Jornal diario popular de pelotas

Nome do Projeto

MEMÓRIA DIGITAL: DIGITALIZAÇÃO DA COLEÇÃO COMPLETA DO JORNAL DIÁRIO POPULAR DE PELOTAS

Ênfase

PESQUISA

Data inicial - Data final

10/05/2016 - 31/08/2017

Unidade de Origem

Coordenador Atual

Área CNPq

Linguística, Letras e Artes - Artes

Resumo

Este projeto de pesquisa prevê a conjugação de esforços entre Bibliotheca Pública Pelotense e UFPel para a digitalização do acervo do Jornal Diário Popular de Pelotas. A escolha por esse periódico justifica-se por que o DP tem 124 anos de circulação praticamente ininterrupta é o mais antigo do estado do RS e um dos mais antigos do Brasil. Além disso, a Bibliotheca Pública possui toda a sua coleção incluindo as edições atuais. Somando-se a esses fatores cabe destacar que esse impresso faz parte das pesquisas de duas docentes que conduzirão as investigações. Com isso, pretende-se a aproveitar alguns resultados já obtidos pelas professoras e por acadêmicos dos cursos de Design da UFPel. O trabalho com o DP deu origem, até agora, a um banco digital com sete edições duplicadas digitalmente. A partir desse produto serão elaboradas algumas diretrizes para condução geral do projeto, como a sistematização de entradas e indexações, formatos e resoluções e geração de cópias secundárias de baixa resolução para disponibilização online. Toma-se, portanto, como ponto de partida um piloto apresentado pelas referidas docentes. Com o apoio de docentes do curso de Computação da UFPel, conjuntamente com professoras e graduandos dos cursos de Design da UFPel, pretende-se que este projeto, interdisciplinar, corrobore com a manutenção da história que as páginas do Jornal Diário Popular guardam. Socializando futuramente, com o público, esse acervo digitalizado. Esta tarefa, no entanto, será assumida pela Bibliotheca Pública Pelotense. Fotografar e digitalizar as edições, assim como catalogar palavras-chave e criar um sistema de busca serão alguns dos desafios que se este pretende assumir com este projeto de pesquisa. É preciso destacar que o acervo de jornais contém edições com formatos e tamanhos diferentes, além de mudanças na cor e textura do papel, bem como de acréscimo de colunas e de páginas. Sistematizar essas informações; tratar todas essas imagens e criar um sistema de busca de informações, além de alimentá-lo, será também um desafio enfrentado pela equipe. Tudo isso com o objetivo de que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo presente em uma materialidade que poderá se perder com o tempo. Para isso, a pergunta que norteará os estudos advindos desses esforços, prevendo uma socialização das edições digitalizadas, será: Como digitalizar toda a coleção do Jornal Diário Popular de Pelotas oportunizando que ele seja usado como uma fonte e como objeto de pesquisa?

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA DA ROSA BANDEIRA1010/05/201631/08/2017
BETINA LAWSON TERRA DA SILVA210/05/201631/08/2017
CAROLINA TANABE CERVANTES1201/09/201631/08/2017
GABRIELA RODRIGUES SILVEIRA1008/05/201509/05/2016
KAUÊ DE CARVALHO XAVIER210/05/201631/08/2017
MARCO ANTÔNIO FERREIRA BIRCK210/05/201631/08/2017
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR110/05/201631/08/2017
PEDRO MATHEUS1201/08/201631/07/2017
RICARDO MATSUMURA DE ARAUJO408/05/201509/05/2016
THAISE DE SOUZA PÔRTO210/05/201631/08/2017

A pesquisa tem como objetivo geral identificar as transformações gráficas e editoriais do jornal Diário Popular de Pelotas ao longo de sua história, tensionando como estas se relacionam com o caráter local do periódico e as mudanças contextuais e tecnológicas que incidem sobre a publicação. Os objetivos específicos são: - fazer um levantamento histórico acerca da trajetória do DP, colocando-a em perspectiva com o desenvolvimento da imprensa e do design gráfico editorial brasilei-ro; - identificar e registrar diferentes momentos do planejamento gráfico da publicação, observando as principais transformações no período avaliado; - analisar como princípios do jornalismo local regional se relacionam à identidade editorial e gráfica do periódico ao longo do tempo - perceber até que ponto o design pode servir como ferramenta na manutenção da relação do veículo com seu público, diante do novo contexto comunicacional que se apresenta; - articular a dimensão comercial do jornal, às dimensões institucional e editorial; - aprofundar a análise gráfica de cada uma das categorias levantadas; - aprofundar as pesquisas acerca dos personagens responsáveis por dar forma ao DP;

- avaliar a relação entre a versão impressa, o site e o aplicativo do jornal, no que tange aos aspectos visuais e editoriais.

We’ve detected that JavaScript is disabled in this browser. Please enable JavaScript or switch to a supported browser to continue using twitter.com. You can see a list of supported browsers in our Help Center.

Help Center

Bài mới nhất

Chủ Đề