Como trabalhar mangá em sala de aula

Público alvo:

- Alunos do 3ª ano do ensino fundamental

Mídias a serem utilizadas:

- Revistas, pôsteres, cards  diversos, computador e mangá.

Período de realização:

- 8 aulas

Objetivo:

·        Despertar o interesse pela leitura de contos e lendas orientais;

·        Promover o desenvolvimento de competências pessoais, tais como a realização individual, a tolerância, o autocontrole, o lidar com frustrações atingindo ainda o autoconhecimento;

·         Promover o desenvolvimento de competências produtivas, tais quais criatividade e  capacidade de trabalhar em grupo, de expressar suas vontades diante do grupo;

·         Que aprendam a fazer leitura da imagem;

·         Que desenvolvam técnicas de pesquisa.

Justificativa:

            O Mangá é hoje a arte mais popular entre as crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo. É também a base dos animês que invadiram os horários e programações infantis da televisão. Desenhos como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Gui Oh, entre outros, são assistidos, imitados e tem seus personagens transformados em brinquedos, cards, e heróis de nossas crianças.  O que para muitos se tornou uma preocupação, por considerarem esses desenhos violentos e responsáveis por um comportamento mais agressivo nas crianças. Assim esta proposta se justifica à medida que irá estimular a leitura e a escrita, através do contexto do aluno, ao mesmo tempo que enfrenta estas questões dos temas transversais, tais como; violência e preconceito cultural.

Metodologia:

Para atingirmos os objetivos propostos dividiremos os procedimentos em etapas( cada etapa corresponde a um dia aula);

1.    Leitura de fruição do resumo do mangá Guem Pés Descalço.

                 Dividir a sala em grupo de quatro alunos cada e levar para que analisem Xerox da capa de uma revista de animê escrita em japonês ( é de fácil acesso); intervir com questionamentos que os levem a observar que os dizeres estão  escrito em outra língua ( identificando que se trata de uma língua oriental), que as imagens tem relação com os personagens dos desenhos que costumam passar na televisão e que tentem definir o assunto da revista ( se de fofoca, de moda, artigos, ou outro)

2     Leitura da Lenda -O Demônio da Raposa ( que deu origem ao personagem Naruto) Sondagem oral, através de Roda de conversa ( Quem conhece a palavra mangá e o que acham que significa).

Deixar exposto na sala ( antes da entrada dos alunos) cartazes, textos e pôsteres, enfim todo o material visual disponível, sem dar nenhuma explicação.   Passar o vídeo CASTELO ANIMADO ( animê - japonês) - fazer um paralelo entre o vídeo e o desenho da Bela e a Fera( desenho animado - EUA)

3     Leitura da Lenda - Issum Boshi

Buscar comparar e acentuar as diferenças culturais existentes entre o Brasil e o Japão: traje, alimentação, modo de vida.

Propor pesquisa dirigida sobre o tema ( diferença entre as duas culturas), pode ser na sala de informática ou através de material impresso.- Pendurar o mapa mundi em lugar de fácil acesso e indicar onde esta o Japão e o Brasil - comentando a cerca da distancia e dos acessos ( lembrar do fuso horário- noite/dia).

4     Leitura da lenda - Monotaro

Esta aula prevê a manipulação de material impresso, mangá e revistas que abordem o tema, neste momento as intervenções serão sutis, pois o objetivo maior é que se familiarizem com o assunto.

      Aula expositiva - o que é mangá e animê. - destacando todas as palavras desconhecidas para consulta, observando que muitas delas não pertencem a nossa língua.          

Pesquisa agendada na sala de informática sobre o tema.

5     Leitura da lenda : Kaguya Hime ( a partir desta aula haverá som de músicas japonesas de fundo durante as aulas)

Observando fotos da destruição de Hiroshima, antes e depois do ataque da bomba atômica - roda de conversa sobre o assunto ( levando-os a ver que violência gera violência- não existe lado bom nesta situação) - observando fotos atuais da cidade e levantando questões sobre como será que se recuperaram, o que fizeram para que isto acontecesse ( não foi se vingando ), levá-los a refletir sobre situações cotidianas da sala, que podem e devem ser resolvidas sem grandes conflitos.

Disponibilização de mangás para leitura livre ( cantinho da leitura)

6     Leitura - Lenda chinesa ‑ Lili e a sogra.

Produção coletiva, reescrita da lenda.

7     Revisão do texto

8     Confecção, em grupo, do fanzine  da lenda revisada.

9      Apresentação do produto final no pátio da escola.

Resultados esperados:

- Que melhorem na leitura e na escrita, bem como se familiarizem com mais este tipo  de texto e, adquiram uma postura mais tolerante, compreendendo como o oriental canaliza seus impulsos agressivos para as artes, no caso para os mangás.

Avaliação

            A avaliação será continua e com objetivos específicos, visando reconhecer as dificuldades de cada um e assim propiciar situações para que os alunos as superem.

Serão usados para isso momentos pré-estabelecidos como: no inicio da 1ª etapa do projeto será realizada uma avaliação diagnóstica, visando conhecer  o que os alunos sabem sobre o tema.

Durante cada etapa do processo haverá uma avaliação formativa,  para constatar  se os objetivos pré-estabelecidos estão sendo alcançados pelos alunos.

E ao final do projeto faremos uma avaliação somativa, para classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com  níveis de aproveitamento estabelecidos, e com isso poder avaliar o projeto como um todo.

Pesquisa  eletrônica  realizada  no dia 23.07.07 

http://www.portaldosushi.com.br/mangah/anime.htm

http://www.sobresites.com/manga/introducao.htm

http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto068.shtml

ttp://www.habbo.com.br/groups/17537/id/discussions/60729/id

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dragon_Ball

Plano de Aula

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Internacionalização, mundialização e globalização

Sistematização
Uma troca de experiências deve ser realizada neste momento. É a ocasião para que você averigue o que foi criado. Nem todos vão querer mostrar a atividade finalizada, mas incentive-os a enviarem suas produções para o WhatsApp da classe. Se você considerar melhor, solicite que alguns alunos enviem áudios ou vídeos curtos explicando o desenvolvimento e as ideias envolvidas na produção. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem disponível aqui, sobre a cultura japonesa, com seus filhos.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola

Professor: Cibele Oliveira

Mentor: Regina Tunes

Especialista: Leandro Campelo

Assessor pedagógico: Laercio Furquim

Ano: 9°ano

Unidade temática: Conexões e escalas

Objeto(s) de aprendizagem: Compreender aspectos que envolvem a mundialização por meio da análise de fatos e situações atreladas à expansão da cultura japonesa de mangás e animês pelo mundo.

Habilidade (s) da Base: (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.