Exercícios sobre difusão simples e facilitada

01] [UCS/2019]  Em diversas espécies de animais, o intestino delgado é o principal local de absorção de água, íons e nutrientes. Esse processo envolve uma série de mecanismos de transportes de substâncias para dentro e para fora das células que compõem a parede intestinal. Em relação aos processos de transporte transmembrana, é correto afirmar que A] a membrana celular é permeável às moléculas hidrofílicas, consequentemente, as gorduras se difundem livremente pela membrana B] a água é capaz de atravessar a membrana celular e, normalmente, se desloca em direção ao ambiente mais concentrado em solvente. C] a glicose, importante molécula nutriente, somente consegue entrar nas células intestinais por meio de uma proteína transportadora. D] os íons sódio são importantes constituintes dos líquidos intra e extracelular e atravessam livremente a membrana plasmática, por serem moléculas pequenas e sem carga.

E] a bomba de sódio-potássio tem papel fundamental no processo absortivo do intestino, colocando o potássio para fora das células intestinais e o sódio para dentro.

02] [UFU] As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações.
A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.

Tubo I: enrugadas. Tubo II: normais.

Tubo III: rompidas.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio. A] Tubo I – solução hipotônica; Tubo II – solução isotônica; Tubo III – solução hipertônica. B] Tubo I – solução hipertônica; Tubo II – solução isotônica; Tubo III – solução hipotônica. C] Tubo I – solução hipertônica; Tubo II – solução hipotônica; Tubo III – solução isotônica.

D] Tubo I – solução hipotônica; Tubo II – solução hipertônica; Tubo III – solução isotônica.

03] [Fupac/2012] A figura abaixo mostra 3 tipos de transporte [1, 2 e 3] através da membrana plasmática. Analise-a.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número que indica a passagem de O2 da água para as brânquias de um peixe e o transporte de glicose para o interior das células do corpo humano. A] 1 e 1 B] 1 e 2 C] 2 e 1 D] 2e 3

E] 3 e 2

04] [FATEC/2012] As figuras, a seguir, representam três células vegetais que foram imersas em soluções salinas de diferentes concentrações, analisadas ao microscópio e desenhadas.

[//webbed.com.br/geisy/ Acesso em 13.09.2011.]

Analisando essas figuras, um estudante concluiu que as células vegetais 1, 2 e 3 estão, respectivamente, flácida [estado normal], túrgida e plasmolisada.

Com base nessa conclusão, é correto afirmar que A] a célula 1 foi imersa em uma solução hipertônica. B] a célula 2 foi imersa em uma solução hipotônica. C] a célula 3 foi imersa em uma solução isotônica. D] as células 1 e 3 foram imersas em diferentes soluções hipotônicas.

E] as células 1 e 2 foram imersas em diferentes soluções hipertônicas.

05] [Uni-Facef/2016] O gráfico ilustra a alteração de volume de uma célula vegetal que foi colocada em um tubo de ensaio com uma determinada solução.

Com base no gráfico, pode-se concluir que a célula alterou seu volume após ter sido colocada na solução do tubo de ensaio, cuja concentração de sais era __________ em relação à sua concentração interna. A célula perdeu _______________ para o meio externo pelo processo conhecido por ____________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto. A] menor – sais – osmose B] menor – água – osmose C] maior – água – osmose D] maior – sais – transporte ativo

E] menor – sais – transporte ativo

06] [Fac. Baiana Medicina/2017] A membrana plasmática é constituída, basicamente, por uma bicamada de fosfolipídios associados a moléculas de proteína. Essa estrutura delimita a célula, separa o conteúdo celular do meio externo e possibilita o trânsito de substâncias entre os meios intra e extracelular.

Sobre o transporte através da membrana, é correto afirmar: A] A passagem de substâncias através da membrana plasmática, utilizando proteínas transportadoras é denominada difusão simples. B] A difusão facilitada é o transporte de substâncias pela membrana com o auxílio de proteínas transportadoras e gasto de energia. C] A osmose é a passagem de substâncias através da membrana plasmática em direção à menor concentração de solutos. D] Uma membrana permeável à substância A possibilitará o transporte dessa substância para fora da célula, desde que exista ATP disponível.

E] No transporte ativo, ocorre a passagem de substâncias por proteínas de membrana com gasto de energia.

07] [UNICID/2014] A figura ilustra um dos efeitos da osmose em uma célula vegetal:

Observando a posição da membrana com relação à parede celular, é correto afirmar que o meio em que a célula está imersa é A] hipertônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno. B] isotônico, pois a célula não apresenta alteração do volume interno. C] hipotônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno. D] hipotônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno.

E] hipertônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno.

