Alimentos que devem ser evitados por quem tem colesterol alto

Adicionalmente, é absolutamente fundamental aumentar o consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais, que, devido ao seu alto teor fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, controlando por sua vez os níveis de colesterol no sangue.

Associada à dieta, também se deve praticar atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, para promover a perda de peso e evitar o aumento do colesterol. 

Alimentos permitidos na dieta

Para diminuir o colesterol deve consumir alimentos com pouca quantidade de gordura e açúcar, como por exemplo:

1. Pão, arroz, macarrão e farinhas integrais, consumidos diariamente;

2. Feijão, grãos, lentilhas e soja, duas vezes por semana;

3. Amêndoas, avelãs e nozes até cinco a 10 unidades por dia;

4. Leite magro, queijos brancos e iogurte natural sem açúcar;

5. Peixe, como salmão, atum, truta e sardinhas, pelo menos duas vezes por semana;

6. Aumentar o consumo de água para dois a 2,5 litros por dia;

7. Consumir três a cinco porções de frutas ou vegetais por dia.

Os alimentos devem ser sempre cozidos, grelhados ou cozinhados a vapor, evitando fritos e guisados. Também é importante realizar três refeições principais e dois a três lanches ao longo do dia, de modo a controlar a fome e manter um peso saudável. 

Também existem alguns chás que podem ser incluídos nas opções naturais para baixar o colesterol, como por exemplo o chá de alcachofra ou o chá de dente-de-leão. 

Alimentos proibidos na dieta

Alguns alimentos que devem ser evitados, pois são ricos em gordura e açúcar, e favorecem o aumento do colesterol mau (LDL) são:

1. Frutos do mar;

2. Vísceras de animais;

3. Manteiga e óleo;

4. Produtos industrializados;

5. Doces em geral e chocolates;

6. Queijos amarelos;

7. Carnes gordas (de vaca ou porco). 

Além disso também é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de refrigerantes, já que afetam nocivamente os níveis de colesterol no sangue.

Seja sempre o primeiro a saber.Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

Alimentos que devem ser evitados por quem tem colesterol alto

Você dá a devida atenção à sua alimentação? Sabe qual é a dieta mais adequada para quem tem colesterol alto? Se tem dúvidas sobre o assunto, é importante ficar em alerta, já que o aumento dos níveis dessa gordura no organismo pode levar a problemas de saúde sérios, como o entupimento das artérias e as doenças cardíacas.

Os médicos são unânimes ao afirmarem que a melhor forma de inibir as taxas de colesterol é levar um estilo de vida saudável. Isso inclui, além da prática de exercícios físicos regulares e atividades que fazem bem, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Porém, é preciso conhecer os alimentos que de fato ajudam a prevenir doenças e a proteger a nossa saúde. Neste post, vou explicar o que é colesterol, por que ele aumenta e qual a dieta ideal para reduzir os seus níveis no organismo. Veja!

O que é colesterol e por que ele aumenta?

Trata-se de uma gordura originada no fígado a qual se dissemina para todas as células do corpo. É importante por garantir, por exemplo, a produção de vitamina D e hormônios sexuais. Existem dois tipos, o HDL (bom) e o LDL (ruim). A diferença entre ambos é a seguinte:

  • HDL — retorna para o fígado, por meio das lipoproteínas, para ser suprimido;
  • LDL — é conduzido para a corrente sanguínea e demais tecidos, podendo causar entupimento das artérias e doenças do coração.

Alguns fatores contribuem para o aumento do colesterol. Os principais são o histórico familiar, a obesidade ou o peso acima do adequado, o estilo de vida sedentário e a ingestão exagerada de gordura saturada. A prática de atividades físicas e uma dieta equilibrada e saudável ajudam a manter os níveis sob controle.

Qual a ideal dieta para quem tem colesterol alto?

Confira abaixo alguns alimentos que ajudam a manter sob controle os níveis dessa gordura produzida no fígado.

Aveia

As fibras contidas na aveia promovem a sensação de saciedade, além de controlar a taxa de açúcar no sangue, melhorar a circulação e reduzir a absorção de gordura. Ao mesmo tempo que diminui a concentração de colesterol total, triglicerídios e lipídios totais, o alimento aumenta os níveis de HDL no organismo.

Oleaginosas

As oleaginosas contêm arginina, que auxilia na vasodilatação e, assim, diminui as chances de o indivíduo ser acometido por problemas no coração. Além disso, suas propriedades antioxidantes evitam o câncer, o envelhecimento das células e as doenças coronárias. São exemplos desse alimento as castanhas e as nozes.

Berinjela

Assim como a aveia, a berinjela é uma fonte de fibras solúveis, as quais trazem os benefícios já citados. Além disso, é um alimento de baixa caloria. Por isso, é altamente recomendada na dieta de quem tem colesterol alto e busca por mais saúde. Outro vegetal com essas mesmas características é o quiabo.

Azeite

O azeite também oferece benefícios à nossa saúde. Ao reduzir a taxa glicêmica, ele ajuda a controlar o diabetes tipo 2, além de contribuir com o bom funcionamento do aparelho cardiocirculatório. Por conter ácido oleico, o alimento regula ainda os níveis de colesterol, protegendo-nos de doenças cardíacas.

Linhaça

A linhaça é uma grande fonte de ômega 3, um tipo de gordura que reduz os níveis de colesterol total e ruim e aumenta o HDL, evitando o surgimento de coágulos. Além disso, a semente previne as doenças cardiovasculares. A dica é ingeri-la moída ou triturada para potencializar os seus benefícios e favorecer a digestão.

