Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não corresponde ao tecido muscular

O tecido muscular, um dos quatro tipos de tecidos animais, caracteriza-se por sua capacidade de contração. Ao contrair-se, ele garante não só a movimentação do corpo, como também, por exemplo, o batimento cardíaco e o transporte de alimentos pelo sistema digestório. Sua contração é conseguida pela quantidade de filamentos de proteínas contráteis existentes em suas células.

O tecido muscular pode ser classificado em três tipos, utilizando-se como critérios as características morfológicas e também funcionais das células que o constituem.

Leia também: Tecidos humanos - epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso

Características do tecido muscular

O tecido muscular é formado por células alongadas com capacidade de contração que recebem a denominação de fibras musculares. Essas fibras apresentam vários filamentos de proteínas contráteis, ou seja, com capacidade de contração. Entre eles estão os filamentos de actina e miosina.

As fibras musculares são células eucarióticas típicas, com uma série de estruturas encontradas também em outros tipos celulares. Entretanto, nas fibras musculares, algumas dessas estruturas recebem denominações específicas, sendo esse o caso da membrana celular, do citosol e do retículo endoplasmático liso. A membrana celular das células musculares é chamada de sarcolema, enquanto o citosol é chamado de sarcoplasma, e o retículo endoplasmático liso, de retículo sarcoplasmático.

Classificação do tecido muscular

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não corresponde ao tecido muscular
O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.

Apresenta estriações e é encontrado na parede do coração. A contração desse tecido é vigorosa, rítmica e involuntária, portanto, não somos capazes de controlá-la. Possui fibras alongadas, com um ou dois núcleos, os quais estão localizados mais próximos à região central. Sua fibras musculares apresentam ramificações unidas por discos intercalares.

Esses discos garantem que sinais passem de uma célula para outra, permitem que a contração cardíaca seja sincronizada e evitam que uma célula separe-se da outra no momento do batimento cardíaco. Vale destacar, ainda, que as células desse tecido apresentam elevado número de mitocôndrias, uma vez que o gasto de energia para a contração é elevado.

Leia também: Junções celulares nos tecidos animais – formas de comunicação das células

É rico em estriações e está conectado aos nossos ossos, sendo os casos do bíceps e do tríceps. Apresenta fibras musculares longas, que podem atingir até 30 cm, cilíndricas e com vários núcleos na periferia das células. A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária.

Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.

As fibras musculares esqueléticas possuem um padrão de estriações transversais, conseguidas graças à alternância de faixas claras e escuras. Aquelas são formadas por filamentos finos (actina), enquanto estas são formadas tanto por filamentos finos quanto por filamentos grossos (miosina). A faixa escura é conhecida como banda A, e a clara, como banda I. No centro da banda I, observa-se uma linha escura transversal chamada de linha Z. Na banda A, no centro, observa-se uma região mais clara, chamada de banda H.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não corresponde ao tecido muscular
Observe um esquema do sarcômero, as unidades contráteis básicas do tecido muscular.

A contração do tecido muscular esquelético ocorre devido ao encurtamento dos sarcômeros, as unidades contráteis básicas desse tipo de tecido. Cada sarcômero (unidades repetidas das miofibrilas) é formado por duas metades de banda I e uma banda A ao centro, sendo ele, portanto, uma porção que fica entre duas linhas Z. Para saber mais sobre esse tecido tão importante para nossos ossos, leia o texto: Tecido muscular estriado esquelético.

Não possui estriações, diferentemente dos demais. Suas células são longas, com um núcleo central, e apresentam formato fusiforme, ou seja, suas extremidades são mais estreitas que o seu centro. A contração desse tecido é involuntária e lenta. Ele pode ser encontrado na parede de vários órgãos, tais como bexiga, esôfago e artérias. Caso tenha maior interesse nesse tópico, leia nosso texto: Tecido muscular liso.

Funções do tecido muscular

Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não corresponde ao tecido muscular
Nossa movimentação é conseguida graça à ação dos nossos músculos, que são formados pelo tecido muscular.

O tecido muscular está relacionado com uma série de funções em nosso organismo, algumas delas vitais para nossa sobrevivência, sendo esse o caso do batimento cardíaco, conseguido pela contração do tecido muscular estriado cardíaco. Além disso, o tecido muscular promove, acompanhado de nossos ossos, a nossa movimentação. É também uma função sua a manutenção da postura.

