O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto é

O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto.

Planejar o gerenciamento dos riscos

O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.

Identificar os riscos

O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características.

Realizar a análise qualitativa dos riscos

O processo de priorização dos riscos para a análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

Realizar a análise quantitativa dos riscos

O processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados, nos objetivos gerais do projeto.

Planejar as respostas aos riscos

O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

Monitorar e controlar os riscos

O processo de implementação de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto.

Esses processos interagem entre si e com os processos das outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas, de acordo com as necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em cada projeto e em uma ou mais fases do projeto, caso o projeto seja dividido em fases. Embora os processos sejam apresentados como elementos distintos com interfaces bem definidas, na pratica eles vão se sobrepor e interagir.

O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Determinados riscos não podem ser gerenciados de forma proativa, o que sugere que a equipe do projeto deveria criar um plano de contingência. Um risco do projeto que já ocorreu também pode ser considerado um problema.

Para ter sucesso, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. É preciso fazer uma escolha consciente em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o gerenciamento eficaz dos riscos durante o ciclo de vida do projeto. O risco existe a partir do momento em que o projeto é concebido. Avançar no projeto sem um foco proativo no gerenciamento dos riscos aumenta o impacto que um risco realizado pode ter sobre o projeto e pode levar ao fracasso do projeto.

Detalhes Eduardo Montes Gestão dos Riscos Atualizado em: 28 Junho 2021 Acessos: 111931

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e monitoramento dos riscos em um projeto

Qual é o objetivo do gerenciamento dos riscos?

O principal objetivo do gerenciamento dos riscos é avaliar e gerenciar os riscos do projeto de modo a maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

O que é um risco?

Risco de um projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro impactando o projeto de forma negativa (ameaça) ou positiva (oportunidade).Ele pode ocorrer devido a uma ou mais causas e pode ocasionar um ou mais impactos positivos ou negativos.

Importante ressaltar, que os riscos estão relacionados com as demais áreas de conhecimento e devem ser tratados de forma integrada considerando as melhores práticas de cada área de conhecimento.

Os riscos podem ser:

  • Conhecidos, foram identificados, analisados e considerados no planejamento do projeto, ou;
  • Desconhecidos, nesse caso quando evento ocorre, temos um problema ou questão para o projeto (Issues) e devem ser tratados agilmente.
    • Importante tomar as devidas ações corretivas, identificar as causas, e tomar ações preventivas para que o problema não ocorra novamente.
    • E ainda, documentar todas as decisões tomadas, notificar os responsáveis e garantir seu comprometimento na resolução do mesmo.

Processos de gerenciamento dos riscos 

O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto é

Planejar o gerenciamento dos riscos

Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Identificar os riscos

Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto. 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.2 Identificar os riscos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Realizar a análise qualitativa dos riscos

Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior criação de um plano de respostas.

Os riscos com menor probabilidade e impacto são mantidos nos registros dos riscos dentro de uma lista de observação para monitoramento futuro.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Realizar a análise quantitativa dos riscos

Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela análise qualitativa.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Planejar as respostas aos riscos

Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário" para cada risco.

As respostas tratadas devem implicar em mais recursos e atividades no orçamento, cronograma e plano de gerenciamento do projeto.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.5 Planejar as respostas aos riscos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Implementar respostas aos riscos

Implementar respostas aos riscos é um dos novos processos da Sexta Edição do Guia PMBOK®.

As atividades de implementar respostas aos riscos sempre existiram, porém, eram executadas nas edições anteriores dentro do processo Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. 

O processo tem como objetivo implementar as respostas planejadas em Planejar as respostas aos riscos.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.6 Implementar respostas aos riscos (Guia PMBOK® Sexta Edição)

Monitorar os riscos

O processo Monitorar os riscos mudou de nome (Controlar os riscos na quinta edição) e tem como objetivo, controlar e monitorar os riscos de modo a:

  • Acompanhar os riscos identificados;
  • Monitorar a implementação dos planos de respostas aos riscos;
  • Monitorar os riscos residuais;
  • Identificar novos riscos;
  • Avaliar a eficácia do processo de riscos durante o ciclo de vida do projeto.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.7 Monitorar os riscos (Guia PMBOK®)

Ferramentas de gerenciamento dos riscos

Principais ferramentas usadas para gerenciar os Riscos em ordem alfabética:

Modelos de Gerenciamento dos riscos

Para planejar seu projeto é necessário obter informações exatas no tempo certo para tomar as melhores decisões. Para agilizar a coleta dessas informações e não esquecer nada importante, usa-se formulários organizados de forma lógica e integrada. Esses formulários, mais conhecidos pelo nome de modelos ou templates (termo em inglês), foram criados por mim e são aperfeiçoados de forma contínua desde 2005 quando criei meu primeiro Escritório de Projetos.

Abaixo disponibilizo para download os modelos das principais saídas dos processos de gerenciamento dos riscos:

Exemplos de gerenciamento dos riscos

Para facilitar seu entendimento sobre o que incluir nos modelos das saídas dos processos de gerenciamento dos riscos, disponibilizo alguns exemplos desses modelos usados em exemplos de projetos.

Saídas dos processos de gerenciamento dos riscos com seus modelos e exemplos

Processos Gerenciamento dos riscos da 5ª Edição do Guia PMBOK®

Planejar o gerenciamento dos riscos.
Identificar os riscos.
Realizar a análise qualitativa dos riscos.
Realizar a análise quantitativa dos riscos.
Planejar as respostas aos riscos.
Controlar os riscos.

Sobre o Autor

Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de projetos

<<< Anterior: Gerenciamento das comunicações

Próximo >>>: Gerenciamento das aquisições