Festas religiosas no brasil ensino religioso

Um dos melhores exemplos de sincretismo religioso no país, a Lavagem do Bonfim começa com um belo cortejo liderado pelas baianas e que sai da Igreja da Conceição da Praia e percorre os 8 quilômetros até a Igreja do Bonfim. Atrás delas vem o bloco dos Filhos de Ghandi, e em seguida todo mundo. A cor é o branco, em homenagem a Oxalá, no catolicismo o Senhor do Bonfim. A lavagem é simbólica, com vassouras e a água de cheiro trazida pelas baianas. Depois é só dar três voltas ao redor da igreja, fazer três pedidos e amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no portão da igreja. E, claro, comer um acarajé nas barraquinhas ali perto.

QUANDO: Segunda quinta-feira depois do Dia de Reis.

2. Festa de Iemanjá, Salvador (BA)

Festas religiosas no brasil ensino religioso
Pescadores levam balaios com presentes para Iemanjá. Crédito: Blaine Harrington/Alamy Stock Photo

Tudo começou com pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, que resolveram fazer oferendas a Iemanjá pedindo mais peixe na rede e mares tranquilos. Isso foi em 1923, e hoje a festa é uma das mais belas demonstrações da cultura afro-brasileira no Brasil. Os rituais começam ainda na madrugada anterior e, às 5 horas, os balaios (cestos) de oferendas começam a ser transportados da Praia dos Pescadores para as embarcações que as levam para o mar às 16 horas do mesmo dia. Na areia, barraquinhas de comidas típicas, samba de roda, afoxé e capoeira.

QUANDO: Dia 2 de fevereiro.

3. Festa do Padre Cícero, Juazeiro do Norte (CE)

Festas religiosas no brasil ensino religioso
A estátua de Padim Ciço. Crédito: Blaine Harrington/Alamy Stock Photo

Em Juazeiro do Norte, a 600 quilômetros de Juazeiro, todo dia é dia de Padim Ciço. O Padre Cícero Romão, canonizado em 1973, está em todas – da enorme estátua na praça central da cidade às miniaturas das lojinhas de suvenires, passando pela marca de rapadura. O aniversário de sua morte, lembrada no dia 20 de julho, para a cidade desde 1934. É uma das maiores romarias do Nordeste, sem falar em missas, novenas, peregrinações aos lugares ligados ao religioso e também uma impressionante feira de artesanato e artigos religiosos relacionados ao santo.

QUANDO: Dia 20 de julho.

4. Festa da Paixão de Cristo, Brejo de Madre de Deus (PE)

Festas religiosas no brasil ensino religioso
O palco da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém. Crédito:

São 50 atores, 400 figurantes, uma plateia de ao menos 8 mil pessoas por noite. Impressionam os números do espetáculo teatral, que em 2017 completa 50 anos de exibição. As oito exibições anuais acontecem durante a Semana Santa, na cidade-cenário de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova. Transmitida também pela TV para todo o Brasil, a peça escrita por Plínio Pacheco é célebre pelo elenco famoso, que muda praticamente todo ano. Nos últimos dois, o papel de Jesus – que já foi de Thiago Lacerda e Murilo Rosa – está com Igor Rickli. Sem mencionar Fiuk como apóstolo João.

Continua após a publicidade

QUANDO: Nas semanas próximas à Páscoa.

5. Festa da penha, em Vila Velha (ES)

Festas religiosas no brasil ensino religioso
Romaria das Mulheres, na Festa da Penha. Crédito: Blaine Harrington/Alamy Stock Photo

Parece inacreditável, mas a primeira Festa da Nossa Senhora da Penha aconteceu no longínquo ano de 1571, dois anos depois de a primeira imagem da padroeira do Espírito Santo chegar ao lindo Convento da Penha, trazida de Portugal. Hoje é a terceira maior festa religiosa do Brasil, depois da de Nossa Senhora Aparecida (SP) e do Círio de Nazaré (PA). Na Romaria dos Homens, milhares de fiéis andam por 14 quilômetros até o Convento, que fica no alto de um morro com vista para o mar. A das Mulheres, que começou em 1995, tem um percurso diferente.

QUANDO: Oito dias depois do domingo de Páscoa.

6. Festa do Sairé, Alter do Chão (PA)

Realizada nessa que é das mais belas praias de rio do Brasil, nas margens do Rio Tapajós, a festa do Sairé tem 300 anos. Sua origem vem das missões jesuítas que tentavam catequizar os índios das bacias amazônicas. A parte religiosa ainda acontece, mas hoje é apenas parte de um festival popular recheado de carimbó, puxirum, lundu e outros ritmos tradicionais. O ponto alto é o confronto dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, em que as duas agremiações se apresentam no Lago dos Botos, também conhecido como Sairódromo.

QUANDO: Em meados de setembro.

Busque hospedagem no Brasil

Leia tudo sobre Brasil

Festas religiosas no brasil ensino religioso

Voos

Festas religiosas no brasil ensino religioso

Hospedagem

Festas religiosas no brasil ensino religioso

Aluguel de carro

Festas religiosas no brasil ensino religioso

Seguro viagem

Festas religiosas no brasil ensino religioso

Livros para viajar