Leia também: Contração muscular esquelética – resposável por nossa movimentação

O tecido muscular garante ainda a mudança do volume de vários órgãos e o posterior retorno deles ao tamanho original, sendo esse o caso da bexiga. Ele também permite que substâncias sejam transportadas pelo nosso corpo. Sem os músculos, nosso sistema digestório, por exemplo, não seria capaz de movimentar o alimento pelo tubo digestório (movimentos peristálticos) e permitir a digestão. 

O tecido muscular é caracterizado principalmente pela sua capacidade de se contrair e responder a um estímulo nervoso.  Os músculos são capazes de produzir força e movimento, além de outras características e funções. Leia o resumo e faça as questões sobre tecido muscular.

O ENEM costuma cobrar no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, há Questões sobre Tecido Muscular, por isso preparamos esse resumo e exercícios para te preparar ainda mais para as provas.

Aproveite para testar os seus conhecimentos sobre Fisiologia Humana com os nossos exercícios.

Tecido Muscular

O tecido muscular está relacionado com os movimentos do corpo, sendo as principais características a excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. 

Esse tecido é composto por células alongadas que recebem o nome de fibras musculares ou miócitos, sendo a actina e a miosina proteínas abundantes. Cerca de 40% da massa corporal é representada por músculos.

A estrutura do tecido muscular é classificada em:

  • Célula: Fibra Muscular.
  • Membrana plasmática: Sarcolema.
  • Citoplasma: Sarcoplasma.
  • Retículo Endoplasmático: Retículo Sarcoplasmático.

Quais são as funções do Tecido Muscular?

As principais funções do tecido muscular são ajudar no movimento, estabilização e postura dos órgãos, fazer a regulação do volume dos órgãos e a produzir calor.

três tipos de tecido muscular:

  • Estriado esquelético.
  • Estriado cardíaco.
  • Liso ou Não – Estriado.

Vamos revisar cada tecido muscular.

  • Está conectado ao esqueleto, por isso recebe o nome de esquelético;
  • A contração é voluntária e rápida;
  • As fibras musculares possuem várias miofibrilas, filamentos de proteínas;
  • O formato das fibras são longas cilíndricas;
  • Fibras multinucleadas.
  • Principal tecido do coração;
  • Contração involuntária, vigorosa e rítmica;
  • Células alongadas e ramificadas;
  • As estrias são transversais e não se agrupam em miofibrilas;
  • O tecido muscular estriado cardíaco, diferente do tecido muscular estriado esquelético não possui estriações evidentes e sim mais curtas.
  • O endomísio envolve as fibras cardíaca;
  • Ausência de estriações;
  • Responsável por gerar movimentos internos e constituir a parede de muitos órgãos;
  • Presente no estômago, intestino, bexiga, útero, ductos de glândulas e nas paredes dos vasos sanguíneos;
  • Contração involuntária e lenta;
  • Formado por células uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas;

Podemos notar que existem diversos tecidos, por isso o BEDUKA preparou o resumo e separou os melhores exercícios de Histologia para te ajudar a compreender a matéria.

Teste os seus conhecimentos com as Questões sobre Tecido Muscular e confira as respostas no gabarito.

Questões sobre Tecido Muscular

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (PISM-UFJF/2002) – O tradicional bife de carne de boi é constituído por:

a) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.

b) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.

c) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.

d) tecido muscular estriado, caracterizado por apresentar contrações peristálticas reguladas pelo cálcio.

e) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

2 – (UFPI) – Que tipo de músculo é responsável pela peristalse ao longo do trato digestório?

a) Cardíaco

b) Voluntário

c) Liso

d) Estriado

e) Esquelético

3 – (URCA) – Sabemos que o tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso.

Conforme informação acima, a alternativa que indica o tipo de músculo relacionado com a nossa locomoção é:

a) Estriado cardíaco

b) Estriado esquelético

c) Não estriado

d) Estriado esquelético e estriado cardíaco

e) Estriado cardíaco e não estriado

4 – (UFV) – Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas:

I – O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano.

II – O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas.

