Como a Revolução francesa se expandiu pela Europa

Os iluministas criaram um movimento intelectual ocorrido entre o século XVII e XVIII, cujo pensamento consistia em dar maior credibilidade e ênfase à racionalidade humana.  Os filósofos do iluminismo  acreditavam que a razão é inerente ao ser humano. Influenciou a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

O movimento de ideias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, ou ainda Ilustração. Veja aula gratuita com simulado no final.

Os Filósofos do Iluminismo

A origem do nome vem do latim “lumini” que quer dizer luz. Naquela época, no século XVIII,  fato de se ter uma ideia era considerado uma luz por se encontrar na busca de soluções ou saídas de qualquer problema. E, fato mais fato durante o dia, quando se tem claridade.

Você sabe o que significa inerente? Inerente quer dizer que é uma característica essencial, que está ligado ao ser humano, isto é, eles queriam afirmar que a razão deve ser a chave de todo conhecimento e de tomada de decisão.

Esse período é chamado também de século das luzes, filosofia das luzes, ilustração, esclarecimento, pois considera que o ser humano descobriu que através de sua razão ele é o detentor e produtor do conhecimento, isto é, se iluminou.

O pensamento de Rousseau

Um dos principais Filósofos do Iluminismo, e com um pensamento que atravessou os séculos, foi o suíço Jean-Jacques Rousseuau. Veja um resumo simples e rápido sobre a obra e o legado de Rousseau:

https://youtu.be/DnnvgOwlyiY

Gostou do resumo com o professor Alan Ghedini? Ele é muito bom para explicar. O pensamento de Jean-Jacques Rousseuau “explodiu” na França, no ambiente intelectual dos enciclopedistas.

Rousseau trabalhou de maneira original o tema das Desigualdades, e do paradoxo se o homem tem uma natureza intrínseca, e se esta seria boa ou não. A proposta dele era de “iluminar” este debate. Foi uma grande inovação este conjunto de proposições, e marcou presença entre os filósofos do Iluminismo.

A palavra iluminismo, portanto, representa esse amplo movimento, que sintetiza várias tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Ainda que o pensamento iluminista estivesse presente em pensadores de diversos países europeus, foi na França que ele se consolidou.

Na época, o Iluminismo representou uma postura de pensamento,  e de uma ação prévia que todos os seres humanos poderiam transformar o mundo em um lugar melhor, mediante o estuda das ciências e do engajamento político-social.

Resumo sobre os filósofos do Iluminismo

Confira com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre as principais características do pensamento revolucionário e os filósofos do Iluminismo que mais se destacaram;

https://youtu.be/WZyQyGKUlVk

Muito fera o professor Felipe. Agora, vamos continuar com um esquema, com um infográfico para você fazer uma síntese completa sobre o Iluminismo.

O foco na Razão

O foco do Iluminismo é partir da razão, da racionalidade, e utilizar estes recursos para formular em pensamento críticas em relação à ordem anterior ou vigente ( o Antigo Regime na França), e defender mudanças como a ordem política liberal e a separação entre Igreja e o Estado.

Veja no diagrama:

Como a Revolução francesa se expandiu pela Europa
Entre as principais influências do pensamento iluminista estão a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

Como você pôde notar no esquema ilustrativo sobre o Iluminismo, este movimento enfatizou a capacidade humana de usar sua razão, de conhecer a realidade e intervir nela. Mas talvez você esteja se perguntando “como se dá este processo de iluminação?”

O processo de iluminação se daria pelo desenvolvimento da capacidade intelectual, libertando-se dos medos irracionais, superstições e crendices, levando o ser humano a questionar as tradições vulgares e a construir uma nova ordem racional para a sociedade.  Esta era a premissa. Então, você acha que isto se realizou?

Os principais filósofos do Iluminismo:

Montesquieu (Charles Louis de Secondat) fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”.

Voltaire (François-Marie Arouet) Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das ideias iluministas.

Denis Diderot – Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.

Jean de la Rond D’Alembert – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia.

Jean-Jacques Rousseau – Redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Muitas vezes com abordagens contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.

John Locke – Pensador inglês, que trabalhou as questões do Contrato Social. Ele tinha como premissa que a mente do ser humano era uma “tábula rasa” a ser moldada pela cultura.

Adam Smith – Filósofo Inglês, e que trabalhou também as questões da economia moderna, baseadas na liberdade de empreender. Para ele, a riqueza das nações era decorrente do esforço de empreender, e não de monopólios. Defendeu o fim da política mercantilista.

Como você pôde perceber, os ideais partilhados pelos pensadores que compõe o grupo dos Filósofos do Iluminismo estavam em diferentes países e contextos ao longo do século XVIII. Não eram “um grupo”  que se reunia e que trabalhava no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Era um pensamento emergente em vários países da Europa.

Este post está valendo pra você? - Então, compartilhe com os colegas!

Renascimento & Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural que enfatizou a capacidade humana de sair da menoridade, ou seja, da ignorância. O uso da razão, portanto, seria o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Este extrato é como se fosse uma resultante do pensamento dos diversos filófosos do iluminismo durante o século XVIII.

Confira aula gratuita sobre o Renascimento com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito:

https://youtu.be/YwqLGtOajws

Boa demais esta aula do professor Felipe. Assim você consegue entender na perspectiva temporal as relações entre o Renascimento e, depois, o Iluminismo. Parece que o mundo “demora a muda”, não parece?

