A bailarina por que voce danca

Outro dia, conversando lá na escola sobre o resultado do espetáculo de fim de ano, falávamos sobre os erros e acertos nas coreografias. Tal não manteve bem o solo, eu fui a única a errar totalmente o tempo em uma coreografia com 11 bailarinas, além das fotos nos mostrarem tantos outros descompassos. Por que será que algumas vão superbem em uma coreografia e mal em outras? Técnica e dedicação são suficientes? Então me veio a idéia: afinal, quais os tipos de bailarina?A classificação é totalmente aleatória e tem como única base a minha observação de aluna de segundo ano. Sendo assim, existem três tipos de bailarina: solista, pas e corpo de baile.

Solista: Além de técnica apurada e domínio da coreografia, uma solista tem carisma. Ela consegue preencher um palco somente com a sua presença. Isso é para poucas. E é necessário ter precisão? Claro, mas poucos conseguirão perceber se um passo ou outro foi realizado fora do tempo da música, tenha certeza. Uma bailarina solista também é responsável pelos pas de deux.

O lago dos cisnes, “Variação de Odette”, Bolshoi Ballet, Maria Alexandrova. Casamento perfeito entre técnica e presença de palco.


Pas (de trois, de quatre, de cinq ou de six):
É a bailarina mediana nas duas coisas, técnica e precisão. Possui domínio técnico suficiente para acompanhar as demais, sem destoar, além de precisão para manter a unidade com as outras bailarinas. Porém, o seu domínio limita-se a seis, quando há mais bailarinas na coreografia, ela se perde totalmente.

O lago dos cisnes, “Pas de quatre”, Ópera de Paris. Talvez esse seja o pas de quatre mais famoso do ballet clássico e, com certeza, o mais difícil.

Corpo de baile: Nesse caso, quem manda não é o apuro técnico, mas a precisão. Um arabesque meio fora do eixo passa despercebido, agora, um único erro de tempo leva a unidade por água abaixo. Sinceramente, uma bailarina corpo de baile é quem mais deve entender de música, ritmo e contagem.

O lago dos cisnes, corpo de baile, Ópera de Paris. Prestem muita atenção na precisão dessas bailarinas. Não há sequer uma respiração fora do tempo, impressionante.

Para quem quer saber em qual categoria eu me encaixo, sou a bailarina pas. Não seguro um solo, mas me perco em um corpo de baile. Eu preciso saber, exatamente, onde está cada bailarina no momento da coreografia, assim me sinto segura para fazer a minha parte.

A bailarina por que voce danca

“Você é bailarina?”

Fernanda tirou os olhos do livro ao ouvir a pergunta. A plataforma pouco movimentada à espera do metrô não deixava muita dúvida de que era com ela que falavam. Sem tirar as costas da parede, olhou para baixo e logo encontrou a dona daquela voz delicada a encarando, esperando uma resposta.

“Já fui”, respondeu confusa observando a garotinha. Corpinho franzino que parecia começar agora o processo de puberdade. Vestida com o uniforme de uma das maiores escolas de dança da cidade, ela trazia os cabelos bem presos num coque amarrado por fita azul e as mãos segurando as alças da mochila. Uma mulher de meia idade observava a cena de não muito longe.

“Dá pra ver”, a menina falou apontando com a cabeça para os pés de Fernanda, que riu ao perceber as próprias pernas em primeira posição. Hábito involuntário. Uma vez bailarina, sempre bailarina.

“Você não dança mais?”

“Tive que parar”, respondeu fechando o livro e desmanchando a posição dos pés. Se escorou de lado na parede, passando o peso para uma perna só. “E você? Essa escola aí é boa, hein…” , falou apontando para a camisa da menina.

“É! A melhor da cidade! Estou começando a subir na ponta!” A menina sorriu empolgada, fazendo Fernanda sorrir de volta.

“Que legal! Esse é um momento importante, né? Tem que se dedicar muito.”

“É… É difícil. Dói muito. Você subia na ponta?”

“Subia. Subia, sim.”, Fernanda respondeu com um suspiro e a criança a encarou na espera da explicação que não veio.

“Por que você não dança mais?”

Fernanda mordeu o lábio e desviou os olhos pro trilho vazio antes de responder.

“Eu me machuquei… Aí não pude continuar.”

“Se machucou dançando?”

“Foi.”, respondeu com a cabeça fora dali. O trabalho, os ensaios, as conquistas. O palco, o solo, a variação tão desejada. A temporada dos sonhos, a vida como sempre quis. O salto, a queda, o silêncio, o público, o alvoroço. A dor, o desespero, a correria, os rostos assustados. O socorro, o hospital, os médicos, a cirurgia, o pavor. As sequelas, a negação, a fisioterapia, a insistência, o veredito: sonho destruído.

“Eu não quero parar. Eu amo dançar. Quero dançar a vida inteira.”

A menina recomeçou a falar obrigando-a a voltar para o presente. Fernanda sorriu não podendo evitar que seus olhos enchessem de lágrimas. Se reconheceu na pequena.

“Então se dedique muito. E se cuide direitinho…”

A mulher que até então apenas observava a cena finalmente se aproximou, colocando o braço em volta da criança

“Filha, chega de perturbar a moça.”

“Não, imagina… Uma graça a sua filha.”

“Obrigada.”

“Mãe, ela é bailarina. Quer dizer, era. Aí a gente está aqui conversando coisas de ballet”

Fernanda riu ainda tentando disfarçar os olhos molhados. Antes que pudesse responder, um metrô apareceu na plataforma.

