Como calcular fuso horário em graus

Saiba Mais

  • Os resultados podem ser conferidos a partir da memória dos cálculos
  • Os cálculos podem ser salvos e alterados posteriormente
  • Os cálculos podem ser exportados para um editor de text
  • Os cálculos podem ser impressos

Aviso O site CÁLCULO EXATO é um serviço gratuito que se propõe a auxiliar o usuário como simples referência e verificação de cálculos diversos. Este serviço não deve ser utilizado em substituição a um profissional habilitado. O usuário que utiliza os nossos serviços o faz por sua conta e risco, e aceita que não temos qualquer responsabilidade por danos de qualquer natureza resultantes desta utilização.

Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre.

A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.

Devido a questões geopolíticas, cada nação pode adotar um determinado horário como referência, o que pode levar a distorções.

Antes dessa metodologia, os relógios eram acertados em cada cidade pela qual se passava ou, como na Idade Média, pelo horário solar aparente ao meio dia.

Os fusos horários corrigiram isso ao instituir um tempo solar médio. Entretanto, esse processo de padronização teve início somente a partir de 1878, quando Sanford Fleming, a partir de seus estudos de astronomia, propõe a divisão mundo em 24 faixas verticais.

Posteriormente, em 1884, na "Conferência Internacional do Primeiro Meridiano", realizada por representantes de 25 países em Washington, a padronização planetária da hora é adotada e convencionada.

Conceitos fundamentais para entender os fusos horários

Meridianos

Os meridianos são as semicircunferências que ligam os polos e dividem o globo terrestre em dois hemisférios: o ocidental (a Oeste do GMT) e o oriental (a Leste do GMT). Eles determinam os múltiplos de 15° que constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

Na intersecção entre estas linhas, que é mais larga na medida em que se aproxima da Linha do Equador, nos teremos um mesmo horário vigorando de Norte a Sul.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich é o marco longitudinal para determinar o “Greenwich Mean Time” (GMT). Portanto, A longitude 0° passaria sobre Greenwich, nas proximidades de Londres. A Leste desse marco, conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.

Como calcular os Fusos Horários?

Esta metodologia leva em consideração o movimento de rotação da Terra, em sentido anti-horário para o Leste. Assim, adiantamos as horas dos fusos a Leste, e atrasamos as horas à Oeste do GMT (Greenwich Mean Time, em português Tempo Médio de Greenwich).

Assim, para determinar os fusos horários de uma localidade, temos de conhecer suas coordenadas geográficas.

Para completar a rotação, o planeta Terra leva aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A proporção é de 1h para cada 15° de rotação, ou seja, 1° a cada 4 minutos.

De tal modo, em 24h, a Terra terá completado o giro 360°.

Em cada 15º de longitude temos um fuso que equivale à uma hora, sendo o Meridiano de Greenwich o marco zero longitudinal da Terra. Por isso, a partir dele podemos contar as linhas verticais imaginárias (de uma hora cada), que aumenta, se localizada a leste do globo, ou diminui se localizada a oeste.

As linhas paralelas (latitudes), por sua vez, determinam a largura média dos fusos. Por esse motivo, na linha do Equador o fuso terá 1667 km, enquanto nos trópicos de Câncer e Capricórnio, a largura será de 1529 km. Ela continua diminuindo, até chegar aos polos, onde a largura média dos fusos será de 289,4 km.

Exercício

(UFSM-RS) Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante.

Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s):

a) 7 horas. b) 8 horas. c) 2 horas. d) 1 hora.

e) meia-noite.

Esconder RespostaVer Resposta

Fusos Horários no Brasil

Localizado no hemisfério ocidental, o Brasil possui 4 fusos horários e, em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT), possui o seu horário atrasado variando de duas a cinco horas a menos:

  • Fuso 1 (-2GMT): possui duas horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.
  • Fuso 2 (-3GMT): possui tem três horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich, corresponde ao fuso da hora oficial do Brasil (horário de Brasília-DF).
  • Fuso 3 (-4GMT): possui quatro horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.
  • Fuso 4 (-5GMT): possui cinco horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.

Fuso Horário no Mundo

Dentre os fusos horários mundiais, destacam-se:

  • Fuso Horário Europeu (GMT + 1), que cobre a maior parcela da Europa e oeste africano;
  • Fuso Horário EUA (GMT – 5) o qual abarca os Estados Unidos e o noroeste da América do Sul;
  • Fuso Horário Russo (GMT + 3), que compreende a Rússia Europeia, Península Arábica e leste da África.