Para a sua revisão ficar mesmo completa, você viu na aula do professor Felipe que o movimento intelectual, político e artístico do Renascimento aconteceu no final da Idade Média na Europa, com o fortalecimento dos Burgos (cidades) em relação ao Sistema Feudal.

Iluminismo e Revolução Francesa

Um dos grandes marcos das mudanças na civilização ocidental é celebrado em 14 de julho. Foi nesta data que no ano de 1789 uma rebelilão popular promoveu a “Tomada da Bastilha”, libertando os presos ali confinados.

Com este símbolo a revolta consolidou as suas ações na França para derrubar a monarquia absolutista. Este episódio entrou para a história como a Revolução Francesa. Veja como foi que tudo aconteceu:

https://youtu.be/LgOmiodOGCE

Agora, responda ao Simulado sobre os Filófosos do Iluminismo e a síntese deste movimento que abriu a cabeça da Europa, depois da América, e que irradiou por todos os continentes.

Simulado de Iluminismo

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Pontuação média  
Sua pontuação  

  1. (USF SP/2018)

    Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.
    Disponível em:

    Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que

    • o liberalismo econômico deu ênfase à economia mercantilista, na qual o Estado seria responsável pela regulamentação de preços e mercados para evitar abusos que prejudicariam a população.
    • a Escola Fisiocrata sustentou a ideia de que existem leis naturais regendo a sociedade, mas que poderiam ser alteradas pelo bem da humanidade, e, além disso, defendeu que a indústria e o comércio seriam responsáveis pela riqueza de uma nação.
    • as ideias defendidas por John Locke, na obra O contrato social, afirmam que o soberano deve conduzir o Estado de forma democrática, de acordo com a vontade do povo.
    • o Despotismo Esclarecido, ligado à associação entre as ideias das luzes e o poder absolutista dos reis, foi aplicado com ênfase em todos os Estados europeus no início do século XVIII, resultando no nascimento de dezenas de monarquias parlamentaristas.
    • o Iluminismo combateu o mercantilismo, o tradicionalismo religioso herdado da Idade Média e a divisão da sociedade em estamentos.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  2. (UNESP SP/2017)

    O alvo dos ataques extremistas é o Iluminismo. E a melhor defesa é o próprio Iluminismo. “Por mais que seus valores estejam sendo atacados por elementos como os fundamentalistas americanos e o islamismo radical, isto é, pela religião organizada, o Iluminismo continua sendo a força intelectual e cultural dominante no Ocidente. O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo”. Estas palavras do historiador britânico Anthony Pagden chegam em um momento em que algumas forças insistem em dinamitar a herança do Século das Luzes. “O Iluminismo é um projeto importante e em incessante evolução. Proporciona uma imagem de um mundo capaz tanto de alcançar certo grau de universalidade quanto de libertar-se das restrições do tipo de normas morais oferecidas pelas comunidades religiosas e suas análogas ideologias laicas: o comunismo, o fascismo e, agora, inclusive, o comunitarismo”, afirma Pagden.
    (Winston Manrique Sabogal. “‘O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo’”. http://www.unisinos.br. Adaptado.)

    No texto, o Iluminismo é entendido como

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  3. (Uni-FaceF SP/2017)

    No plano político restou-nos principalmente a vertente autoritária do Iluminismo, sempre distante e hostil à participação popular, tão elitista hoje quanto o eram à sua época os nossos tão familiares “déspotas esclarecidos”. De fato, como designar, na atualidade, senão como manifestações “iluministas”, as formas iluminadas de que se revestem tantas ditaduras e líderes carismáticos, tantas elites tecnocráticas e partidos que se proclamam, todos eles, donos exclusivos da verdade, ou seja, do que é melhor para todos?
    (Francisco J. Calazans Falcon apud Fausto Henrique Gomes Nogueira e Marcos Alexandre Capellari (orgs.). Ser protagonista, 2010.)

    No trecho, o autor avalia que, em termos políticos,

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  4. Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  5. (PUCCamp SP/2017)

    Os enciclopedistas constituíram uma pequena elite de letrados e de técnicos, ligados à vida material como elementos de ponta do progresso econômico e também estreitamente vinculados ao aparato estatal, o qual se esforçaram por tornar melhor e mais racional. (…) Por toda a parte na Europa das Luzes, encontramos esta pretensão e esta vontade [dos filósofos] de pôr-se à testa e na direção da sociedade.
    (VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003, p. 44, 239-240)

    A elite intelectual a que o texto se refere foi responsável pela organização e publicação do mais importante veículo de divulgação das ideias do Iluminismo, no século XVIII: a Enciclopédia. Essa obra de inspiração racionalista,

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  6. Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  7. Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!

  8. (FAMEMA SP/2016)

    Contudo, o príncipe deve fazer-se temer de tal modo que, se não conseguir a amizade, possa pelo menos fugir à inimizade, visto haver a possibilidade de ser temido e não ser odiado, ao mesmo tempo. Isto sucederá, sempre, se ele se abstiver de se apoderar dos bens e riquezas dos seus cidadãos e súditos e também das suas mulheres. (Nicolau Maquiavel [O Príncipe]

    apud Ricardo de Moura Faria et al. História, 1993.)