“É o nosso.”, falou a mãe da criança. Era o dela também, mas Fernanda preferiu fingir que não, esperaria sozinha pelo próximo carro.

“Qual o seu nome?”, perguntou antes que a criança fosse embora.

“Fernanda!” Riu da coincidência, guardando-a para si mesma e falou:

“Boa aula, Fernanda. Não desista dos seus sonhos” a menina agradeceu alegre e Fernanda sorriu de volta, murmurando um “boa sorte”, enquanto o vagão ia embora.

Bruna Paiva

Gostou do post? Então, comente, compartilhe e não se esqueça de me seguir nas redes sociais!

Siga @ADemaisblog no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog e @BrunaPaivaC no Instagram

Oi pessoal!! Selecionamos para vocês algumas frases que amamos sobre dança, ballet, bailarinas e até algumas músicas para inspirar quem ama dançar.

A bailarina por que voce danca

Então vamos de algumas frases famosas sobre a dança?

"Esta menina tão pequenina quer ser bailarina não conhece nem dó nem ré mas sabe ficar na ponta do pé não conhece nem mi nem fá mas inclina o corpo para cá e para lá não conhece nem lá nem sí mas fecha os olhos e sorri roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar. põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu. esta menina tão pequenina quer ser bailarina mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças." (Cecília Meireles)

“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma risada!” (Friedrich Nietsche)

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música" (Friedrich Nietzsche)

"Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho." (Wayne Dyer)

"A dança é a linguagem escondida da alma." (Martha Graham)

"Nada é mais revelador que o movimento." (Martha Graham)

“Tudo no universo tem ritmo, tudo dança.” (Maya Angelou)

"Dançarinos são os poetas do gesto." (George Balanchine)

“A dança expressa o que não se consegue dizer em palavras mas que também não pode de forma alguma permanecer em silêncio.” (Victor Hugo)

“Quando você dança, pode desfrutar do luxo de ser você mesmo.” (Paulo Coelho)

“Os dançarinos são os atletas de Deus.” (Albert Einstein)

“Um dançarino dança porque seu sangue dança em suas veias.” (Anna Pavlova)

“Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar; Você ama, sofre e sente. Você dança!” (Isadora Duncan)

A bailarina por que voce danca

E agora algumas músicas sobre dança que adoramos!!

Balé – Palavra Cantada

Pisar no chão com a ponta do pé Tocar o céu com a palma da mão Manter ereta a postura Amolecer a cintura Balé precisa de dedicação O bê-a-bá é pas de bourrée Depois vem o pas de deux, dois plier Nasci pra ser bailarina É só por a sapatilha Já sinto bater o meu coração Papai um dia me deu um conselho Treinar sozinha na frente do espelho Às vezes sonho que estou dando um salto E caio bem no meio de um palco Tocar o céu com a ponta do pé Pisar no chão com a palma da mão Com longos alongamentos O corpo é um instrumento Balé precisa de dedicação

Ciranda da Bailarina – Adriana Calcanhoto

Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri Tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem

E não tem coceira Verruga nem frieira Nem falta de maneira ela não tem

Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina

Todo mundo tem Um irmão meio zarolho Só a bailarina que não tem

Nem unha encardida Nem dente com comida Nem casca de ferida ela não tem

Não livra ninguém Todo mundo tem remela Quando acorda as seis da matina

Teve escarlatina Ou tem febre amarela Só a bailarina que não tem

Medo de subir, gente Medo de cair, gente Medo de vertigem quem não tem?

Confessando bem Todo mundo faz pecado Logo assim que a missa termina

Todo mundo tem Um primeiro namorado Só a bailarina que não tem

Sujo atrás da orelha Bigode de groselha Calcinha um pouco velha ela não tem

O padre também Pode até ficar vermelho Se o vento levanta a batina

Reparando bem Todo mundo tem pentelho Só a bailarina que não tem

Sala sem mobília Goteira na vasilha Problema na família quem não tem?

Procurando bem Todo mundo tem

A menina dança – Novos Baianos

Quando eu cheguei tudo, tudo Tudo estava virado Apenas viro me viro Mas eu mesma viro os olhinhos Só entro no jogo porque Estou mesmo depois Depois de esgotar O tempo regulamentar De um lado o olho desaforo Que diz o meu nariz arrebitado Que não levo para casa Mas se você vem perto eu vou lá Eu vou lá

No canto do cisco No canto do olho A menina dança E dentro da menina A menina dança E se você fecha o olho A menina ainda dança Dentro da menina Ainda dança Até o sol raiar Até o sol raiar Até dentro de você nascer Nascer o que há!

A bailarina – Toquinho

Um, dois, três e quatro, Dobro a perna e dou um salto, Viro e me viro ao revés e se eu caio conto até dez.

Depois, essa lenga-lenga Toda recomeça. Puxa vida, ora essa! Vivo na ponta dos pés.

Quando sou criança Viro orgulho da família: Giro em meia ponta Sobre minha sapatilha.

Quando sou brinquedo Me dão corda sem parar. Se a corda não acaba Eu não paro de dançar.

Sem querer esnobar Sei bem fazer um grand écart. E pra um bom salto acontecer Me abaixo num demi plié.

Sinto de repente Uma sensação de orgulho Se ao contrário de um mergulho Pulo no ar num gran jeté.

Quando estou num palco Entre luzes a brilhar, Eu me sinto um pássaro A voar, voar, voar.

Toda bailarina pela vida vai levar Sua doce sina de dançar, dançar, dançar...

A bailarina por que voce danca

#frasesballet #frasesdança #frasesbailarina #ballet #dança #musicabailarina #frasesfamosasdança #frasesfamosasballet