Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica

30 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 45 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino fundamental (básico) e pertence à matéria de Biologia.

Essa resposta recebeu 174 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Águia Branca ou Santa Brígida.

Pergunta

1) Agora classifique cada tipo de rocha abaixo como Magmática,sedimentar ou metamórfica a-Mármore:___________ f-gnaisse:______________ b- Arenito:___________ c-Granito:___________ d-Basalto:__________ e-Calcário:__________

Resposta

Mármore: metamórficagnaisse: metamórficaarenito: sedimentargranito: magmáticabasalto: magmáticacalcário: sedimentar.

Estudantes também estão buscando por

  • Alguem sabe o significado deste ditado. Quem pode, pode; quem não pode, se sacode
  • Me ajudem com esse exercício de eletrostática. Duas esferas condutoras idênticas, muito pequenas,
  • como os aminoácidos se unem para formar proteínas? De o nome dessa ligação 

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 150 pessoas fizeram isso hoje e 12 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica

Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica

O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica

O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica

O calcário é uma rocha sedimentar *

Conhecer os diferentes tipos de rocha é importante para a realização de práticas econômicas, que se beneficiam delas de várias formas. Além disso, tal compreensão possibilita o entendimento dos processos de formação da Terra, do relevo e seus ciclos de transformação.

_________________________

* Créditos da imagem: Manishwiki15 e Wikimedia Commons

Tipos de rocha correspondem às diversas classes de rochas que podem ser determinadas por meio da identificação do processo de origem de cada uma delas. Assim, classificamos as rochas em:

  • magmáticas (ou ígneas);

  • sedimentares;

  • metamórficas.

Enquanto rochas do primeiro tipo são derivadas da solidificação do magma, as demais são oriundas de rochas preexistentes.

Leia também: Quais são os tipos de solo?

Resumo sobre os tipos de rocha

  • Rochas são materiais sólidos formados por um conjunto de minerais consolidados.

  • Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

  • Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas.

  • Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

  • Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.

Videoaula sobre os tipos de rocha

O que são rochas?

As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação. Muitas rochas podem apresentar ainda outros materiais de origem natural, como gelo e matéria orgânica.

A exposição das rochas na superfície terrestre pode acarretar no seu processo de intemperismo, dando origem aos solos e a outras rochas, como veremos mais à frente.

As rochas compõem a camada mais externa do planeta Terra, conhecida como litosfera.

Quais são os tipos de rochas?

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, da preponderância de elementos que o constituem.

    Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação. Assim, classifica-se as rochas ígneas em:

Intrusivas (ou plutônicas): são as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. A consolidação dos minerais dessa rocha se dá de maneira lenta, e, por essa razão, os minerais que se formam nessas rochas são maiores e em muitos casos podem ser observados em sua estrutura.|1| O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica
O granito é um tipo de rocha magmática intrusiva.

Extrusivas (ou vulcânicas): as rochas ígneas extrusivas são aquelas formadas pelo resfriamento da lava vulcânica, isto é, do magma que é expelido na superfície terrestre por meio das atividades associadas ao vulcanismo. Esse processo acontece mais rapidamente do que nas rochas intrusivas, dando origem a cristais muito pequenos e não distinguíveis a olho nu. O principal exemplo de rocha extrusiva é o basalto.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica
O basalto é um tipo de rocha magmática extrusiva.
  • Rochas sedimentares: são rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares. Esses depósitos podem conter também restos de animais e plantas, que darão origem a substâncias como o petróleo, e água. Uma vez depositados, os sedimentos passam pelo processo de diagênese, transformando-se pela compactação física (mecânica) ou dissolução química. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica
O arenito é um tipo de rocha sedimentar.
  • Rochas metamórficas: assim como as rochas sedimentares, as rochas metamórficas são formadas por outras rochas. No entanto, nesse caso, o processo acontece pela transformação que acontece na estrutura e nos minerais presentes na rocha preexistente em decorrência das diferentes condições de pressão e temperatura a que ela está submetida em profundidade. Esse processo é denominado metamorfismo. São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica
A pedra-sabão é um tipo de rocha metamórfica.

Diferenças entre rochas e minerais

Como vimos anteriormente, uma rocha é formada por um ou mais minerais consolidados, constituindo assim uma estrutura sólida e nem sempre homogênea. Os minerais são, portanto, componentes de uma rocha. Além disso, são também encontrados em sua forma pura na natureza.

Os minerais são descritos como estruturas sólidas e homogêneas formadas por um ou mais elementos químicos que foram cristalizados por meio de processos inorgânicos que acontecem na natureza. Eles são classificados em metálicos, como o alumínio e o ferro, e não metálicos, a exemplo do diamante e do quartzo.

Agora Classifique cada rocha abaixo como magmática sedimentar ou metamórfica
O quartzo é um tipo de mineral comumente encontrado na composição de rochas.

Exercícios resolvidos sobre os tipos de rocha

Questão 1

(UPE) A parte mais superficial da litosfera é composta basicamente por rochas, sedimentos e solos. As rochas são incluídas, segundo os mecanismos genéticos, em três grandes grupos, apresentando composição química e estruturação física bastante diversificadas. Sobre esse assunto, observe a ilustração abaixo:

Assinale a alternativa que indica o tipo de rochas predominantes que aparecem esquematicamente representadas, de acordo com a gênese.

a) Calcárias.

b) Magmáticas.

c) Metamórficas extrusivas.

d) Sedimentares intrusivas argilosas.

e) Sedimentares organógenas.

Resolução:

Alternativa B

A imagem mostra a presença de magma na litosfera, uma parte do qual está sendo expelido por meio do vulcanismo. O resfriamento desse material magmático dará origem às rochas magmáticas ou ígneas.

Questão 2

(Uece) Analise as descrições a seguir, considerando os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes de ocorrência.

I. Estas rochas podem ser formadas por processos diagenéticos e pelos fragmentos de outras rochas.

II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no interior da terra pelo resfriamento do magma.

III. Estas rochas podem se formar pelos processos de metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha.

Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de rochas às suas características.

a) I – ígneas; II – metamórficas; III – sedimentares.

b) I – sedimentares; II – ígneas intrusivas; III– metamórficas.

c) I – metamórficas; II – magmáticas; III – sedimentares.

d) I – magmáticas; II – sedimentares extrusivas; III – metamórficas.

Resolução:

Alternativa B

As rochas formadas por fragmentos ou sedimentos de outras rochas são chamadas de sedimentares. Já o resfriamento do magma no interior da litosfera dá origem às rochas ígneas intrusivas, enquanto o metamorfismo é o processo que origina as rochas metamórficas.

Notas

|1| ANDRES, Gergely; SZABÓ, Julio; TEIXEIRA, Wilson; BABINSKI, Marly. Magma e seus produtos. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 152-185.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia