Como calcular raiz quadrada 5 na calculadora

Apresentamos a nossa calculadora de raiz quadrada. Você só precisa digitar o número para o qual você deseja calcular a raiz e pressionar o botão para obter o resultado. Você pode tambem calcular raízes com diferentes indices (raiz cubica, raiz quarta,…) ou fazer a operação inversa da raiz (exponenciação).

3 opções para o cálculo:

A maioria das calculadoras portáteis não tem um botão dedicado à raiz cúbica, por isso para encontrar a raiz cúbica você deve usar a função exponencial e elevar o número à potência de 1/3.

Como calcular raiz na calculadora do celular?

Para calcular uma raiz quadrada utilizando a calculadora, basta apertar a tecla √ , na sequência o número do qual se deseja extrair a raiz e o sinal de =. Por exemplo: √ 12= 3, Isso tornará possível solucionar de forma rápida problemas em que seja necessário calcular a raiz de números irracionais.

Como calcular raiz elevada a 4?

A raiz quarta é calculada agrupando os fatores primos do número em índice igual a 4. Esta questão está relacionada com raiz. A raiz de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial.

Qual é a raiz quadrada do número 4?

Para calcular a raiz quadrada de 4, você deve procurar o número que, multiplicado por ele mesmo, chegue ao resultado 4. Nesse caso, como pegamos um exemplo mais simples, sabemos que a raiz quadrada é 2, já que 2 vezes 2 é igual a 4.

Qual é a raiz quarta de 1?

Resposta. A é 1.. Porque 1 x 1 é igual a 1.

Qual é a raiz 5 de 1?

Nesse caso temos uma raiz quinta que significa que o índice da raiz será de grau 5, como mostra-se a seguir: Em todos os casos quando o número 1 em especial, está dentro de uma raiz a resposta será sempre ele mesmo, ou seja 1, independentemente do grau do índice.

Qual é a raiz quadrada de 1?

A raiz quadrada de 1 é igual a 1. Para encontrar a raiz quadrada de qualquer número deve-se: elevar o número ao quadrado e.

Qual é a raiz quadrada de 5 76?

A raiz quadrada de 5,76 é 2,4.

Qual é o valor de √ 576?

Ou seja, 24 x 24= 576.

Qual é a raiz quadrada de 72 25?

Questão 1 - Qual é a melhor aproximação para a raiz quadrada de 72? Alternativa D. 8,5²= 72,25 → passou, então a melhor aproximação é a anterior, 8,4.

Qual é a raiz quadrada de 1225?

Desse modo, a fatoração do número 1225 é: 5 × 5 × 7 × 7 = 5² × 7². Portanto, a raiz quadrada de 1225 é 35.

Fala, pessoal!

Neste artigo, vou ensinar uma maneira muito prática para calcular uma excelente aproximação para a raiz n-ésima de um número p qualquer

O método que mostrarei a seguir é um caso particular do Método de Newton-Raphson.

Vamos começar com a raiz quadrada para que você possa entender o método. Adaptando o método de Newton-Raphson, obtemos que a raiz quadrada de p pode ser aproximada por:

Na fórmula acima, x é uma aproximação qualquer para a raiz quadrada de p. 

Exemplo 1: Calcular uma aproximação para √405,4.

Ora, sabemos que √400=20. Assim, podemos usar 20 como uma aproximação inicial para √405,4, ou seja, x = 20. Ficamos com:

Na calculadora, observamos que o valor exato é 20,13454742… . Obtivemos uma excelente aproximação!!!

Exemplo 2: Calcular uma aproximação para √193. 

Ora, sabemos que 142 = 196. Logo, podemos usar x = 14 como aproximação inicial.

Mais uma excelente aproximação!!! Na calculadora, tem-se que √193 = 13,89244399… .

Vamos agora generalizar. Utilizando o método de Newton-Raphson, fiz uma adaptação para obtermos excelentes aproximações para raízes de qualquer índice. A fórmula é a seguinte:

Na fórmula acima, x é uma primeira aproximação para a raiz procurada.

Vamos fazer alguns exemplos para praticar.

Exemplo 3: Calcular uma aproximação para 

Ora, sabemos que 63 = 216. Logo, podemos utilizar x = 6 para calcular a aproximação. Temos ainda que n = 3 e p = 237. Ficamos com:

Na calculadora, obtém-se o valor exato de 6,18846…, ou seja, o nosso erro foi de apenas 0,09%.

