O que é peroxido de hidrogenio

Você pode até achar que não conhece, mas o peróxido de hidrogênio está presente em nossa vida mais do que imaginamos. Isso por causa de sua versatilidade, sendo usado desde ambientes hospitalares até em limpezas de casa. Sua fórmula química é o H2O2 e, em solução aquosa, ele é conhecido comercialmente como água oxigenada. O motivo da popularização do peróxido é o seu poder desinfetante, que garante a eliminação de microrganismos do meio ambiente.

O peróxido de hidrogênio é um poderoso oxidante. Sua forte ação deve-se ao ataque da membrana lipídica, DNA e outros componentes das células, pelos radicais livres tóxicos que o peróxido produz. Ele também é um poderoso agente combatente de organismos anaeróbicos (bactérias, principalmente). Isso porque ele é instável e, quando perturbado, a enzima catalase decompõe essa substância em água e oxigênio, com liberação de calor. É nesse processo que ele mata bactérias, que não conseguem sobreviver na presença de oxigênio.

Nos hospitais, ele é utilizado como desinfetante com o objetivo de eliminar agentes nocivos à saúde. Ele também tem ação na desinfecção de nebulizadores, que é feita através da nebulização de peróxido de hidrogênio a 7,5% por 30 minutos. Ele também faz a desinfecção de materiais contaminados pelo HIV, a uma concentração de 6% numa imersão por 15 a 30 minutos.

Peróxido de hidrogênio x água oxigenada

O peróxido de hidrogênio não é sinônimo de água oxigenada. O peróxido puro é mais instável do que a água oxigenada. Além disso, ela é facilmente decomposta na presença de luz e calor. Por esse motivo, as embalagens de água oxigenada devem ser opacas e elas devem ser armazenadas em locais arejados. Normalmente, a água oxigenada comercializada é uma solução aquosa envolvendo água e uma concentração de 3% a 9% de peróxido de hidrogênio.

Dez motivos para amar o peróxido de hidrogênio

Além do seu uso hospitalar, o peróxido de hidrogênio pode ser usado pela equipe de limpeza de sua empresa em atividades específicas. Ele também é bastante eficiente em lavanderias ou mesmo na limpeza doméstica. Listamos abaixo dez usos possíveis para o peróxido de hidrogênio:

  1. Remoção de manchas: o peróxido de hidrogênio pode ser usado na remoção de manchas de suor, de vinho ou de sangue. A solução de 3% pode ser misturada em partes iguais com o detergente neutro. Em seguida, você esfrega essa solução na roupa com uma esponja e depois enxágua a roupa.
  2. Limpeza diária e de pisos: aplique o produto (numa diluição de 1:250) com um mop ou pano. Após fazer a esfregação do produto, recolha ele e seque o piso. Em caso de aplicação de ceras, secar o piso antes.
  3. Lavagem de louças sanitárias: o produto deve ser aplicado em uma diluição de 1:65 e deixado para agir por 10 minutos. Pode necessário esfregar e secar com um pano úmido.
  4. Limpeza de carpetes: o peróxido de hidrogênio tem utilidade também na limpeza de carpetes. Para isso, é preciso uma diluição de 1:125. Após fazer a aplicação do produto, esfregar e enxaguar com água limpa. Aspirar com aspirados de líquidos ou máquina extratora. Antes de fazer a utilização é necessário fazer um teste em uma pequena área.
  5. Limpar tábuas de corte: a ação bactericida do peróxido de hidrogênio é muito útil na limpeza da tábua de corte feita de madeira. Para isso, lave a tábua com água quente e, em seguida, derrame água oxigenada sobre ela.
  6. Limpeza de superfícies: para a limpeza de superfícies, utiliza o produto numa diluição de 1:250. Faça a aplicação do produto com o auxílio de um pano ou esponja.
  7. Limpeza de vidros e espelhos: o peróxido também tem ação eficiente na limpeza de vidros e espelhos. Para isso, aplique o produto e faça a limpeza com o uso de um pano limpo.
  8. Limpeza de banheiro: Durante a limpeza do vaso sanitário, usar o peróxido de hidrogênio e deixar a substância agir por cerca de meia hora.
  9. Desinfecção de frutas e vegetais: o peróxido pode ser usado na desinfecção de frutas e vegetais, devido a sua ação bactericida.
  10. Uso industrial: Na indústria, o peróxido de hidrogênio é usado em concentrações mais elevadas, com o objetivo de clarear tecidos e pasta de papel. Além disso, ele serve como combustível para ajuste nas trajetórias e órbitas de satélites artificiais no espaço.

