Como fazer chá de canela para acelerar o parto

O parto é um momento de muita expectativa e ansiedade para as mães. Em alguns casos, o bebê demora um pouco mais para nascer e é necessário recorrer a algumas estratégias para fazê-lo vir ao mundo. A obstetra Larissa Flosi explica os métodos que podem ajudar a facilitar ou induzir o parto no tempo certo. Confira: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais
Em situações normais, os médicos costumam fazer induzir o trabalho de parto em gestações que se prolongam até a 41ª semana [Foto: thinkstock]

1. Tâmaras
Estudos mostram que a ingestão de tâmaras a partir da 37ª semana pode ajudar a diminuir a duração do parto e a dor. O consumo por mulheres diabéticas deve ser feito com cuidado. Consulte sempre o médico.

+ Comer tâmaras pode acelerar trabalho de parto

2. Acupuntura
Além de deixar o corpo mais relaxado, existem protocolos específicos que preparam o colo do útero ou fazem com que o parto comece. Pode ser feita a partir de duas semanas antes da data esperada para o nascimento.

+ Acupuntura na gravidez ajuda a diminuir dores, enjoos e pode até facilitar o trabalho de parto

3. Chás e shakes
Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes. A quantidade e o momento do consumo devem ser decididos junto com os profissionais de saúde.

+ 18 chás que podem ajudar no pós-parto

4. Ocitocina natural
Conhecida como o hormônio do amor e do prazer, a ocitocina produzida naturalmente pelo próprio corpo durante relações sexuais ajuda a liberar as contrações do parto e a diminuir a dor.

+ Ocitocina: como funciona o "hormônio do amor" no parto e na amamentação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o momento esperado para o nascimento se aproximar e nada estiver funcionando, existem as formas de indução clínica, realizadas por médicos e enfermeiros [Foto: Tetra Images / Getty Images]

1. Descolamento de membranas
Toque vaginal feito para, de forma suave, descolar as membranas do colo do útero e da bolsa amniótica e, assim, estimular a produção de prostaglandinas, hormônios que preparam o colo do útero para a expulsão.

+ Como funciona a técnica de separação da membrana para indução do parto?

2. Método de Krause
Sonda inserida no colo do útero com um balão inflado e preenchido com soro fisiológico. Causa uma dilatação mecânica do colo, ajudando a abri-lo. É usada para dar início ao trabalho de parto, mas também pode ser posta quando as contrações já começaram e ainda falta dilatar.

3. Prostaglandinas sintéticas
Comprimidos ou dispositivos, como o misoprostol, que são inseridos no colo do útero para ajudá-lo a amadurecer para as contrações. Precisa ser aplicado pelo médico após a internação.

4. Rompimento da bolsa
Caso a bolsa da mulher não estoure espontaneamente, o médico pode introduzir um pequeno instrumento para provocar isso, também no intuito de acelerar o início do parto.

5. Ocitocina sintética
O último passo da indução, após o colo do útero estar preparado e favorável, a mãe é medicada com o hormônio na forma sintética que causa as contrações. Caso o uso seja indiscriminado, pode aumentar as chances de complicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto. boa hora!

  1. Relações sexuais.
  2. Tâmaras.
  3. Alimentos “quentes”
  4. Caminhadas.
  5. Estimulação dos mamilos. Massagear as aréolas dos seios ou aplicar beliscões [suaves, claro] na região podem incentivar as contrações uterinas. ...
  6. Exercícios com bola suíça.
  7. Massagens. ...
  8. Você leu corretamente.

Qual chá tomar para induzir o parto?

Beber chá de Jasmim. O chá preparado com flores ou folhas de Jasmim pode ser usado para estimular o trabalho de parto, sendo recomendado tomar este chá 2 a 3 vezes por dia.

Estou com 1 cm de dilatação como acelerar?