08] [UFPR/2013] As figuras abaixo representam a variação do volume celular e da relação entrada/saída de água, ao longo do tempo, em três tipos celulares diferentes: célula animal, célula vegetal e protozoário. No tempo zero, as células foram mergulhadas em água pura:

As figuras A, B e C correspondem, respectivamente, a: A] animal, protozoário e vegetal. B] animal, vegetal e protozoário. C] protozoário, animal e vegetal. D] protozoário, vegetal e animal.

E] vegetal, protozoário e animal.

09] [Enem/2010] Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução 0,15 mol/L de NaCl [cloreto de sódio] possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas.

A imersão de uma célula humana em uma solução 0,20 mol/L de NaCl tem como consequência, a
A] adsorção de íons Na+ sobre a superfície da célula. B] difusão rápida de íons Na+ para o interior da célula. C] diminuição da concentração das soluções presentes na célula.

D] transferência de íons Na+ da célula para a solução.


E] transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

10] [CESMAC/2019-2] A bomba sódio-potássio, mostrada abaixo, representa um complexo proteico associado à membrana citoplasmática.

Sobre este assunto, e considerando a figura acima, é correto afirmar que, para manter o potencial elétrico celular, deve ocorrer transporte: A] de sódio para o interior celular por transporte passivo. B] de potássio para o exterior celular por transporte ativo. C] de sódio para dentro da célula e saída de potássio por transporte ativo. D] de potássio para dentro da célula e saída de sódio por transporte ativo.

E] de sódio para dentro da célula por transporte passivo e saída de potássio por transporte ativo.

11] [FUVEST/2015]  Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.

A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é: A] I, II e III. B] II, III e I. C] III, I e II. D] II, I e III.

E] III, II e I.

12] [UFPR/2018] A bomba de sódio-potássio: 1. é caracterizada pelo transporte de íons potássio de um meio onde se encontram em menor concentração para outro, onde estão em maior concentração. 2. é uma forma de transporte passivo, fundamental para igualar as concentrações de sódio e potássio nos meios extra e intracelular. 3. está relacionada a processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos. 4. é fundamental para manter a concentração de potássio no meio intracelular mais baixa do que no meio extracelular. 5. é uma forma de difusão facilitada importante para o controle da concentração de sódio e potássio no interior da célula. Assinale a alternativa correta. A] Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. B] Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. C] Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. D] Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

E] Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

13] [UEPG/2018] A figura abaixo trata-se de uma representação esquemática da passagem de partículas de soluto através da
membrana plasmática. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01] O transporte ativo, representado em Ⓓ, ocorre através da membrana plasmática, com gasto de energia, ou seja, ocorre contra o gradiente de concentração. 02] Em Ⓐ, Ⓑ e Ⓒ podemos observar exemplos de transporte pela membrana plasmática sem gasto de energia, tendendo a igualar a concentração da célula com a do meio externo, ou seja, acontece a favor do gradiente de concentração. 04] Em Ⓒ, está representada a difusão facilitada. Neste processo, algumas proteínas da membrana, ou permeases, atuam facilitando a passagem de certas substâncias. Podemos citar, como exemplo, o transporte de glicose em células do fígado. 08] A difusão facilitada corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão menos concentradas para uma região de maior concentração, como demostrado por Ⓓ. Neste tipo de transporte, faz-se uso de energia para passagem de substâncias do meio intracelular [hipotônico] para o meio extracelular [hipertônico]. 16] Na osmose, representada em Ⓐ, partículas, íons e proteínas podem atravessar a membrana por simples difusão, com o objetivo da manutenção das concentrações em equilíbrio entre os meios intra e extracelular.

Soma =

14] [UERR/2020] As células apresentam envoltório externo, uma estrutura que as delimita. Essa estrutura é a membrana plasmática que reveste a célula, separando-a do meio externo, mas que, ao mesmo tempo, permite que ela troque substâncias. Em relação a membrana plasmática, é correto afirmar que: A] As substâncias que atravessam a membrana fazem por um só caminho. B] No transporte de íons sódio e potássio, o interior da célula permanece mais negativo, pois o transporte de íons positivos para fora é maior do que para dentro. C] A propriedade da membrana de selecionar substâncias que atravessam é chamada de semipermeável. D] As proteínas presentes na membrana apresentam disposição fixa, isso confere propriedades como capacidade de regeneração.

E] Muitas glândulas secretam substâncias por um processo chamado de endocitose.

Resolução  das questões sobre Transporte Passivo, Osmose, Transporte Ativo

01] A glicose é uma molécula razoavelmente grande para atravessar a bicamada lipídica e bastante pequena para exigir a formação de vesículas [endocitoses]. Dessa forma, o transporte de glicose para dentro das células ocorre com a participação de proteínas transportadoras [difusão facilitada].
Resp.: C

02] Tubo 1: se as hemácias ficaram enrugadas é porque perderam água para a solução; logo, a solução era hipertônica. Tubo 2: Solução isotônica em relação às hemácias. Tubo 3: Como as hemácias se romperam, é porque ganharam água da solução. Então a solução era hipotônica em relação às hemácias.

