Quando os gatos lambem um ao outro

Quando um gato adulto lambe o outro ou até mesmo um ser humano, normalmente ele está demonstrando que preza pelos seus cuidados. Gatos aparentados ou que foram acostumados desde filhotes tendem a se lamber mais do que aqueles que não criaram um vínculo sólido ou não convivem há muito tempo. – Revesam no uso de objetos como caminhas, potes de comida e água ou caixinha de areia. Nunca usando ao mesmo tempo. – Dominam um território ou um objeto [ex: pote de comida]. Se o outro gato fica ansioso e só chega até o território ou objeto se o outro já tiver saído. Especialistas dizem que este ato é sinal de grande amor e respeito. Afinal, a lambida é uma parte importante da socialização dos bichanos. Isso porque a mãe lambe seus filhotes, e esse hábito frequentemente passa pelos irmãos e outros familiares, que continuam lambendo aqueles que amam. Por isso, a Petz reuniu 10 formas de demonstração de carinho dos gatos.

  1. Seu gatinho está ronronando? ...
  2. Muitas lambidas e mordidinhas? ...
  3. Gatinho de barriga para cima? ...
  4. Atenção ao rabo, ele diz muito!
  5. Passeando pelas pernas? ...
  6. Seu gato está batendo a cabeça dele na sua? ...
  7. Ele também faz carinho em você! ...
  8. Oba!
Mais itens...•8 de mai. de 2018 O que acontece, no caso dos gatos, é uma disputa por território, hierarquia e atenção do tutor! Por mais que às vezes seu filho de quatro patas pareça compreender tudo o que acontece na casa, a lógica dos pets é outra. Gatos que brincam são amigos Se seus gatos dormem juntos, lambem um o outro, não disputam recursos, não dão patadas sem motivo e têm uma convivência pacífica no geral, provavelmente a correria pela casa é uma brincadeira. Gatos se lambem como um vínculo social Lamber uns aos outros é uma forma de expressar a coesão do grupo e de fortalecer o vínculo entre eles. Portanto, não se trata apenas de um gesto funcional de limpeza, mas de uma verdadeira troca de carinho e amizade, que acontece quando dois gatos estão realmente próximos. Semanalmente é o ideal, especialmente se ele for de cor clara, mas caso não seja possível, quinzenalmente é uma boa assiduidade. Higienizar as patinhas deles ao chegarem da rua, já que o gato se lambe e a saúde dele precisa ser conservada, evitando doenças como infecções, é fundamental. club, mostramos a seguir como você deve fazer para usar a linguagem felina e dizer ao seu gato tudo que sente por ele.
  1. Conheça seus gostos. Pixabay. ...
  2. Dê beijos felinos. Pixabay. ...
  3. Converse com ele. Pixabay. ...
  4. Brinque com ele. Pixabay. ...
  5. Durma com ele. Pixabay. ...
  6. Dê a ele alguns mimos. ...
  7. Pegue-o no colo. ...
  8. Permita que ele expresse seu amor.
Morder, geralmente é algo que as pessoas associam com sentimentos negativos, mas os gatos são um pouco diferentes. Quando o seu gato dá mordidinhas de brincadeira, ele está oferecendo carinho. “Amassar pãozinho” parece ser mais comum em alguns gatos do que em outros. Se o seu gato não afofa, isso pode significar que ele está um pouco estressado – ou pode ser que ele demonstre relaxamento ou afeto de outras maneiras. Muitos gatos, porém, continuam com o gesto até a idade adulta. Por que o gato faz massagens no dono? Quando o nosso gato começa a fazer massagens em nós [ao invés de um travesseiro] é porque está comunicando e nos demonstrando que quer estar conosco, que se sente bem conosco e que espera que sintamos o mesmo. Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida. Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos. Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida. Os miados são a marca registrada dos gatos. O ato de miar é uma forma de comunicação direta com o tutor, ou seja, o gato só costuma miar para os seres humanos. ... Por fim, os gatos também se comunicam por seus movimentos. O balançar do rabo e o ato de se esfregar nas pernas do tutor também têm significados.

Sem conexão

Quando realizada em outro gato, atividade é denominada alocuidados de higienenoppadon / stock.adobe.com

Animais com comportamentos fofos e peculiares, os gatos atraem o amor e a curiosidade de muitas pessoas. Nas redes sociais, eles protagonizam inúmeros vídeos, gifs e fotos que derretem o coração dos internautas — como aqueles em que aparecem lambendo uns aos outros. Mas você sabe por que os gatos fazem isso?  

Wanessa Beheregaray, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniRitter e integrante da Comissão de Ensino do Conselho de Medicina Veterinária, afirma que as lambeduras estão relacionadas ao hábito de autolimpeza, mas também pode ser uma forma de reforçar uma ligação social, ou seja, uma demonstração de afeto: 

— Normalmente eles lambem quem conhecem, por exemplo, se um gato estiver em um hotel com outros animais, ele não vai lamber nem deixar ser lambido. É um comportamento familiar. 