Algumas curiosidades sobre os Fusos Horários

  • A China possui quatro fusos horários, mas adota apenas o horário de Pequim para toda nação
  • A diferença entre o horário de São Paulo e do Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas. Assim, quando é 9h da manhã em São Paulo, já é 9h da noite no Japão.
  • O fuso horário oficial da Antártica é GMT 0.00.
  • A mudança rápida de fusos horários pode causar um tipo de stress chamado jetlag, caracterizado por irritabilidade e alteração dos padrões de sono e apetite.
  • A Rússia, devido sua grande extensão, possui 11 fusos horários em seu território.

Como calcular fuso horário em graus

Fuso Horário… essa é umas das matérias que desperta arrepios nos estudantes, porque mistura matemática com geografia. Mas você não pode fugir dela, esse é um assunto muito básico que sempre cai nas provas. Quer entender de uma vez por todas o que é Fuso Horário? Fizemos esse artigo para te explicar de uma forma simples e completa. Vem ver!

Esse artigo que explica o que é Fuso Horário é tão completo que dividimos em tópicos! Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Você ainda tem dúvidas sobre qual profissão escolher? O Raio-X do Beduka te ajuda! Ele é um teste super legal que aponta os traços da sua personalidade e, com base nisso, te dá sugestões de profissões!

Afinal, o que é Fuso Horário?

Talvez você já tenha uma sensação ruim ao ler sobre esse assunto, porque sua aprendizagem foi difícil. Mas nós estamos aqui para facilitar, veja só:

De uma forma bem simples, podemos dizer que o Fuso Horário é apenas um sistema mundial que organiza a medida das horas

Ele cria um padrão para contarmos a passagem do tempo em cada país.

Muita gente pensa “ué, mas não é igual para todo mundo? 1h aqui é uma hora em qualquer lugar”.

Só que não é bem assim…

É verdade que 1h tem 60 minutos em qualquer lugar do planeta. Mas você já parou para pensar que nós contamos as horas baseadas no dia? Afinal, um dia tem 24h.

Só que o dia na Terra é marcado por um movimento de rotação (uma volta do planeta em torno de seu eixo, um giro). 

Agora pense comigo: se Terra é uma esfera, nem todos os lugares são iluminados ao mesmo tempo. Existe uma face da Terra que é dia e outra que é noite. À medida em que a Terra vai girando, o sol vai nascendo nos países, um depois do outro.

E isso pode mudar todo o nosso conhecimento sobre o que é Fuso Horário. Inclusive, pode atrapalhar pessoas:

Para que serve o Fuso Horário?

Imagine que um brasileiro para às 16:00 para tomar um café da tarde e resolve ligar para a filha que está passando férias no Japão. Ele seria muito inconveniente ou nem seria atendido, pois no Japão estará marcando 4 da manhã do dia seguinte!

Além disso, a Terra faz a rotação do sentido Oeste para o Leste. Por isso, o lugar que chega primeiro na parte iluminada está a Leste. Assim, ao olhar para o céu, nós temos a impressão de que o Sol está percorrendo o caminho oposto (nasce no Leste e se põe no Oeste).

Se você lembrar do mapa mundi, entenderá porque no Japão amanhece primeiro (Ele está mais à direita, Leste). Não é à toa que eles comemoram a virada do ano antes da gente.

Por isso, saber o que é Fuso horário é tão importante!

Ter uma padronização de horários facilita o cálculo para descobrir qual a diferença de horas entre os lugares do mundo. Assim, os viajantes, os comerciantes e todo o tipo de atividade que exija comunicação fica mais eficaz.

Explicando como funciona o Fuso Horário de maneira simples!

Agora que já entendeu o porquê de haver essa diferença e como o Fuso horário é importante, você deve estar curioso para saber como descobriram esse cálculo.

Vamos pensar juntos:

Se o dia tem 24h, precisamos pegar a Terra e dividir em 24 faixas. Por isso, existem 24 fusos! Esses fusos são linhas verticais que separam o planeta em áreas (fatias) e cada fuso equivale a 1h.

É como se pegássemos uma melancia bem redondinha e passássemos a faca do ponto central em cima até o ponto central em baixo. Essas linhas são chamadas de Meridianos e são a mesma coisa que as marcações de longitude do planeta.