Exemplo 4: Calcular uma aproximação para

Sabemos que 27 = 128. Logo, podemos utilizar x = 2 para calcular a aproximação.

Na calculadora, obtém-se o valor exato de 2,0278…, ou seja, o nosso erro foi de apenas 0,05%.

Veja que o caso anterior da raiz quadrada é apenas um caso particular dessa fórmula geral em que n = 2.

Espero que tenham gostado!

Um forte abraço,

Guilherme Neves

  • 1

    Tente adivinhar o valor através da eliminação. É mais difícil descobrir raízes quadradas não inteiras, mas ainda assim é possível.

    • Suponhamos que você queira encontrar a raiz quadrada de 20. Você sabe que 16 é um número inteiro perfeito com raiz quadrada igual a 4 (4×4=16). E, igualmente, 25 tem uma raiz quadrada igual a 5 (5×5=25), de modo que a raiz quadrada de 20 deverá estar esses valores.
    • Você poderia supor que a raiz quadrada de 20 seja 4,5. Agora, basta elevar 4,5 ao quadrado para conferir a suposição. Isso significa que é necessário multiplicar o número por ele mesmo: 4,5×4,5. Veja se a resposta está acima ou abaixo de 20. Se a suposição estiver longe do resultado esperado, realize a tentativa com outro número (talvez 4,6 ou 4,4) e refine a suposição até chegar a 20.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Por exemplo, 4,5×4,5=20,25. Logicamente, você deve tentar um número menor, provavelmente seguindo com 4,4×4,4=19,36. Logo, a raiz quadrada de 20 deverá estar entre 4,5 e 4,4. Que tal seguirmos com 4,445×4,445? A resposta será 19,758, que está bem mais próxima. Se continuar usando diferentes números nesse processo, você chegará finalmente a 4,475×4,475=20,03. Arredondamos, teremos o número 20.
  • 2

    Use o processo da média. Esse método também começa com a sua tentativa de encontrar os números inteiros mais próximos entre os quais estará o valor desejado.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • A seguir, divida o número por uma das raízes quadradas. Pegue a resposta, calcule a média e o valor pelo qual a divisão foi feita (a média corresponde à soma dos dois números dividida por dois). A seguir, pegue o número original e divida-o pela média obtida. Finalmente, calcule a média dessa resposta com a primeira média obtida.
    • Parece complicado? Pode ser mais fácil acompanhar um exemplo. O número 10 se situa entre as duas raízes perfeitas de 9 (3×3=9) e 16 (4×4=16). As raízes quadradas desses números são 3 e 4. Então, divida 10 pelo primeiro número, 3. Obtém-se o resultado 3,33. Agora, tire a média entre 3 e 3,33 somando os dois números em conjunto e dividindo a soma por 2. Você obterá o resultado 3,1623.
    • Revise os cálculos multiplicando a resposta (nesse caso, 3,1623) por ela mesma. De fato, 3,1623 multiplicado por 3,1623 será igual a 10,001.
  • A raiz quadrada é uma operação básica e importante da Matemática. Se trata da operação inversa da potenciação. Assim, calcular a raiz quadrada de um número n é descobrir qual número elevado ao quadrado resulta em n. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é igual a 3, pois, 3² é 9. Uma raiz quadrada pode ser exata, gerando um número chamado de quadrado perfeito, ou pode ser não exata.

    Leia também: Expressões numéricas — o conjunto de operações fundamentais a serem calculadas

    Resumo sobre raiz quadrada

    • A raiz quadrada é uma radiciação que possui o índice igual a 2.

    • Ela é a operação inversa de uma potência de expoente 2.

    • Seus elementos fundamentais são: índice, radical, radicando e raiz.

    • A raiz quadrada de um número a é representada por √a.

    • Pode ser exata ou não exata.

    Videoaula sobre raiz quadrada

    A radiciação é uma das operações básicas da Matemática, sendo a operação inversa da potência. Existem vários tipos de raiz, como a raiz cúbica e a raiz quarta, mas a mais utilizada é a raiz quadrada.

    Quando calculamos, por exemplo, a raiz quadrada de um número a, o resultado dessa operação será o número que, ao elevarmos ao quadrado, resultará em a. Os outros casos de radiciação seguem o mesmo raciocínio. A raiz cúbica de um número x é o número cujo cubo é igual a x. Dizemos, por exemplo, que a raiz cúbica de 27 é 3, pois 3³ = 27. De forma semelhante, dizemos que a raiz quadrada de 81 é 9, pois 9² = 81.

    O que é raiz quadrada?

