O que e população estatistica

Compreender a diferença entre população e amostra é fácil depois que você se lembra de uma lei estatística fundamental:

“Uma amostra é sempre um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população”.

Uma pesquisa de mercado é sempre feita com um estudo básico. Essa pesquisa é realizada observando ou experimentando uma amostra da população, a fim de obter ideias que expliquem um fenômeno.

Veja abaixo a diferença entre população e amostra

O que é uma população?

A população de pesquisa é um conjunto completo de elementos que têm um parâmetro comum entre si

É importante mencionar que todos sabemos o que a palavra “população” significa em nossas vidas diárias. É frequentemente usada para descrever a população humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica de um país ou estado.

A população pesquisada não precisa necessariamente ser humana. Pode ser qualquer coleção de dados que tenha um parâmetro comum, como o número total de lojas de animais em uma cidade.

Veja: O que é uma população de estudo? Características e técnicas de amostragem

O que é uma amostra?

Uma amostra é a menor parte do total, ou seja, um subconjunto de toda a população. Quando são realizadas pesquisas, a amostra são os membros da população convidados a participar da pesquisa. Simplificando, uma amostra é um subgrupo ou subconjunto da população, que pode ser estudado para investigar as características ou o comportamento dos dados da população.

As amostras de dados são criadas usando vários métodos de pesquisa, como amostragem probabilística e amostragem não probabilística. Os métodos de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade das informações necessárias.

Por exemplo: Uma empresa de comida para gatos gostaria de conhecer todas as lojas de animais em que pode vender. A empresa possui dados da população sobre o número total de lojas de animais em uma cidade específica.

Agora, esse fabricante de alimentos para animais de estimação pode criar uma amostra de pesquisa on-line selecionando apenas lojas de animais que vendem alimentos para gatos.

Os dados podem ser estudados para várias características e os resultados podem ser mostrados em estatísticas e relatórios para uma melhor compreensão do negócio.

Usando os dados da amostra, a empresa pode descobrir maneiras de expandir seus negócios para atingir a população total de lojas de animais.

Pesquisa por amostra: conheça e saiba como realizá-la

Diferença entre população e amostra

Geralmente, uma amostra da população é usada na pesquisa, uma vez que é mais fácil e mais lucrativo processar um subconjunto menor em vez de todo o grupo.

Nesta tabela, podemos observar mais de perto a diferença entre população e amostra:

População Amostra
A característica mensurável da população, como a média ou desvio padrão, é conhecida como parâmetro. Os dados da população são completos e completos. A característica mensurável da amostra é chamada de estatística
A amostra é um subconjunto da população que é obtida usando amostragem.
Uma pesquisa com uma população inteira é mais precisa, sem margem para erro, exceto por imprecisões humanas nas respostas. No entanto, isso nem sempre é possível. Uma pesquisa realizada com uma amostra da população produz resultados precisos, somente após considerar a margem de erro e o intervalo de confiança.
O parâmetro de população é um elemento numérico ou mensurável que define todo o sistema. A estatística é o componente descritivo da amostra encontrado através do uso da média ou proporção da amostra.

Razões para usar uma amostra

Os principais motivos pelos quais você deve usar uma amostra durante uma investigação de mercado são:

É prática

Na maioria dos casos, uma população pode ser muito grande para o pesquisador coletar dados precisos, considerando a limitação de tamanho.

As amostras permitem aos pesquisadores coletar dados que podem ser analisados para fornecer informações a toda a população.

Oferece dados urgentes entre a população e amostra

Quando se trata de uma investigação, a quantidade de tempo disponível pode ser um fator definitivo para um estudo.

Uma amostra oferece um conjunto menor que fornece dados que podem ser usados para representar toda a população.

A aplicação de uma pesquisa a uma amostra menor, diferentemente de toda a população, pode economizar um tempo precioso aos pesquisadores.

É rentável

O custo da realização da pesquisa é frequentemente um parâmetro para o estudo. Os pesquisadores devem fazer todo o possível com os recursos disponíveis para realizar um estudo e obter uma visão precisa.

A realização de um estudo em uma amostra representativa de uma população é rentável, pois requer menos recursos, como computadores, pesquisadores, entrevistados, servidores e centros de coleta de dados.

Conheça também a Amostra deliberada, crítica ou experimental

É representada com precisão

Dependendo do método de amostragem, a pesquisa realizada em uma amostra pode ser precisa e com menos riscos de falta de resposta do que se fosse realizada por meio de um censo.

Uma amostra selecionada usando o método sem probabilidade é uma representação precisa da população. Os dados coletados podem ser usados para obter informações sobre toda a população.

Amostra representativa da população nacional: do que se trata?

Oferecer estatísticas dedutivas entre a população e amostra

A estatística inferencial é um processo pelo qual dados representativos são usados para inferir ideias sobre toda a população.

Eles são baseados no conceito de uso de dados coletados de uma amostra para deduzir dados que representam toda a população. As estatísticas inferenciais podem ser coletadas apenas usando amostras de dados.

É mais preciso que um censo

Um censo de uma população inteira nem sempre fornece dados precisos devido a erros como inconsistência nas respostas ou falta de resposta. No entanto, uma amostra cuidadosamente obtida elimina esse risco e oferece dados mais precisos; o que representa adequadamente a população.

Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

É gerenciável

Às vezes, é quase impossível coletar uma população inteira de dados, já que algumas populações são muito difíceis de obter. Nesse caso, uma amostra pode ser usada para representar o estudo, uma vez que é viável e acessível.