Outros usos do peróxido

O peróxido possui ainda muito uso prático:

  • Restauração de pinturas a óleo;
  • Desodorizante de tecidos;
  • Componente de produtos de limpeza de uso doméstico, como detergentes, alvejantes de roupas e sabões;
  • Processos de esterilização a baixa temperatura, na forma de plasma.

Cuidados

  • Evite o contato com a pele;
  • Conserve fora do alcance de crianças e de animais domésticos;
  • Não reutilize a embalagem vazia;
  • Após o manuseio, lavar cuidadosamente as mãos;
  • Em caso de contato com os olhos, lavá-los imediatamente com água em abundância durante 15 minutos;
  • Se ingerir, provoque vômito.
O que é peroxido de hidrogenio

Peróxido de Hidrogênio? O que é e para que serve? É uma pergunta bastante comum até porque produtos com base de peróxido de hidrogênio estão na “moda”. Sua fórmula química é H2O2, é um oxidante incrível e eficaz, e o mais importante é que a substância é ambientalmente correta, pois se decompõe em oxigênio e água.

O produto tem diversas aplicações e substituem os produtos amoniacados, clorados, alcoóis, multiusos e entre outros produtos de limpeza. Há diversos tipos de limpeza que pode ser feita, entre as mais comuns estão: limpeza e alvejamento de tecidos em geral, lavanderia profissional e hospitalar, limpeza e higienização de alimentos, tratamento de pisos, limpeza de rejuntes e porcelanatos, entre tantos outros.

O Peróxido de hidrogênio tem diversas vantagens ao utilizá lo, dentre elas:

– Limpa, desinfeta, alveja e desodoriza em um único produto;

– Ele inibe o mau cheiro de urina nos locais;

– Ele não amarela as superfícies;

-Substitui o uso do cloro pois alveja tecidos e aumenta sua vida útil.

Os produtos profissionais de limpeza mais famosos que contém peróxido de hidrogênio são:

Produtos Multiusos

Clean By Peroxy: limpador multiuso com laudo bactericida, contendo 3% de teor de peróxido. Limpa, alveja, desodoriza, com grande poder de remoção de manchas orgânicas, tais como: sangue, bolor, mofo, vinho…

Klyo Oxy: limpador multiuso contendo de 4,5 a 5,5% de ativos de H²O², limpa, alveja, desodoriza, com grande poder de remoção de manchas orgânicas, tais como: sangue, bolor, mofo, vinho…

Concentrax Oxy Ativo: limpador multiuso contendo 7,7% de peróxido de hidrogênio. Limpa, alveja, desodoriza, com grande poder de remoção de manchas orgânicas, tais como: sangue, bolor, mofo, vinho.

Roupas e tecidos

Alvfresh: para utilização na área de limpeza de tecidos, alveja tecidos brancos e coloridos e remove manchas orgânicas com mais facilidade.

Oxylavfresh: detergente alvejante para roupas brancas e coloridas, indicados para limpar e alvejar num único produto, inclusive para uso doméstico.

Hospitalar / Industrial

Peroxy 4D: combinado com Quaternário de Amônio, para utilização mais indicada na área da saúde, maior concentração de peróxido e maior ação bactericida.