Gostou de saber qual é a dieta para quem tem colesterol alto? Por fim, saiba que alguns alimentos devem ser evitados para inibir o aumento dos níveis dessa gordura no organismo. Entre eles, vale citar os produtos industrializados, a manteiga, os queijos amarelos e os frutos do mar. Lembre-se ainda de visitar o médico regularmente para verificar se a sua saúde está em ordem, combinado?

Se você achou este post útil, aproveite a visita ao blog e aprenda de uma vez como controlar o seu colesterol!

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no sangue e nas células que é bastante importante para produzir hormônios, vitaminas e por ajudar os órgãos a funcionar corretamente. Há diferentes frações de colesterol, classificadas pelas lipoproteínas que o carregam nas artérias:

  • O LDL, leva o colesterol para as células e é considerado "ruim", pois quando circula em excesso pode se acumular nas artérias e formar placas de gorduras no coração, aumentando risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral);
  • O HDL "bom" (HDL) que transporta o excesso de colesterol das artérias para o fígado, ajudando a evitar o entupimento.

A maior parte do colesterol é produzida pelo nosso próprio corpo, mas uma parcela vem da dieta. Por isso, quem consome mais gordura, passa a produzir mais colesterol, o que deixa de ser saudável. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço das doenças cardíacas ocorre devido ao colesterol alto.

Por isso, a escolha dos alimentos como lanches ou snacks é fundamental para evitar esse problema de saúde. O ideal é não banir qualquer alimento da dieta, mas reduzir a quantidade e a frequência, além de privilegiar formas de preparos mais saudáveis.

A lista de lanchinhos a seguir foi elaborada por Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Gisele Pontaroli Raymundo, professora do curso de Nutrição da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Claudia da Silva Fragata, cardiologista e especialista em arritmias cardíacas do Hospital Santa Cruz; Sueli Vieiras, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; e Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).

Coloque no prato

Imagem: iStock

Pão integral
Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos. Mas fique atento com os recheios: é importante dar preferência para proteínas e queijos magros como cottage, ricota, mussarela light, cream cheese e requeijão light, além de ovo cozido, cenoura, atum, peito de frango, salmão e alface.

Imagem: iStock

Oleaginosas
As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que ajudam na diminuição de uma fração do colesterol, também popularmente chamado de colesterol ruim (LDL). Cerca de 50 gramas ao dia é uma ótima opção de lanchinhos no meio da manhã ou da tarde.

Imagem: iStock

Aveia
A aveia possui fibras solúveis, que colaboram tornando a absorção do colesterol dos alimentos mais lenta. Ela também inibe a síntese de LDL no fígado e aumenta as concentrações do HDL, que pode ser considerado o defensor das artérias.

Pipoca de panela
A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade. A pipoca pronta para microondas não deve ser consumida, pois tem gordura vegetal hidrogenada, o que não é recomendado para indivíduos com taxas altas de colesterol.

Imagem: iStock

Chocolate amargo
O chocolate amargo, ou seja, com 70% ou mais de cacau também é uma opção de petisco, pois é rico em flavonoides, que são substâncias que funcionam como antioxidante, prevenindo ou retardando danos a células do corpo, o que pode ser bom para a circulação sanguínea e controle do colesterol. Mas atenção a quantidade: cerca de 30 gramas (uma barra pequena) por dia é o suficiente.

Imagem: kirin_photo/Istock

Salada de frutas
As frutas in natura são ótimas fontes de fibras e devem ser consumidas regularmente. Inclua cereja, amora, uva, morango, jabuticaba, por terem boas quantidades de fibras solúveis (pectina).

Imagem: iStock

Iogurte
Consumir iogurte pode reduzir o colesterol ruim devido aos probióticos, mas tem que ser o iogurte de verdade. Além disso, a redução de gordura saturada é recomendada para quem tem o colesterol elevado, por isso, os iogurtes desnatados são indicados. Porém, é importante se atentar ao açúcar que algumas vezes são adicionados a esses produtos.

Melhor evitar

Imagem: iStock

Embutidos
Os alimentos embutidos possuem altos índices de gordura. Pessoas que estão com o colesterol alto devem evitar o consumo de alimentos como presunto, salame, salsicha, por exemplo.

Imagem: iStock

Queijos amarelos
Esse tipo de queijo é rico em gordura saturada e colesterol e devem ser consumidos em poucas quantidades. Opte por laticínios desnatados e queijos brancos.

Imagem: iStock

Biscoitos industrializados
Como a maioria dos alimentos ultraprocessados, eles têm gordura vegetal hidrogenada na sua formulação, que aumentam o colesterol ruim e reduzem o bom.

Imagem: iStock

Salgados fritos
As frituras como coxinha e bolinho de queijo são uma tentação, mas o óleo ao ser aquecido passa por reações químicas que elevam o colesterol ruim e diminuem o bom. Sempre que possível opte por alimentos grelhados ou assados.

Imagem: iStock

Carnes gordas
Os lanches com carnes gordas e vermelhas devem ser evitados devido ao excesso de gordura saturada. Prefira os cortes magros, como lagarto, alcatra, patinho e retire todo o excesso de gordura. Lembre-se de consumir carne vermelha com moderação --- cerca de três vezes por semana é o ideal.