Existe um dito popular que pergunta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

A ciência tem uma explicação para esta grande questão da humanidade Imagem: iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

10/09/2013 12h38

Pois é, junto com "de onde viemos e para onde vamos?", a pergunta "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" é um dos grandes mistérios da humanidade. Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo.

Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos. Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos - no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos.

Veja também

A ave mais antiga registrada é a Auronis xui, com fósseis encontrados na China neste ano. O fóssil do animal, que tem caraterísticas de ter possuído penas, foi datado com uma idade aproximada de 160 milhões de anos. O Arachaeopteryx seria o último dinossauro que marca a separação da linha evolutiva de pássaros e dinossauros.

Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo dos anos. Assim, os "pais" da galinha, animal doméstico que tem o nome científico de Gallus gallus domesticus, colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por isso, o ovo teria vindo primeiro.

Já por outra linha de raciocínio, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirma que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.

Uma das perguntas mais instigantes que podemos nos fazer é sobre nossa origem. De onde viemos? E, estabelecendo essa referência, podemos refletir melhor sobre para onde vamos… Mas vamos nos tirar da conversa pra facilitar, e vamos usar uma ave. Por exemplo, uma galinha. Qual a origem de uma galinha? Um ovo, que choca num pintinho que vai se desenvolver numa galinha (ou galo!). Até aí é fácil, mas se o ovo vem da galinha, de onde veio o primeiro ovo, que gerou a primeira galinha? Essa resposta passa pelo trabalho de um cientista inglês, nascido no início de 1809, chamado Charles Darwin.

Uma das maiores contribuições de Charles Darwin para a ciência foi a idéia de que todos os seres que existem em nosso planeta possuem uma mesma origem. Sim, todas as pessoas possuem algum grau de parentesco, assim como você com seu cachorrinho de estimação e as plantas da varanda, por mais estranho que seja. Mas alguns são parentes próximos e outros são parentes muito, muito distantes (tipo aqueles que aparecem em casamentos e que vc nunca viu na vida, mas muito mais distantes ainda…). Essa ideia, de que toda as formas de vida são conectadas, levou Darwin a associar o padrão de evolução a uma árvore.

Nesta “árvore”, a base do tronco seria o primeiro organismo a surgir na Terra, um organismo primitivo que é o ancestral de toda a vida na Terra como observada hoje. Quando os galhos se bifurcam, significa que um organismo deu origem a dois outros, diferentes do primeiro. Assim, onde havia um organismo, em determinado momento passam a haver dois. Cada um desses, por sua vez, poderá dar origem a outros dois, e assim por diante. Esse processo de mudança dos organismos com o passar do tempo ficou conhecido como evolução, e podemos usá-lo para explicar o problema de onde veio o primeiro ovo, que daria origem à primeira galinha. Como os organismos mudam com o passar o tempo, houve no passado um organismo que colocava ovos, mas que ainda não era uma galinha. Assim, foi o ovo quem veio antes, pois ele já era posto por outros animais, antes de existir a galinha que conhecemos hoje. Ou você nunca ouviu falar em ovos de dinossauros? Sim, a galinha é um primo distante dos dinossauros.

A representação da vida em uma árvore com ramos que se bifurcam sucessivamente, entretanto, esbarra em um problema: nós conhecemos o que existe vivo hoje em dia (os galhos das extremidades da árvore), mas como saber quem (ou como) eram os ancestrais desses organismos? Para muitos casos, a paleontologia dá as respostas, por meio de fósseis e outros registros. Entretanto, não existem fósseis para todos os nossos antepassados, ou eles são muito difíceis de serem obtidos, e essa é uma das situações onde a bioinformática entra.

A bioinformática (na verdade uma parte dela, chamada filogenética molecular) busca recontar a história evolutiva de organismos (ou seja, montar essa árvore) através das moléculas que os compõe (como DNA ou proteínas). Através desses métodos sabemos que, por exemplo, as moléculas de hemoglobina no nosso sangue são parecidas com as leghemoblobinas de vegetais, ou ainda que algumas enzimas que produzem energia em protozoários são assemelham às humanas.