​Como acelerar a dilatação no parto normal?
  1. Andar e passear. Andar e passear a um ritmo lento e sem esforço. ...
  2. Relações sexuais. A estimulação é um método muito eficaz para facilitar a dilatação do útero. ...
  3. Relaxar.

Estou de 36 semanas posso tomar chá de canela?

A quantidade recomendada pela obstetra Marcella Marinho é de meia colher de chá de canela em pó ou duas colheres de casca de canela, partidas em 750 ml de água. A médica também orienta que o consumo de canela, mesmo com as restrições, aconteça após 37 semanas de gestação.

Estou grávida de 36 semanas posso tomar chá de canela?

A canela é um produto que não deve ser consumido por gestantes, já que pode causar contrações uterinas e provocar sangramentos vaginais. Em casos de dúvidas, procure orientação do[a] obstetra que acompanha a gestação.

O que comer para ajudar na dilatação?

Se você se atreve a tentar, a seguir listamos algumas “receitas” para conseguir esse estímulo que procura.
  1. Especiarias e ervas aromáticas. Essa é uma ideia bastante testada. ...
  2. Óleo de rícino [ou óleo de mamona] ...
  3. Alimentos picantes. ...
  4. Abacaxi. ...
  5. Folhas de framboesa. ...
  6. Alho. ...
  7. Uma planta chamada Cohosh.

Como entrar em trabalho de parto agora?

10 formas de induzir o parto naturalmente
  1. Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. ...
  2. Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. ...
  3. Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … ...
  4. Caminhadas longas. ...
  5. Exercícios. ...
  6. Acupuntura. ...
  7. Acupressão. ...
  8. Estimulação dos mamilos.

Quantos comprimidos para induzir o parto?

Em geral, o médico administra um comprimido ou gel vaginal para iniciar as contrações. Após o início do processo de indução do parto as contrações uterinas devem começar em cerca de 30 minutos.

Para que serve chá de canela no final da gravidez?

O que a canela faz no útero? A canela, quando consumida por uma mulher [grávida ou não], causa pequenas contrações no útero, ou seja, faz com que as paredes musculares desse órgão se retraiam e estiquem.

O que acontece se a grávida tomar chá de canela?

Até o momento não foram verificadas contraindicações para as grávidas do consumo de chá de canela feito com Cinnamomum zeylanicum, no entanto quando feito com Cinnamomum camphora pode haver sangramentos e alterações uterinas.

Quanto tempo demora para dilatar depois de um dedo?

A evolução da dilatação pode ser muito lenta, cerca de meio a um centímetro a cada 2 a 3 horas. Os 5 primeiros centímetros de dilatação costumam ser os mais demorados, mas isso não é uma regra geral, apenas uma observação feita por alguns profissionais que lidam o dia a dia com trabalho de parto.

O que é 1 cm de dilatação?

2. Dilatação: são cerca de 12 contrações em um período de uma hora. Os movimentos fazem com que o colo do útero se dilate 1 centímetro por hora, em média.

Pode tomar chá de canela no final da gestação?

Canela no final da gravidez é seguro? Não. As gestantes que consomem canela [seja em pau ou em pó] possuem mais chances de terem abortos [no início da gestação] ou partos prematuros [nos meses finais da gravidez].

Pode tomar chá de canela na gravidez?

Devido ao fato de não existirem estudos científicos que indiquem a relação e possíveis consequências do consumo de chá de canela na gestação, a recomendação é a de que a grávida não consuma o chá de canela para evitar complicações.

Para acelerar o trabalho de parto pode-se recorrer a alguns métodos naturais como fazer uma caminhada de 1 hora de manhã e à tarde em passo acelerado, ou aumentar a frequência de contatos íntimos, especialmente sem preservativo, pois isto ajuda a amolecer o colo do útero e a aumentar a pressão do bebê sob a pélvis.

O trabalho de parto inicia-se de forma espontânea, entre as 37 e as 42 semanas de gestação, por isso, estas medidas para acelerar o trabalho de parto não devem de ser feitas antes das 37 semanas de gravidez ou caso a mulher tenha alguma complicação, como trombofilia ou placenta prévia.

