Defina ginástica laboral é quais são os seus benefícios

A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.

Para quem a ginástica laboral é indicada?

Porque a ginástica laboral é indicada para os trabalhadores da industria; Conheça o programa oferecido pelo Sesi. ... Essas ações influenciam diretamente no aumento da produtividade da indústria, na redução dos gastos com tratamentos de saúde, visitas ao ambulatório e acidentes de trabalho.

Qual é o conceito da ginástica laboral?

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

Quais são os benefício da ginástica laboral * 1 ponto?

A ginástica laboral reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, como lombalgia, cervicalgia e tendinites, causadas, dentre outros fatores, por estresse e má postura. Ela não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. Ela é uma medida preventiva contra lesões.

O que é ginástica laboral é que locais geralmente acontece?

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Qual o profissional habilitado para conduzir as atividades funcionais de maneira correta?

Art 1º – É prerrogativa privativa do Profissional de Educação Física planejar, organizar, dirigir, desenvolver, ministrar e avaliar programas de atividades físicas, particularmente, na forma de Ginástica Laboral e de programas de exercícios físicos, esporte, recreação e lazer, independentemente do local e do tipo de ...

Porque implantar a ginástica laboral na empresa?

A ginástica laboral tem como objetivo tirar o colaborador da rotina cansativa e monótona, a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Exercícios laborais previnem as temidas doenças ocupacionais. Por isso, torna-se tão importante investir em alternativas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

O que é a ginástica laboral * 1 ponto?

A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.

Como funciona a ginástica laboral?

  • A ginástica laboral ajuda a evitar doenças provenientes da má postura do corpo no ambiente de trabalho. Além disso, serve como um incentivo às atividades físicas. Quando o funcionário vive em um ambiente estressante e não realiza nenhuma espécie de exercício físico, sendo uma pessoa sedentária, os problemas causados à saúde são grandes.

Quais são os objetivos da ginástica laboral?

  • Os principais objetivos da ginástica laboral para os trabalhadores são: Promover o bem-estar geral melhorando a qualidade de vida, combatendo o estilo de vida sedentário e reduzindo o estresse ocupacional. Prevenir doenças ocupacionais como tendinites e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Como foi introduzida a ginástica laboral no Brasil?

  • No Brasil, a ginástica laboral foi introduzida por executivos japoneses em 1969 como um programa de condicionamento físico e cinesioterapia realizado no local de trabalho.

Quais são os tipos disponíveis de ginástica laboral?

  • Agora que você já sabe quais são os tipos disponíveis de ginástica laboral, chegou o momento de saber quais os reais resultados de colocar a atividade em ação na sua empresa. 1. Aumento da produtividade Colaborador estressado não produz adequadamente e, após certo tempo, deixa de corresponder às expectativas do contratante, causando frustrações.

Graduação em Fisioterapia (Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, 2014)

Ouça este artigo:

A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como:

  • Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.
  • Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.
  • Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alivio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.

As classificações da ginástica laboral também podem ser feitas através dos objetivos principais dos exercícios, como:

  • Ginástica corretiva/postural: relacionada ao equilíbrio entre as musculaturas agonista e antagonista, envolvendo alongamento e fortalecimento de musculaturas em pouco uso. Tem a duração média de dez minutos, podendo ser realizada todos os dias ou três vezes por semana.
  • Ginástica de compensação: objetiva a prevenção de adaptações e compensações posturais. São realizados exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos.
  • Ginástica terapêutica: objetiva o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme as principais queixas. Necessita de um local apropriado e tem a duração média de trinta minutos.
  • Ginástica de manutenção/conservação: programa onde se busca manter os resultados decorrentes de um trabalho de condicionamento físico, após alcançar o equilíbrio muscular e as correções necessárias. Necessita de uma sala especial para o treinamento, utilizando o tempo de folga, com duração média entre quarenta e cinco e noventa minutos.

A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo.

Com a prática da ginástica laboral, aos poucos os empresários acabam concluindo que a preservação e manutenção da saúde acabam refletindo no rendimento de seus colaboradores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar o trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho saudável. Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários.

Bibliografia:

Associação Brasileira de Ergonomia (2004). Definição internacional de ergonomia. Internet: http://www.abergo.org.br . Acesso em 03/2016.

CODO, W. (1998). Providências na organização do trabalho para a prevenção da LER. In W. Codo & M. C. C. G. Almeida (Org.). Lesões por Esforços Repetitivos: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção: uma abordagem multidisciplinar. Petrópolis: Vozes.

Ergofisio (2004). Ginástica laboral. Internet: http://www.ergofisio.com.br/ginasticalaboral.htm. Acesso em 02/2016.