Água oxigenada para machucado qual volume

Os produtos podem variar sua disponibilidade e preço conforme estoque das lojas de distribuição.
Em caso de divergência, verifique o item individualmente para conferir nosso estoque e preço no carrinho de compras.

A Água Oxigenada Cremosa Lifar é indicada para o tingimento dos fios.

Ela ajuda a clarear o cabelo quando usada com pó descolorante. O produto também pode ser usado como antisséptico, fazendo a limpeza de ferimentos.

Mas atenção: cada volume tem uma função diferente. Nos machucados, apenas a água oxigenada de 10 volumes pode ser aplicada.

Nas madeixas, o volume do produto faz diferença na intensidade da cor. Quanto mais alta a concentração, mais claro ficarão seus fios.

Disponível em embalagem de 100mL.

Volumes

  • 10 volumes;
  • 20 volumes;
  • 30 volumes.

Para que serve a água oxigenada?

Capaz de exterminar bactérias e vírus, ela é composta apenas por água e oxigênio. Poderoso antisséptico, a água oxigenada evita infecções, remove tecidos mortos e impede a proliferação de microorganismos.

Para limpar ferimentos, sua eficácia é maior logo nas primeiras horas após o machucado. Nesses casos, o ideal é lavar bem a ferida e, então, aplicar a água oxigenada.

Como usar

Cabelo

Misture com pó descolorante na dosagem indicada pelo fabricante, de acordo com o resultado desejado.

Antes da aplicação, faça a prova do toque: aplique uma pequena quantidade atrás da orelha e enxágue após 30 a 45 minutos. Se em 24 horas o local ou suas proximidades apresentar irritação, coceira ou vermelhidão, o produto não deve ser utilizado.

Machucados

Aplique diretamente sobre a área afetada com um algodão, seguindo as orientações do médico.

Advertências

  • Contém peróxido de hidrogênio.
  • Uso externo.
  • Não ingerir.
  • Não aplicar em cílios e sobrancelhas.
  • Usar luvas durante a aplicação.
  • Em caso de contato com os olhos, enxaguar com água em abundância.
  • Suspenda o uso em caso de irritação e procure orientação médica.
  • Não utilizar em mucosas.
  • Conservar em local seco e arejado.
  • Mantenha fora do alcance de crianças.

Quem, principalmente quando criança, nunca passou água oxigenada nos machucados, ferimentos e cortes? Praticamente todo mundo já passou por esse tipo de experiência.

Realmente, a água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. Várias pessoas dizem que essa espuma formada indica a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo?

Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio [H2O2[aq]]. Essa reação é mostrada abaixo:

H2O2[aq] → H2O[l] + O2[g]

Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.

Mas essa reação pode ser acelerada se usarmos alguns catalisadores. Catalisador é uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação química, fazendo, assim, com que ela se processe de forma mais rápida. O catalisador só aumenta a velocidade da reação, mas não participa dela como um produto, sendo totalmente regenerado no final.

Um catalisador que pode ser usado nesse caso é o dióxido de manganês [MnO2]. Observe abaixo como a velocidade da decomposição da água oxigenada acelera:

Outro catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade. Isso é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.

Se aplicarmos repetidas vezes a água oxigenada sobre o machucado, veremos que ela continuará borbulhando, o que prova que não é em razão da presença de infeccção que sua espuma surge.

Além disso, a batata, o fígado e bactérias do tipo estafilococos também contêm a enzima catalase. Portanto, se a água oxigenada entrar em contato com algum desses produtos ela irá efervescer. Inclusive, esse procedimento é usado em laboratório para diferenciar bactérias estafilococos das do tipo estreptococos, sendo que essa última não possui catalase e, consequentemente, não faz a água oxigenada efervescer.

Se adicionarmos um pedaço de batata à água oxigenada, veremos que a decomposição dessa substância é acelerada, provando que há a presença da enzima catalase na batata.

Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. “Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico”, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A idéia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. “Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção”, aconselha Lydia.

Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. “A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte”, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros anti-sépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos.

– iStock | yelet

Ladra atômica

A água oxigenada rouba elétrons da proteína que recupera a pele.

1. Quando cortamos a pele, as células chamadas fibroblastos começam a fabricar moléculas de colágeno, proteína resistente que vai preencher o buraco.

2. Em contato com o ar e com o ferimento, a água oxigenada produz radicais livres, ou seja, átomos que roubam elétrons alheios para se manter em equilíbrio.

3. Num ferimento, os radicais acabam roubando elétrons justamente dos átomos das moléculas do colágeno e, assim, atrapalham a cicatrização.

Bài mới nhất

Chủ Đề