Ouça este artigo:

O peróxido de hidrogênio (H2O2) pertence à classe dos peróxidos e é caracterizado por ser um composto binário formado pela ligação entre o hidrogênio e oxigênio, na forma de O22-, sendo que neste composto o oxigênio esta no estado de oxidação -1. É um composto inorgânico molecular encontrado no estado líquido na temperatura ambiente, e cuja interação intermolecular é feita através de ligações hidrogênio. É um líquido incolor, viscoso, solúvel em água, e quando não está dissolvido se decompõe rapidamente, sendo bastante instável, pelo fato de suas ligações serem fracas, com energia de ligação de 144 kJ/mol.

Sua reação de decomposição libera gás oxigênio e água.

2 H2O2 → 2 H2O + O2

É um composto bastante oxidante quando está na presença de compostos redutores e quando oxidado forma moléculas de água.

H2O2 + 2H+ → 2H2O

Entretanto pode agir também como redutor ao reagir com oxidantes fortes e os produtos da reação são água e oxigênio.

H2O2 + 2OH- → O2+ H2O

Não é uma substância inflamável, porem pode sofrer combustão espontânea na presença de matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze.

Foi descoberto por Louis Jacques Thénard, após uma reação de peróxido de bário com ácido nítrico:

BaO2 + 2HNO3 → H2O2 + Ba(NO3)2

­­ Atualmente é produzido industrialmente a partir do equilíbrio entre os compostos antraquinol e antraquinona, em uma reação feita na presença de oxigênio e hidrogênio.

O que é peroxido de hidrogenio

Figura 1: Equilíbrio antraquinol e antraquinona.

Após o término da reação, o peróxido produzido é extraído com água e feita uma destilação a pressão reduzida, para concentrar a amostra.

O peróxido de hidrogênio tem diversas aplicações que variam de acordo com a concentração da solução. Em nosso cotidiano, por exemplo, encontramos soluções com concentrações de H2O2 menores que 8% (m/v), entre eles, creme dental (0,5% (m/v)), detergentes para lente de contato (2% (m/v)), produtos para branqueamento (5% (m/v)) e loções para clareamento de cabelo (7,5% (m/v)). No setor industrial temos aplicação de soluções com concentrações entre 8 e 27,5% (m/v) que são utilizadas para clarear tecidos, papel, fabricação de espuma de borracha sintética e poliuretano. Além disso, encontram aplicação como oxidante de matéria orgânica e metais, no processo de tratamento de efluentes. Soluções com concentrações superiores a 27,5 % (m/v) tem aplicações em processos mais específicos e requerem muito cuidado no manuseio, pois algumas são altamente corrosivas ou sofrem decomposições explosivas. Soluções com concentrações superiores a 91 % (m/v) são empregadas em propulsores de foguetes.

Dentro do nosso organismo, em um processo de oxidação natural, o H2O2 pode ser formado em quantidades bem pequenas. Para que não causem nenhum tipo de prejuízo, nosso metabolismo dispõe da enzima catalase, que promove a decomposição em H2O e O2 elementar. Quando utilizamos solução de água oxigenada para limpar ferimentos, ele se decompõe em contato com nossa pele, com isso mata bactérias e vírus anaeróbicos (que não sobrevivem à presença de oxigênio), tendo por isso uma função desinfetante. Vale ressaltar aqui que água oxigenada não é sinônima de peróxido de hidrogênio, uma vez que esse produto comercial tem concentrações por volta de 3% (m/v) e 6% (m/v), que correspondem a informação mais comumente descrita nos rótulos de 10 e 20 volumes. Já o termo peróxido se refere ao composto puro.

Referencias

Atkins, P. W.; Jones, Loretta . Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Volume único. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Kotz, J. C. Química Geral e Reações Químicas. Volume 1, 9ª edição, Cengage Learning, 2015.

Mattos, L. I. ; Shiraishi, K. A.; Delphini, B.; Fernandes, J. F. Peróxido de Hidrogênio: importância e determinação. Química Nova, vol 26, n.3. Maio, 2003.

Tito e Canto. Química na Abordagem do Cotidiano. Volume único, parte A – Química Geral e Inorgânica. Editora Saraiva 2005.