Agora imagine que um empresário internacional precisa fazer uma reunião por vídeo chamada com as empresas da China e dos Estados Unidos. Ele precisa passar um horário para que todos se encontrem ao mesmo tempo…

Por isso, o mundo decidiu que o horário padrão (referência), seria o do Meridiano de Greenwich que fica perto de Londres, na Inglaterra. Ele também pode ser chamado de horário UTC (universal time coordinate) ou GNT

Greenwich é a hora 0, então:

  • Para cada meridiano à direita, nós acrescentamos uma hora. 
  • Para cada meridiano à esquerda, nós subtraímos uma hora.

Brasília está 3 fusos à esquerda de Greenwich. Então se em Londres são meio-dia, aqui ainda são 9h da manhã. Se no Brasil marca meio dia, então em Londres são 15:00.

Esse vídeo resume bem o que é Fuso Horário e como ele funciona:

Você está se preparando para fazer alguma prova? Treine agora mesmo com o melhor Simulado Online e Gratuito da internet!

Quantos Fusos horários cabem em um país?

Você deve estar pensando que existem países pequenininhos que cabem dentro da faixa de um fuso, mas existem países muito grandes como a Rússia, Brasil e Estados Unidos. Eles atravessam mais de um fuso! 

Também é importante notar que a pontinha de algum país pode ultrapassar a linha de um fuso, mesmo o território todinho estando dentro desse fuso. Isso acontece porque os formatos dos países são variáveis. 

Só que seria muito complicado que uma pontinha tão pequena de um país tivesse o horário diferente do restante do território. Então a gente finge que o fuso não passou alí… haha.

Então vão surgir diferentes conceitos:

  • Hora legal (HLE): se um país tem mais de um fuso, um deles será escolhido para representar todo o país no mundo e nas questões federais. Essa é a hora legal, e o do Brasil é o de Brasília.
  • Hora Zonal (HZ): é a hora que está dentro da faixa do fuso, obedece direitinho as divisões do meridiano.
  • Hora Local (HLO): é a hora considerada naquele lugar no dia a dia. Pode ser diferente da hora zonal se estamos falando da pontinha de um país que passou da linha, mas é contado como igual ao resto do país.

Por isso, na hora de fazer a prova do Enem, o governo anuncia os horários de abertura do portão segundo o horário de Brasília. Viu como é bom saber o que é Fuso Horário…?

Quais são os Fusos horários do Brasil?

O Brasil sofreu muitas alterações ao longo dos anos. Mas hoje, ele tem 4 fusos horários diferentes:

  • Horário de Fernando de Noronha (UTC – 2): seguido por Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo (Pernambuco); Atol das Rocas (Rio Grande do Norte) e Trindade e Martim Vaz (Espirito Santo).
  • Horário da Amazônia (UTC – 4): seguido pelo Amazonas (exceto sudoeste); Roraima; Rondônia; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Horário de Brasília (UTC – 3): seguido pelo Amapá; Pará; Tocantins; Goiás; Distrito Federal e todos os estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
  • Horário do Acre (UTC – 5): seguido pelo Sudoeste do Amazonas e Acre.

Gosta de geografia e quer fazer faculdade sobre isso? Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!

Como faço para calcular o Fuso Horário?

Como calcular fuso horário em graus

Saber que Brasília está 3 fusos à esquerda de Greenwich é muito simples. E a esse ponto, você já entendeu o que é Fuso Horário. Mas e se você quiser calcular a diferença de horas de uma cidade do Paraguai até uma vila da Jamaica?

Há duas maneiras de encontrar a resposta: 

Como calcular fuso horário em graus

  • Olhando o mapa e contando os fusos;
  • Fazendo cálculos com as longitudes.

Vamos entender como funciona cada uma delas:

Como calcular a diferença de Fuso Horário olhando o mapa?

Se a prova te deu um mapa com os meridianos marcados, é muito fácil fazer cálculos.

Lá em cima te explicamos que cada fuso vale 1 hora e que os fusos da direita amanhecem primeiro, então é onde as horas estão mais avançadas. Já os da esquerda estão mais atrasados.

O fuso 0° é Greenwich, então o nome de cada fuso vai ser dado como uma reta numérica. O terceiro fuso à direita de Greenwich é o +3, já o terceiro fuso à esquerda é o -3. 

Imagine que uma questão mostra um mapa dizendo que uma cidade indiana está no fuso +7 e marcam 16h. Se ela te perguntar quantas horas são em Brasília (fuso -3) é só contar a distância entre eles.