Mas se você está achando que isso tudo é só curiosidade, conhecimento sem muita aplicação no mundo real, pode parar para repensar suas idéias. A história evolutiva de organismos e suas moléculas possui muitas aplicações no mundo que nos cerca. O principal exemplo talvez na busca por tratamentos a doenças. Imagine um vírus muito parecido que infecta vários animais, mas em uns causa doenças e em outros não. Se entendemos porque um animal sofre da doença e outro não, podemos desenvolver novos tratamentos para aqueles que sofrem da doença.

Existe um dito popular que pergunta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Esboço de Charles Darwin para seu primeiro diagrama de uma árvore evolutiva (Primeiro Caderno sobre Transmutação das Espécies, 1937) [Fonte: http://darwin-online.org.uk/]

Uma das perguntas mais básicas que toda pessoa conhece é “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?”. Desde cedo conhecemos a questão como um dos maiores mistérios no mundo, mas a ciência parece ter encontrado uma resposta para isso.

Se considerarmos que animais que botavam ovos já existiam, pode parecer simples. No entanto, como responder se o foco for o próprio ovo da galinha? Dessa maneira, ele teria que ter vindo de uma galinha, não é mesmo? Mas e de onde ela veio?

É justamente nessa dúvida que o mistério se sustenta, inclusive. Agora, entretanto, parece que a resposta foi encontrada.

Teoria da evolução

Existe um dito popular que pergunta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha
NY Post

Segundo a teoria da evolução de Charles Darwin, as espécies evoluem de outras mais primitivas. Hoje em dia, inclusive, é sabido que as galinhas são descentes dos dinossauros, que também botavam ovos. Nesse grupo de ovíparos, além da aves, estão outros animais assim como peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos.

A primeira ave conhecida da história foi a Auronis xui. O fóssil de 160 milhões de anos foi encontrado na China e tem sinais de ter possuído penas. Antes dele, o Arachaeopteryx teria marcado a transição entre dinossauros e pássaros.

Apesar de dar indícios do processo evolutivo, no entanto, isso ainda não esclarece completamente a questão. Então, a pergunta continua: “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?”

Teorias modernas

Existe um dito popular que pergunta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha
Science Focus

As mutações evolutivas são responsáveis por gerar as novas espécies. Ou seja, se uma criatura anterior às galinhas se cruza com outra da mesma espécie e as mutações geram a galinha como conhecemos, o ovo é da espécie antiga, ou da nova?

Segundo o especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra, David Papineau, é da nova. “Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.”

Continua após a publicidade

O problema, porém, é que as mutações acontecem ao longo de vários anos, e não de uma fez só. Acreditar na transformação repentina seria como afirmar que um dia uma loba deu luz à um cachorro doméstico, como conhecemos hoje. Ainda que os cães sejam descendentes dos lobos, a evolução se deu por um lento processo.

Afinal, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Existe um dito popular que pergunta: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha
one big photo

Com toda essa explicação, é fácil deduzir que o ovo veio primeiro. As mutações genéticas ocorrem no cruzamento e geram um descendente com novo DNA, certo? Bem, na verdade, não.

Uma nova descoberta aponta uma proteína encontrada somente em ovários de galinhas, essencial para formar a casca do ovo. Portanto, o ovo só poderia ser produzido pela primeira galinha existente.

A proteína ovocledidin-17 (OC-17) tem função catalisadora e acelerar o desenvolvimento da casca. É por causa dela que é possível abrigar a gema e seus fluidos, garantindo o desenvolvimento de filhotes.

Por meio de um supercomputador, foi possível observar a formação do ovo e detectar o papel fundamental da proteína. Isso porque ela transforma carbonato de cálcio em cristais de calcita, que forma a casca.

Assim, então, temos uma prova científica de que a galinha surgiu antes do ovo.

Fontes: Uol, Super Interessante, Terra, Vix

Imagem de destaque: Australian Academy of Science