Resp.: B

03] Em 1 tem-se um caso de difusão simples, uma vez que a substância passa pela bicamada lipídica. Esse processo ocorre, por exemplo, com gás O2 e gás CO2. Em 2 tem-se um caso de difusão facilitada, pois, ocorre passagem de material do meio mais concentrado para o menos concentrado [portanto, transporte passivo], com auxílio de uma proteína transportadora. Esse tipo de transporte ocorre, por exemplo, com aminoácidos e glicose. Em 3 tem-se um caso de transporte ativo, em que a substância passa do meio menos concentrado para o meio de maior concentração, o que exige gasto de ATP.

Resp.: B

04] A célula indicada por 1 não apresentou variação de volume, o que indica que fora colocada em uma solução isotônica. A célula indicada por 2 aumentou de volume, devido ao ganho de água; logo, a solução era hipotônica. A célula indicada por 3 perdeu água para o meio, que era hipertônico em relação a ela.

Resp.: B

05] Analisando o gráfico, percebe-se que o volume celular reduziu, indicando que a célula perdeu água para o meio por osmose. Isso significa que o meio externo era hipertônico em relação ao conteúdo celular.
Resp.: C

06] O transporte ativo é todo transporte pela membrana, em que a substância flui do meio de menor concentração para o meio de maior concentração, com gasto de ATP pela célula.
Resp.: E

07] Analisando a imagem, constata-se que a célula sofreu plasmólise [a membrana plasmática “descolou” da parede celular, acompanhando a retração do volume interno], devido à perda excessiva de água. Conclui-se, portanto, que a célula fora colocada em uma solução hipertônica em relação ao conteúdo intracelular.
Resp.: E

08] Em I tem-se uma célula vegetal. À medida que a célula vai ganhando água, o vacúolo de suco celular vai pressionando a parede celular para fora [sentido contrário à entrada de água]. Quando a pressão exercida pelo vacúolo ficar igual à pressão osmótica [favorece a entrada de água na célula], a célula deixa de ganhar água. Em 2 tem-se um protozoário. Esses organismos, quando em soluções hipotônicas, ganham água do meio. O excesso de água é eliminado pelo vacúolo pulsátil [vacúolo contrátil]; assim, há momentos em que a célula ganha água e momentos em que ela perde água para o meio. Em 3 tem-se uma célula animal. A tendência é que ela sofra lise com a permanência do ganho de água e a curva do gráfico caia abruptamente.
Resp.: E

09] Na osmose, ocorre fluxo de água da solução mais rica em água [com menor concentração de soluto] para a solução hipertônica [com maior concentração de soluto]. Então, na situação acima, haverá fluxo de água de dentro da célula para a solução.
Resp.: E

10] A figura mostra o transporte ativo de sódio para fora da célula e o transporte ativo de potássio para o meio intracelular. É o transporte ativo desses dois íons que garante  o potencial elétrico de membrana [indispensável, por exemplo, para condução do impulso nervoso].
Resp.: D

11] Em I, a solução é isotônica em relação à célula [o volume celular não se altera]. Em II, a solução é hipertônica em relação à célula [a célula perde água para o meio e sofre crenação]. Em III, a solução é hipotônica em relação à célula [a célula aumenta de volume]. A ordem crescente de concentração das soluções é: III < I < II.

Resp.: C

12]  1. Verdadeira 2. A bomba de sódio e potássio é uma forma de transporte ativo. 3. Verdadeira. 4. Falsa. No meio intracelular a concentração de potássio é maior que no meio extracelular. 5. Falsa. A difusão facilitada é um mecanismo de transporte passivo.

Resp.: A

13] Estão incorretos os itens 08 e 16. 08. A difusão facilitada é uma modalidade de transporte passivo. Ocorre fluxo de material do meio mais concentrado para o meio de menor concentração, com participação de uma proteína transportadora. 16. Em A está representada a difusão simples, processo pelo qual pequenas moléculas apolares atravessam a membrana pela bicamada lipídica. A água atravessa a membrana com auxílio de proteínas conhecidas como aquaporinas.

Resp.: 07

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

14] Na chamada “bomba de sódio e potássio”, um tipo de transporte ativo, para cada 3 íons sódio [Na+]  bombeados para o meio extracelular, 2 íons potássio [K+] são bombeados para o meio intracelular, o que deixa o meio extracelular com excesso de cargas positivas em relação ao interior da membrana.
Resp.: B

Bài mới nhất

Chủ Đề