Há 10 fusos de distância, então no Brasil serão 10h a menos. A resposta certa seria 6h.

Para quem gosta de cálculos…

No exemplo acima, contamos no mapa 10 fusos de diferença. Também chegamos nesse resultado fazendo 3 + 7. Desconsideramos os sinais de “-” e “+”, pois só servem para indicar se está no hemisfério ocidental (-) ou oriental (+).

Então:

  • Para descobrir a diferença de horas entre duas cidades de hemisférios diferentes (ocidente e oriente), basta somar a parte numérica do fuso delas.
  • Se fossem cidades de mesmo hemisfério, deveríamos subtrair as partes numéricas do fuso. (Imagine a diferença de horas entre cidades do fuso +4 e +3).

Na questão, nós estávamos saindo de uma cidade à direita (L) e indo para a esquerda (O). Por isso, para achar a hora certa na cidade que queremos, tivemos que pegar a hora inicial que foi dada e subtrair a diferença horária.

Então, depois de descobrir a diferença horária:

  • Se estamos indo de Leste para Oeste, devemos subtrair a diferença horária da hora inicial.
  • Se estamos indo de Oeste para Leste, devemos somar a diferença horária com a hora inicial.

Como calcular a diferença de Fuso Horário usando longitude?

Lá na matemática, em Geometria Plana, a gente aprende que uma volta completa tem 360°, não é? A Terra é redonda, então se eu dividir 360° pelos 24 fusos, consigo descobrir que cada fuso mede 15°. 

As longitudes são os meridianos medidos em graus. Se você não sabe o que é grau, é muito importante lembrar antes de continuarmos!

Por isso, o fuso +4 pode ser chamado de longitude 60°L (leste). Já o fuso de Brasília que é -3 pode ser chamado de longitude 45°O (oeste).

Por isso, devemos seguir os mesmos dois passos que aprendemos no tópico anterior: calcular a diferença horária e depois a hora local (levando em conta os diferentes hemisférios e as operações de soma ou subtração).

A única coisa que vamos acrescentar é que você precisa dividir o valor da longitude por 15. Aí você estará descobrindo o fuso, em horas, daquela longitude e poderá fazer os cálculos normalmente.

Quer um exemplo? Olha só:

Exemplo de questão de Fuso Horário com longitude, graus, minutos e tempo de viagem!

Vamos resolver juntos uma questão super completa. Depois, qualquer outra parecerá fácil perto dessa!

João sai para viajar de uma cidade A com coordenadas 77° 30’ O , às 19h de uma sexta feira. Qual é a hora e o dia da semana que ele chegará na cidade B, sabendo que ela está a 22° 30’ L e que a viagem durou 3h?

Solução:

A primeira coisa que nós reparamos é que estamos lidando com cidades de hemisférios verticais diferentes (ocidente e oriente). Já explicamos aí em cima que, nesse caso, a diferença horária será dada pela soma do valor numérico de seus fusos.

Só que o valor do fuso foi dado em longitude, então precisaremos somar as coordenadas e depois dividir por 15 para achar o valor em horas. 

Lembre-se que um grau tem 60 minutos. Então:  

77°30’ + 22°30’ = 100°

100° / 15° = 6,67 h

A diferença de horas entre as cidades é de 6,67h. Então precisamos multiplicar a parte decimal da hora (0,67) por 60 para saber precisamente os minutos. Isso dá 6h e 40 minutos.

Agora perceba que ele está saindo de uma cidade a Oeste e indo para Leste. Então precisamos somar a diferença horária ao valor que foi dado como hora inicial:

19h + 6h e 40 min

25h e 40 min

Ops… passou de 24h. E agora? 

Isso significa que um dia já se completou e estamos no outro dia. Sendo assim, será 1h da manhã e 40 minutos do sábado na cidade B.

Só que o final da questão diz que a viagem durou 3h. Então precisamos somar esse valor na hora do destino final:

1:40 + 3 = 4:40

Finalmente chegamos à resposta de que na cidade B, João chegou às 4h e 40 min da manhã de um sábado!

  • O meridiano que está na ponta do mapa mundi é oposto à Greenwich. De um lado dele, temos o hemisfério ocidental e do outro o oriental. Ele é chamado de LID (linha internacional de mudança de data), pois ultrapassá-lo marca o dia seguinte.

Agora já deu pra entender o que é Fuso Horário? Acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Por lá, nós sempre atualizamos os estudantes sobre as novidades do universo vestibulístico e com dicas fresquinhas!