III – O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteróides anabolizantes.

Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:

a) apenas II e III estão corretas.

b) apenas I está correta.

c) apenas II está correta.

d) I, II e III estão corretas.

e) apenas I e II estão corretas.

5 – (UFRGS) – Considere as afirmações a seguir sobre o tecido muscular esquelético.

I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular.

II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas.

III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sangüínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

6 – (UEL) – Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir:

I. cardíaca

II. estriada

III. lisa

a) Contração involuntária e lenta.

b) Contração voluntária, em geral vigorosa.

c) Contração involuntária e rápida.

Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.

a) Ia, IIb, IIIc

b) Ia, IIc, IIIb

c) Ib, IIc, IIIa

d) Ic, IIa, IIIb

e) Ic, IIb, IIIa

7 – (UFTM) – Na final do campeonato de atletismo, João sagrou-se campeão na modalidade salto com vara, enquanto Pedro venceu na modalidade maratona. Para realizar o trabalho muscular requerido na final de cada uma dessas provas, a musculatura esquelética dos atletas precisou contar com certo aporte de energia. Basicamente, quatro diferentes processos poderiam fornecer a energia necessária para o trabalho muscular desses atletas durante as provas:

I. reserva celular de ATP; 

II. reserva celular de fosfocreatina;

III. reserva celular de glicogênio; 

IV. formação de ATP pela respiração aeróbica. 

Pode-se dizer que, do início ao final da prova, na musculatura esquelética de 

a) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo I, apenas. 

b) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo IV, apenas. 

c) João, a obtenção de energia deu-se predominantemente pelos processos I e II, enquanto na musculatura esquelética de Pedro, deu-se predominantemente pelo processo IV. 

d) Ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, em ambos os casos, o processo IV. 

e) Ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, no caso de João, o processo III e, no caso de Pedro, o processo IV. 

8 – Unirio-RJ – É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma, encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.

Essa é a descrição do tecido:

a) epitelial.

b) conjuntivo.

c) muscular estriado cardíaco.

d) muscular não estriado.

e) muscular estriado esquelético.

9 – PUC-MG – São dadas, abaixo, algumas características de três tipos de tecidos musculares animais.

I. Possui apenas um núcleo, com contração relativamente lenta.

II. Apresenta células cilíndricas extremamente longas, multinucleadas, de contração rápida e voluntária.

III. Tem células normalmente mononucleadas, de contrações rápidas e involuntárias, com presença de discos intercalares.

As características se referem, respectivamente, aos seguintes tecidos musculares:

a) liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

b) estriado esquelético, liso e estriado cardíaco.

c) estriado cardíaco, liso e estriado esquelético.

d) liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

e) estriado cardíaco, estriado esquelético e liso.

10 – Mackenzie-SP – As afirmações a seguir, referem-se aos três tipos de tecido muscular humano.

I. Todos apresentam as miofibrilas, que são estruturas protéicas com capacidade de contração.

II. Como conseqüência da contratilidade, esses tecidos apresentam células com grande quantidade de mitocôndrias.

III. Actina e miosina são as proteínas responsáveis pela contração desses tecidos, num processo que necessita da presença de íons cálcio e de magnésio.

Assinale:

a) se todas estiverem corretas.

b) se apenas I e II estiverem corretas.

c) se apenas I e III estiverem corretas.

d) se apenas II e III estiverem corretas.

e) se apenas III estiver correta.

Respostas dos Questões sobre Tecido Muscular

Exercício resolvido da questão 1 –

e) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) Liso

Exercício resolvido da questão 3 –

b) Estriado esquelético

Exercício resolvido da questão 4 –

b) apenas I está correta.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) Apenas I e II.

Exercício resolvido da questão 6 –

e) Ic, IIb, IIIa

Exercício resolvido da questão 7 –

c) João, a obtenção de energia deu-se predominantemente pelos processos I e II, enquanto na musculatura esquelética de Pedro, deu-se predominantemente pelo processo IV. 

Exercício resolvido da questão 8 –

c) muscular estriado cardíaco.

Exercício resolvido da questão 9 –

a) liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

Exercício resolvido da questão 10 –

a) se todas estiverem corretas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossos questões sobre tecido muscular? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!