No entanto, a atitude também pode indicar que há algum problema. A veterinária explica que, quando a lambedura é feita de maneira excessiva, significa que o animal está estressado, ansioso ou até mesmo incomodado com o outro gato. 

— Quem tem mais de um gato em casa sabe que, às vezes, a relação deles pode ficar um pouco estranha. Então, em vez de brigar, ele lambe, mas isso não quer dizer que está tudo bem, é um mecanismo de escape — ressalta. 

Por isso, mesmo que a autolimpeza e os alocuidados de higiene — como a atividade é denominada quando realizada em outro gato — façam parte da rotina dos animais, é preciso ficar atento às mudanças de comportamento. Em geral, eles dedicam aproximadamente 8% do seu tempo acordados à limpeza, mas a atitude pode se tornar compulsiva e acabar gerando lesões na pele dos bichanos.  

Wanessa alerta que, nesses casos, o felino está doente e é preciso procurar um veterinário para realizar um tratamento adequado e evitar uma piora do quadro.  

— Podemos observar a rotina do animal, às vezes as alterações são sutis para nós, mas para eles é algo que significa muito. Se o tutor acha que tem alguma coisa diferente, que pode ser um problema de comportamento, é necessário tentar resolver o quanto antes — salienta. 

Dicas para evitar o estresse 

Segundo a veterinária, uma das coisas que mais incomodam os gatos é não ter atividades, ou seja, eles não gostam de ficar entediados. Por isso, se o tutor não brincar ou dar atrativos ao animal, ele provavelmente ficará estressado

— Gato precisa brincar, precisa de brinquedos em casa, enriquecimento ambiental é tudo para eles. 

Ela ressalta que não adianta largar o brinquedo pela casa e deixar para que o gato se ocupe sozinho, pois eles gostam de novidades. Troca frequente de brinquedos, bolinhas e brincadeiras com a luz, que podem ser feitas com a lanterna do celular no escuro, podem ser boas opções para estimular os animais, indica Wanessa. 

Produção: Jhully Costa


Por que os gatos se lambem? Aqueles que vivem com gatos já perceberam como os gatos, especialmente se acostumados a viver em comunidade, amam lamber uns aos outros. Há diversas razões porque eles fazem isso, vamos descobri-las.

Por que gatos se lambem?

Para entender as razões pelas quais gatos lambem uns aos outros, é bom entender primeiro as razões que levam esses animais a passar horas lambendo a si mesmos. O gato se lambe principalmente para limpar o pelo, eliminar nós e sujeira grudados na pele, quando está muito calor ele o faz para regular a temperatura corporal e quando está estressado o faz para relaxar.

Quando dois gatos estão trocando lambidas, no entanto, pode ser:

  1. para se limparem
  2. por afeição e amizade
  3. para se proteger
  4. por domínio

Gatos lambem uns aos outros para se limparem

Alguns gatos não limpam facilmente certas áreas do corpo sozinhos, como o pescoço e a cabeça, por isso, se os donos não perceberem que é apropriado escová-los, recorrer à ajuda de um amigo pode ser a solução mais eficaz, para limpar e remover o excesso de pelos mortos em locais de difícil acesso do corpo.

Gatos se lambem como um vínculo social

Lamber uns aos outros é uma forma de expressar a coesão do grupo e de fortalecer o vínculo entre eles. Portanto, não se trata apenas de um gesto funcional de limpeza, mas de uma verdadeira troca de carinho e amizade, que acontece quando dois gatos estão realmente próximos. Um pouco como nós, seres humanos, quando nos abraçamos. Na verdade, isso acontece especialmente entre felinos da mesma família ou da mesma ninhada. Quais áreas do corpo são afetadas? O nariz e as orelhas ou seus lugares favoritos.

Gatos se lambem para se protegerem

Quando um gato decide lamber outro gato, principalmente se for recém-chegado à casa, significa que o aceitou e que pode fazer parte da família… É uma espécie de bênção. Com este gesto, espalhando o cheiro comum, ajuda o novato a se acalmar e a fazer com que se sinta seguro e protegido.

Gatos se lambem por domínio

Através deste gesto, os gatos são capazes de definir hierarquias: muitas vezes são os gatos dominantes que lambem os gatos dominados, o gato que lambe mostra o seu domínio sobre o gato que é lambido para comunicar que é inútil chegar ao confronto físico. Então chegamos a uma solução pacífica e, dessa forma, criamos também uma maior coesão entre os dois animais.

Compreender as formas de comunicação do gato, mesmo as relacionadas com o seu comportamento, é muito útil porque nos permite abordar o seu mundo de forma consciente e preparada!


Bài mới nhất

Chủ Đề