Em relação aos principais aspectos da hidrografia brasileira está INCORRETO o que se afirma em

Você até pode pensar que já sabe tudo. Mas, o ciclo das águas é muito mais completo do que aquela aulinha e ‘evaporação e chuva’. Confira o resumo clássico e logo em seguida veja aula gratuita sobre o ciclo completo e a formação dos rios e bacias hidrográficas.

O Ciclo das Águas: A água presente na forma líquida na superfície da terra evapora [esta evaporação pode ser influenciada pela área exposta, pelo vento e pelas temperaturas] e, na forma de vapor, chega à atmosfera.

Por conta de correntes de convecção, esse vapor de água atinge as camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é muito mais baixa. Isso faz com que a água se condense, tornando-se líquida novamente.

Confira na imagem como acontece o Ciclo Hidrológico, e depois entenda as Bacias Hidrográficas:

A formação das bacias hidrográficas se dá através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.

Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas.

As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem das bacias passando pela seção definida, e a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada.

Assim, o conceito de bacia hidrográfica pode ser entendido através de dois aspectos: rede hidrográfica e relevo.

Os rios do Brasil e as Bacias Hidrográficas

Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, os principais rios e as Bacias Hidrográficas Brasileiras.

//youtu.be/woE9w8_crAQ

Em qualquer mapa geográfico, as terras podem ser subdivididas nas bacias hidrográficas dos vários rios.  Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficas em:

  • Exorreica, quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;
  • Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
  • Arreica, quando as águas se escoam alimentando os lençóis freáticos.
  • A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água [drenagem] para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.

A ocupação humana nas Bacias Hidrográficas

A história do homem sempre esteve muito ligada às bacias hidrográficas: a bacia do rio Nilo foi o berço da civilização egípcia; os mesopotâmicos se abrigaram no vale dos rios Tigre e Eufrates; os hebreus, na bacia do rio Jordão.

Os chineses se desenvolveram às margens dos rios Yangtzé e Huang Ho; os hindus, na planície dos rios Indo e Ganges, apenas para citar os maiores exemplos.

Pense agora no Brasil, e veja estes exemplos:

  1. O Rio Tietê foi uma “estrada fluvial” para a ocupação do território pelos colonizadores portugueses.
  2. Em Santa Catarina, foi pelo Rio Itajaí-Açu que os imigrantes alemães e italianos chegaram até a região onde fundaram a cidade de Blumenau.
  3. O Rio São Francisco surge em Minas Gerais, atravessa o Estado da Bahia, faz a divisa entre Bahia e Pernambuco, e depois ainda demarca novamente entre Sergipe e Alagoas, até desembocar no Oceano Atlântico. Ele foi durante séculos uma via fluvial natural entre o Sudeste e o Nordeste;
  4. Na Região Amazônica são inúmeros os afluentes tanto ao Norte quanto ao Sul do Rio Amazonas que formam um sistema fluvial amplo e complexo.

As Bacias Hidrográficas no Brasil:

  • As Bacias Hidrográficas no Brasil:
  • 1 – Bacia Amazônica
  • 2 – Bacia Tocantins-Araguaia
  • 3 – Bacia do São Francisco
  • 4 – Bacia do Paraguai
  • 5 – Bacia do Paraná
  • 6 – Bacia do Uruguai

1 – A Bacia Amazônica:

É a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país.

A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da América do Sul [Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil]. É a maior bacia fluvial do mundo. Veja no mapa:

O Rio Amazonas nasce no Peru, recebendo águas  de nascentes e também provenientes do derretimento da neve da montanha Nevado Mismi, na Cordilheira dos Andes.

De sua área total, cerca de 3,8 milhões de km² encontram-se no Brasil, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

Apesar de serem rios caracteristicamente de planície [imagem], muito utilizados para o transporte [considerados a estrada da região Norte do país], pela grande quantidade de água, têm também grande potencial hidrelétrico.