Algumas formas naturais de acelerar o trabalho de parto são:

1. Ter relações sexuais

Ter relações sexuais sem preservativo durante a gravidez ajuda a preparar o colo do útero para o parto, deixando-o mais fino e amolecido. Isso acontece porque existem prostaglandinas no sêmen masculino, que são muito semelhantes àquelas produzidas pelo próprio corpo da mulher. Veja as melhores posições para o sexo durante a gravidez.

A relação sexual só está contraindicada a partir do momento em que a bolsa rompe devido ao risco de infecção. Assim, a partir do rompimento da bolsa, é recomendado que a mulher utilize outros métodos naturais para acelerar o parto.

2. Caminhar

Andar a pé ou passear 1 hora de manhã e à tarde, com passo acelerado também estimula o trabalho de parto, pois ajuda a posicionar adequadamente o bebê na região pélvica, devido à gravidade e ao balanço do quadril. A pressão do bebê sob o útero ajuda a aumentar a produção de ocitocina, estimulando as contrações uterinas.

Esta técnica é mais eficaz no começo do trabalho de parto, quando a grávida começa a sentir contrações fracas e irregulares.

3. Fazer acupuntura

A acupuntura estimula a atividade uterina através da estimulação de pontos específicos do corpo, porém é importante que seja feita sob indicação médica e por um profissional especializado em gestação, para evitar complicações.

4. Aplicar óleo de prímula no colo do útero

O óleo de prímula ajuda o colo do útero a ficar mais fino, preparando-o para o parto. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra, que deve também adequar a dose de acordo com a gestante.

5. Tomar óleo de rícino

O óleo de rícino é laxante e, por isso, ao causar espasmos no intestino, pode estimular as contrações uterinas. Porém, se a gestante ainda não estiver mostrando sinais de trabalho de parto, pode ficar com diarreia grave ou desidratação. Por esta razão, o uso deste óleo só deve ser feito sob indicação do obstetra.

6. Tomar chá de folhas de framboesa

O chá de folhas de framboesa ajuda a tonificar o útero preparando-o para o parto e fazendo que o trabalho de parto progrida a um bom ritmo, sem ser tão doloroso. Veja como preparar o remédio caseiro para acelerar o trabalho de parto.

7. Beber chá de Jasmim

O chá preparado com flores ou folhas de Jasmim pode ser usado para estimular o trabalho de parto, sendo recomendado tomar este chá 2 a 3 vezes por dia. Além disso, esta planta medicinal também é conhecida pelo seu óleo essencial, que pode ser usado no inicio do parto para massagear a região lombar, pois alivia a dor e as cólicas.

Outras formas de acelerar o trabalho de parto

Outras formas de acelerar o trabalho de parto, como comer alimentos apimentados, beber chá de canela ou estimular os mamilos não estão comprovadas cientificamente e podem ainda causar problemas na saúde e bem-estar da grávida como desidratação, azia, diarreia ou vômitos.

Existem outras formas para acelerar o trabalho de parto usadas pelo obstetra como a administração pela veia do hormônio ocitocina para estimular as contrações uterinas ou o rompimento da bolsa feito propositalmente pelo médico para agilizar o trabalho de parto, mas estas opções geralmente são utilizadas após as 40 semanas de gestação.

Sinais que indicam início do trabalho de parto

Os sinais que indicam que a grávida vai entrar em trabalho de parto incluem o aumento da frequência e da intensidade das contrações uterinas, acompanhadas de dor, o rompimento da "bolsa da água" e a perda do tampão mucoso, que se caracteriza pela saída de uma secreção gelatinosa pela vagina.

À medida que estes sinais vão evoluindo, a gestante deve ir para o hospital ou maternidade, para verificar se realmente está em trabalho de parto ativo. Saiba como reconhecer os sinais de trabalho de parto.

Bài mới nhất

Chủ Đề