Por fim, recomendamos o uso de nossa calculadora de tamanho de amostra para sua pesquisa de mercado.

Apesar da diferença entre população e amostra, ambos são relacionados entre si, ou seja, são retiradas amostras da população. O principal objetivo da amostra é fazer inferências estatísticas sobre a população. Sem população, as amostras não podem existir. Quanto melhor a qualidade da amostra, maior o nível de precisão da generalização.

Pesquisa da população ativa: conheça do que se trata

Você está pronto para sua próxima pesquisa on-line? Lembre-se de que a QuestionPro oferece as ferramentas para executá-lo. Agende uma demonstração em nosso chat online.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Fica mais fácil entender a diferença entre população e amostra se você pensar que a amostra é uma pequena fatia da população.

E essa amostra é necessária para as pesquisas de mercado, onde é feita uma observação ou um experimento com uma parcela da população, de modo a obter ideias que expliquem um determinado fenômeno.

O que é população?

A palavra população é frequentemente usada para descrever a população mundial humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica.

Em uma atividade de pesquisa, é o conjunto de elementos total que possui um parâmetro comum e não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer conjunto de parâmetro comum

Exemplo: o número todas as lojas de roupa em uma cidade.

O que é amostra?

Segunda as leis estatísticas, é um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população.

No ramo das pesquisas, é uma parte pequena da população total que é selecionada de acordo com suas características a fim de serem analisadas em um projeto de investigação.

Essa seleção é feita através dos diferentes métodos: amostragem probabilística e amostragem não probabilística. As técnicas de seleção de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade da informação requerida. Assim como existem diferentes maneiras para selecioná-las, existem diferentes tipos de amostragem para pesquisa.

Exemplo: geralmente, as amostragens são grupos de pessoas, mas isso varia com a população. No exemplo acima, onde a população era o número total de lojas de roupa de uma cidade, a amostra poderia ser apenas as lojas de roupas para bebês dessa cidade.

É importante saber a diferença entre população e amostra para realizar uma pesquisa?

Se você busca dados mais acurados e não tem a intenção de desperdiçar recursos como tempo e dinheiro, sim!

Direcionar sua pesquisa filtrará dados excessivos, generalizados e incoerentes que nem precisariam ser analisados e podem até gerar erros em seus resultados.

Veja 5 dicas para determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa.

A importância de utilizar amostragens para pesquisas

Veja esse exemplo: uma fabricante de comida para coelhos gostaria de listar apenas as lojas de animais que vendem esse tipo de produto. 

A ideia é mais que apontar possíveis oportunidades de negociação, mas também envolvê-los em uma investigação de mercado para entender melhor o consumidor. Afinal, esse fabricante não tem tanto acesso à essas informações quanto os varejistas.

Essa empresa possui dados populacionais sobre o número total de lojas de animais em sua cidade, mas nem todas são convenientes. 

Seria necessário filtrar essas opções e, para isso, criar uma amostra de pesquisa on-line, selecionando apenas lojas de animais que vendem comida para coelhos.

Continue lendo sobre a importância de obter uma amostragem.

Diferença entre população e amostra

População

  • A característica mensurável da população, como a média ou o desvio padrão, é conhecida como um parâmetro.
  • Os dados são completos e complexos.
  • Uma pesquisa realizada em uma população inteira é mais precisa, sem margem de erro, exceto pela imprecisão humana nas respostas. No entanto, isso nem sempre é possível.
  • O parâmetro de população é um elemento numérico ou mensurável que define o sistema do conjunto.

Amostra

  • A característica mensurável da amostra é chamada de estatística.
  • A amostra é um subconjunto da população obtido por amostragem.
  • Uma pesquisa realizada com uma amostra da população produz resultados precisos, somente após fatorar ainda mais a margem de erro e o intervalo de confiança.
  • A estatística é o componente descritivo da amostra encontrada usando a média amostral ou a proporção da amostra.

5 motivos para utilizar uma amostra 

1- É muito mais prático

Com uma pequena amostragem bem selecionada que represente bem uma população total, o pesquisador necessitará coletar um menor número de dados para analisar e ainda assim 

2 – Você pode tomar ações mais imediatas

Quando se trata de uma investigação, o tempo disponível pode ser um fator definitivo para um estudo.

Como a amostra é menor, o tempo investido também será menor.

Saiba como calcular o tamanho da amostra.

3 – São econômicas e lucrativas

Realizar um estudo sobre uma amostra representativa requer menos recursos, como computadores, pesquisadores, entrevistados, servidores e centros de coleta de dados.

4 – Confie nos dados coletados, as amostras são precisas

Independente do método utilizado para determinar a amostragem, se o processo seletivo for bem realizado, os resultados serão mais eficazes.

Será menor em número, porém maior em qualidade. Isso resulta na possibilidade de uma pesquisa mais direcionada que aumenta a taxa de resposta [diminuindo a marge de erro dos resultados], além de coletar dados do público que realmente importa.

5 – Não esquente a cabeça, nós fazemos o trabalho duro para você!

Você pode encontrar a amostra ideal para o seu projeto sem procurar muito. Tendo as características necessárias pré-definidas, você pode obter um painel qualificado de amostra de respondentes a poucos cliques de distância.

Conte com a QuestionPro para conseguir os respondentes ideais para suas pesquisas, seja qual for o intuito do seu projeto, cuidaremos de selecionar a amostra ideal para você.

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

Bài mới nhất

Chủ Đề