A Bacia Amazônica é a importante fonte de água para a floresta.

2 – Bacia do Tocantins-Araguaia:

A origem da Bacia formada pelos Rios Araguaia e Tocantins está na parte central do país, nos Estados do Centro-Oeste. Em seguida segue em direção ao norte.

Estes dos grandes rios se encontram, formando um eixo fluvial fundamental para o transporte. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás.

No entanto, um grave problema ambiental  na Bacia do Tocantins-Araguaia é que o rios da região foram bastante degradados por conta da mineração e da agricultura ribeirinha.  A Mineração degrada as condições do leito, chegando a provocar desvios, assoreamento e poluição.

Já o uso das margens para agricultura intensiva provoca a contaminação dos rios por agrotóxicos e assoreamento pela terra levada pelas chuvas. A Bacia Tocantins-Araguaia é a maior bacia totalmente formada no território brasileiro.

3 – Bacia do São Francisco:

A nascente do Rio São Francisco está em Minas Gerais, na Serra da Canastra. O rio vai ganhando afluentes e percorre uma grande parte do Estado de Minas e segue para atravessar todo o Estado da Bahia em direção ao Sertão Nordestino.

Em seguida o Rio São Francisco faz a divida entre Bahia e o Estado de Pernambuco, e depois segue como marco de separação entre os Estados de Alagoas e Sergipe, chegando à sua foz no Oceano Atlântico.

O “Velho Chico” leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias.

O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.

4 – A Bacia do Paraguai:

Apesar do nome remeter a um outro país, a Bacia do Paraguai tem origem no Brasil, e está situada na região Centro-Oeste, originando-se principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Ela é formada pelos rios Cuiabá, Taquari e Miranda, dando origem ao Rio Paraguai.

A Bacia do Paraguai é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo.

Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.

5 – Bacia do Paraná:

Você também encontra a denominação Bacia do Tietê-Paraná , pois ela é formada por um conjunto de águas de importantes rios brasileiros: Tietê, Paranaíba, Paranapanema, Aporé, entre outros que afluem para o Rio Paraná.  Veja na imagem:

Para você compreender bem a Bacia do Paraná lembre-se do potencial energético dela, principalmente com as Usinas “ao longo da Bacia”, como as Usinas de Furnas, e principalmente a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A característica principal da bacia do Paraná é ser planáltica [corre em Planalto], o que permite o grande potencial hidrelétrico nas regiões de quedas de água mais relevantes, como é o caso de Itaipu.

Dali em diante, a partir da barragem da Usina de Itaipu, as águas  entram no território da Argentina e “descem” no sentido Norte-Sul, cortando grande parte do território argentino até se encontrarem com o Rio Uruguai, formando a Bacia do Prata.

6 – Bacia do Uruguai:

Você também pode encontrar o nome de Bacia do Sul, pois é a nossa formação hidrológica de bacia que abrange a divisa entre os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e também que faz a fronteira do Brasil com a Argentina na altura do Estado do Rio Grande do Sul.

O Rio Uruguai nasce do encontro entre os rios Canoas [originado em Santa Catarina] e o rio Pelotas [originado do Rio Grande do Sul]. As águas correm de Leste para Oeste, fazendo a fronteira entre estes dois estados, e depois correm para o Sul formando a divisa entre o Brasil e a Argentina.

Veja uma animação mostrando para onde correm as águas da Bacia do Uruguai e dos rios brasileiros/

A Bacia do Rio Urugai e seus afluentes tem bom potencial hidrelétrico e também como via de transporte fluvial.  Quando as águas do Rio Uruguai, depois de margearem a Oeste o território uruguaio se encontram com as águas do Rio Paraná elas dão origem à Bacia do Prata, separando Uruguai e Argentina e fazendo a foz com o Oceano Atlântico.

Veja na imagem:

.

Aula Gratuita sobre as Bacias Hidrográficas

Confira agora com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo bem completo sobre Hidrografia. Depois siga neste resumo para ver a importância econômica dos rios e a riqueza da Bacia Amazônica, a maior reserva de água doce da Terra.

