A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies. Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada. Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus genitores, embora possam ocorrer mutações e variações fenotípicas. Esse tipo de reprodução geralmente se dá por brotamento, quando determinada região do corpo do indivíduo cresce e depois se desprende, tornando-se um novo indivíduo; ou por fissão, caso em que o corpo do animal se parte e cada um dos pedaços se regenera independentemente, dando origem a novos indivíduos. Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas. Geralmente, metade das características dos descendentes é oriunda do gameta masculino, e outra metade, do feminino. Ela tem como uma de suas vantagens a variabilidade genética, visto que os gametas de um mesmo indivíduo apresentam-se distintos entre si. Nesse tipo reprodutivo, a fecundação pode ser tanto externa quanto interna e, nesse primeiro caso, a quantidade de gametas produzidos pela geração parental tende a ser bem maior. Existem organismos que podem reproduzir-se tanto assexuadamente quanto sexuadamente, como plantas e certos cnidários. Há também casos especiais de reprodução, como a partenogênese, em que acontece o desenvolvimento de embriões a partir de óvulos não fecundados. Ficou curioso (a)? Conheça os textos dessa seção! Nela você também encontrará textos sobre sexualidade e contracepção. Por Mariana Araguaia

Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Olá! Tudo bem? Que bom encontrar você tirando sua dúvida. Obrigada, por nos enviar. 

Então, a reprodução assexuada é um tipo de reprodução que acontece sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético. Com isso, os indivíduos gerados são, em quase todos os casos, geneticamente idênticos àqueles que os formaram. Por essa razão, podemos dizer que a reprodução assexuada é responsável pela formação de clones. Vale salientar, no entanto, que diferenças podem ocorrer ocasionalmente devido a processos de mutação. (SUA PERGUNTA). Isto é, pode sim, ocorrer mutação. 

Vamos a uma exemplo: 

Você pega uma dor de garganta horrível,  vai ao médico e descobre que a dor é causada por uma infecção de bactérias. Essas bactérias se reproduziram rapidamente em sua garganta através de reprodução assexuada.

Logo, provavelmente todas as bactérias serão geneticamente iguais. Assim, se o antibiótico que seu médico receitou matar uma bactéria, todas elas morrerão, pois sendo todas geneticamente iguais, todas serão suscetíveis ao antibiótico.

MAS se uma ou duas bactérias daquelas que estavam em sua garganta tivessem sofrido uma mutação e que por seleção natural elas sobrevivessem por serem mais resistentes ao antibiótico? Elas sobreviveriam e poderiam continuar a população. Depois de alguns dias, sua garganta poderia estar novamente colonizada e sua dor de garganta voltaria. 

Desse modo, nota-se que a reprodução assexuada pode sim sofrer mutação, já que é algo ocasional. 

Espero ter ajudado! Muito feliz em ver você estudando com a gente. 

Conte sempre com a galera do explicaê. 

Abraços. 

01) (UECE/2019) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução: I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores. II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.

III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.

  • Deseja receber os Calendários e Informações Importantes? Clique Aqui!
  • Buscando um Cartão de Crédito sem Anuidade? Veja esta sugestão

É correto o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.

02) (UECE/2017-2) Considerando a reprodução animal, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. (  ) A partenogênese consiste no desenvolvimento de uma prole de ovos não fertilizados que ocorre em alguns peixes, anfíbios e répteis. (  ) A gametogênese é um processo que envolve a divisão celular meiótica e ocorre nas gônadas: testículos nos machos e ovários nas fêmeas. (  ) A pedogênese consiste no desenvolvimento de uma prole através da fecundação, típica da reprodução sexuada. (  ) A neotenia é um fenômeno reprodutivo que ocorre após o organismo passar pelo estágio larval. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: A) V, V, F, F B) V, F, V, F C) F, V, F, V

D) F, F, V, V

RESOLUÇÃO:
01) Nesta questão todos os itens estão corretos. Interessante destacar o item I, que alerta para a possibilidade de variabilidade genética em organismos de reprodução assexuada por meio de mutações.
Resp.: A

02) A partenogênese é um processo reprodutivo que se caracteriza pelo desenvolvimento do óvulo (sem que ocorra a fecundação); o processo ocorre em vários grupos de animais. Em casos raros, essa partenogênese pode ocorrer no organismo ainda jovem (que não atingiu a maturidade sexual). O processo é verificado, por exemplo, em vermes trematodos (platelmintos), em que uma larva (ex.: miracídio) sofre pedogênese e origina várias cercárias. A neotenia é termo empregado para designar a ocorrência de maturidade sexual ainda no estágio larval.

Resp.: A

A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:

I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.

II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.

III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.

É correto o que se afirma em

A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:

I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.

II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.

III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.

É correto o que se afirma em

VESTIBULARESACAFEAFAALBERT EINSTEINANHEMBI MORUMBICEFET-MGCEFET-RJCENTRO UNIVERSITÁRIO FEICESMACCMMGEEAREFOMMENEMENEM DIGITALENEM LibrasENEM PPLESCOLA NAVALESCSESPCEXESSAFAAFAAPFACULDADE CIÊNCIAS MÉDICASFACULDADE PEQUENO PRINCIPEFAMECAFAMEMAFAMERPFAMPFATECFEEVALEFEPARFGVFMABCFMCFMJFUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICOFURGFUVESTIFALIFBAIFCIFCEIFMAIFMGIFNMGIFPBIFPEIFSCIFSPIMEIMEDIMEPACINSPERITAITACMACKENZIEPEQUENO PRINCIPEPUCSANTA CASAUCBUCPELUCSUDESCUEAUEAPUECEUEFSUEGUELUEMUEMAUEMGUENPUEPAUEPGUERJUERRUESBUESCUFABCUFACUFALUFAMUFBAUFCUFCGUFESUFFUFFSUFGUFGDUFJFUFMAUFMGUFMSUFMTUFOPUFPAUFPBUFPEUFPELUFPIUFPRUFRGUFRGSUFRJUFRNUFRRUFRRJUFSUFSCUFSCARUFSJUFSMUFTUFTMUFUUFVUFVJMULBRAUNAERPUNBUNCIAMPUNCISALUNEBUNEMATUNESCUNESPUNESPARUNIARAUNICUNICAMPUNICENTROUNICESUMARUNICEUBUNICHRISTUSUNICIDUNIFALUNIFENASUNIFESOUNIFESPUNIFORUNIFRAUNIGUNIGRANRIOUNIMONTEUNIMONTESUNINORTEUNINOVEUNIOESTEUNIPUNIPAMUNIRUNIRIOUNISAUNISCUNITUNITAUUNIUBEUNIVAGUNPUPEUPE SSAUPFURBSUSFUSSUTFPRUVVVUNESP

ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB