da língua espanhola. Es- colha na sequência as sentenças com a mesma utiliza- ção da regra e assinale o que for correto. 01] En el zoo había leones, jirafas, cebras e hipopótamos. 02] A la fiesta vinieron Pedro, María, Jorge e Antonio. 04] La mesa es de madera y hierro. 08] Necesito aguja e hilo. 54– Sobre o texto, assinale o que for correto. 01] No texto há a utilização de, pelo menos, duas va- riedades linguísticas da língua espanhola. 02] No texto há a presença do TUTEO e do VOSEO. 04] A palavra TOMÁ presente no texto é um exemplo de utilização de VOSEO. 08] Percebe-se claramente a utilização do CECEO, no texto. 55– Sobre o gênero textual, assinale o que for correto. 01] O gênero textual notícia pode ser encontrado em jornais, sites, revistas, etc. 02] O gênero textual notícia somente pode ser encon- trado em jornais. 04] Um texto como este pode ser veiculado em todos os meios de comunicação, além de poder ser utili- zado em sala de aula para desenvolver as habilida- des de comunicação e escrita. 08] O gênero notícia é direcionado, unicamente, para um tipo de leitor. 56– De acordo com o texto, assinale o que for correto. 01] O texto incentiva a competitividade entre as pes- soas. 02] O texto diz que praticar atividades diferenciadas pode ser prejudicial para as pessoas. 04] O texto diz que quem pratica artes marciais são pessoas admiráveis.

Bài mới nhất

Chủ Đề