    A raiz quadrada é um caso particular da radiciação, sendo o mais comum deles. Conhecemos como raiz quadrada a radiciação com índice igual a 2. A raiz quadrada é a operação inversa da potência com o expoente 2, pois quando calculamos a raiz quadrada de um número a, estamos procurando qual número ao quadrado é igual a a. Quando o radical não apresenta número no índice, calcula-se a raiz quadrada do radicando.

    Exemplos:

    √4 = 2, pois 2² = 4

    √9 = 3, pois 3² = 9

    √16 = 4, pois 4² = 16

    √25 = 5, pois 5² = 25

    Como calcular a raiz quadrada?

    Para calcular a raiz quadrada de um número, geralmente recorremos à tabuada. Entretanto, quando o número é maior que 100, é possível utilizar o processo de fatoração para calcular a raiz quadrada exata.

    Ao realizar uma fatoração, agrupamos os fatores de dois em dois, já que é a raiz quadrada exata que estamos buscando. Já quando estamos calculando uma raiz quadrada não exata, utilizamos aproximações.

    Saiba também: Propriedades dos radicais — simplificam e resolvem raízes de qualquer índice

    A raiz quadrada exata ocorre quando o resultado da operação é um número racional. Os exemplos supracitados são casos de raiz quadrada exata. Por exemplo, a √16 é exata porque o seu resultado é 4, que é um número racional. Quando há no radicando um número com raiz quadrada desconhecida, utilizamos fatoração para calcular uma raiz exata.

    Exemplo:

    Calcule o valor da √324.

    Resolução:

    Para encontrar a √324, inicialmente fatoraremos esse número:

    Dessa forma, calcula-se:

    √0 = 0

    √1 = 1

    √4 = 2

    √9 = 3

    √16 = 4

    √25 = 5

    √36 = 6

    √49 = 7

    √64 = 8

    √81 = 9

    √100 = 10

    Os números que possuem raiz quadrada exata são conhecidos como quadrados perfeitos.

    Em muitos casos, o número pode não possuir uma raiz quadrada exata, ou seja, a solução da raiz quadrada é um número irracional. Para calcular uma raiz quadrada não exata, utilizamos aproximações, ou seja, números que quando elevamos ao quadrado chegam bem próximo do resultado desejado.

    Exemplo:

    Calcule o valor da √60.

    Resolução:

    Sabemos que essa raiz não é exata, então, primeiramente, identificaremos qual é o número anterior a 60 que possui raiz exata, que é 49, e também o número posterior a 60 que possui raiz exata, que é 64.

    √49 < √60 < √64

    Calculando as raízes de 49 e 64:

    7 < √60 < 8

    Note que 60 está próximo de 64, então a √60 estará próxima de 8. Calcularemos, assim, o quadrado dos números próximos a 8.

    7,9² = 62,41

    7,8² = 60,84

    7,7² = 59,29

    Descobrimos que a √60 está entre 7,7 e 7,8.

    Portanto, dizemos que a √60 = 7,7 por falta ou que a √60 = 7,8 por excesso.

    Exercícios resolvidos sobre raiz quadrada

    Questão 1

    (Ethos concursos) A raiz quadrada de um número é uma importante operação matemática, assim como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Somente alguns números possuem raiz quadrada, aqueles considerados quadrados perfeitos. Sendo assim, calcule a raiz quadrada de 625 e assinale a alternativa CORRETA.

    A) 35

    B) 24

    C) 25

    D) 17

    E) 49

    Resolução:

    Alternativa C

    Inicialmente, realizaremos a fatoração do número:

    Dessa forma, temos:

    √625 = √54

    √625 = 5²

    √625 = 25

    Questão 2

    Sobre a raiz quadrada, julgue as afirmativas a seguir:

    I → É possível calcular a raiz quadrada de número negativo.

    II → Os números 0, 1, 4, 9 e 16 são todos quadrados perfeitos menores que 20.

    III → A raiz quadrada de 6 é igual a 3.

    As afirmativas são, respectivamente:

    A) V, V e V.

    B) F, F e F.

    C) F, F e V.

    D) F, V e F.

    E) V, F e V.

    Resolução:

    Alternativa D

    I → Falsa

    A potência de dois possui resultado somente positivo, logo, não é possível calcular a raiz quadrada de um número negativo.

    II → Verdadeira

    Os números listados são os únicos que possuem raiz exata menores que 30.

    III → Falsa

    3² = 9, logo, a raiz quadrada de 9 é 3, e não a de 6.