//youtu.be/gZph9ax8Xpg

Gostou da aula do Carrieri? Ele é mesmo um show!

Várias civilizações importantes no mundo desenvolveram suas habilidades ao longo de rios, tornando possível a vida dessas sociedades. As atividades agrícolas aproveitam além da água a fertilidade dos solos que são úmidos e ricos em nutrientes.

A irrigação é uma prática muito frequente, principalmente em sociedades que vivem em climas áridos. Esse recurso econômico tem impactado, em muitos casos, o meio ambiente, como o Mar de Aral, que deixou de receber água de seus tributários e secou 90% de sua área total. Esse foi considerado o maior impacto ambiental do mundo.

A navegação nos cursos fluviais facilita o escoamento da produção e de populações ribeirinhas. Em países desenvolvidos, alguns rios apresentam elevado desenvolvimento tecnológico com construção de eclusas que possibilita a navegação em rios com baixo potencial de navegabilidade.

Em países que apresentam grande extensão territorial, rios caudalosos e de planalto, são em geral aproveitados para a geração de energia elétrica a partir da construção de centrais hidrelétricas. Nesse contexto o Brasil, EUA, China e Rússia são grandes destaques.

Aula Gratuita sobre A Crise Hídrica no Brasil

O Clima muitas vezes parece incompreensível. Enchentes onde ocorriam secas, e vice-versa. Confira aula gratuita para você entender esta importante questão para mandar bem no Enem e no Encceja:

//youtu.be/kEiUlcxzXr8

Gostou desta aula do Professor Carrieri também? Ele é uma fera na Geografia.

Veja agora o SIMULADO de Bacias Hidrográficas para você testar o seu nível.

Bacias Hidrográficas

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis [0]

Pontuação média  
Sua pontuação  

  1. Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre hidrografia do Brasil para acertar na hora da prova!

  2. [UEFS BA/2015]

    TERITÓRIO caudaloso. Geografia e Vestibular+ENEM.
    São Paulo: Abril, ed. 5, 2013, p. 50.

    A análise do mapa, aliada aos conhecimentos sobre a hidrografia brasileira, permite afirmar:

    • O único rio permanente do Nordeste é o São Francisco, em razão de a perenidade de seus afluentes, situados a montante, manter o equilíbrio anual de sua vazão.
    • O Brasil é rico em recursos hídricos, nele predominam os rios de planície e suas reservas são bem distribuídas pelo território nacional.
    • O Sudeste, região mais urbanizada e industrializada do país, graças aos níveis de planejamento e manejo adequado dos rios, possui água em quantidade e de boa qualidade para o abastecimento populacional e empresarial.
    • A região hidrográfica do Atlântico estende-se do Amapá até a bacia do Guaíba, no Rio Grande do Sul, destacando-se pelo aproveitamento de seu elevado potencial hidrelétrico.
    • A região hidrográfica do rio Paraná ocupa uma das áreas com o maior aproveitamento econômico e hídrico do país, sobressaindo-se, ainda, pelo elevado número de usinas hidrelétricas, com destaque especial para a de Itaipu.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a hidrografia do Brasil para acertar na hora da prova!

  3. [UFT/2015]

    Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira.

    I. É a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira e é a segunda em produção de energia do Brasil. II. O relevo ao longo da bacia é considerado monótono, com altitudes variando entre 200m e 500m em média, exceto nas nascentes, onde chega a mais de 1.000m. III. A região desta bacia hidrográfica vem sofrendo problemas ambientais gerados pela exploração mineral e aumento das atividades agrícolas.

    IV. A configuração da bacia é alongada no sentido longitudinal Sul-Norte, seguindo os dois eixos fluviais, que se unem no extremo norte da bacia e deságuam na Baía da Ilha de Marajó.

Bài mới nhất

Chủ Đề