O que é um biomedico

Quando você pensa em um profissional de saúde, qual a primeira imagem que vem à sua mente? É bastante provável que, quase que imediatamente, sua lembrança seja de enfermeiros e médicos.

Embora este seja um reconhecimento justo, eles não estão sozinhos: você sabe, por exemplo, o que faz o biomédico? Ao contrário das demais categorias, o contato direto com o paciente quase não existe, mas nem por isso ele é menos importante.

No post de hoje, você vai entender melhor o que é o curso de Biomedicina, que responsabilidades estão a cargo desse bacharel e quais são as empresas em que ele pode atuar. Confira!

O que é um biomedico

Biomedicina = Biologia + Medicina

Como o próprio nome sugere, a graduação em Biomedicina explora conhecimentos das áreas de Biologia e Medicina, com a ressalva de que o biomédico não pode prescrever tratamentos e remédios diretamente ao paciente.

Em contrapartida, ele é o responsável por investigar as doenças que afetam a saúde humana, animal ou de plantas, valendo-se de técnicas variadas para alcançar esse objetivo: de estudos para a produção de soros e vacinas à análise de células, tecidos e resíduos, como sangue e urina, coletados durante exames clínicos.

O biomédico também se dedica à pesquisa de micro-organismos que contaminam a saúde e também o meio ambiente, num esforço para combater os efeitos danosos sobre o organismo do paciente.

Destaca-se ainda, como uma perspectiva promissora, o campo da citologia oncótica, que consiste no estudo das células para detecção e tratamento dos diferentes tipos de tumores.

Onde você pode trabalhar?

Após concluir o curso de Biomedicina no Rio de Janeiro, o egresso encontrará oportunidades em diversas instituições das áreas de Saúde e Vigilância Sanitária, como bancos de sangue e centros de reprodução assistida, onde ele julga se o material coletado é próprio para o reimplante.

Outra possibilidade é investir na carreira de pesquisador, trabalhando para a descoberta de tratamentos para os principais males que acometem a humanidade. Também há vagas nas indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Todavia, apesar das mais de 30 habilitações nas quais pode atuar, ainda são os laboratórios de análises clínicas os principais empregadores de um biomédico. Nesse ambiente, ele é responsável por analisar as amostras coletadas para exames clínicos. A formação permite que ele assine o laudo com o diagnóstico.

Quais as principais disciplinas?

Enquanto estiver cursando a faculdade de Biomedicina no RJ, o estudante vai aprimorar seu conhecimento sobre disciplinas relacionadas a diversas áreas: da morfologia das células ao desenvolvimento do processo saúde-doença, bem como fundamentos da genética geral e molecular.

Paralelamente, cita-se os conceitos de Química e Física aplicados à Biomedicina. Do ponto de vista comportamental, o aluno é estimulado a assumir uma postura crítica, fazendo uso das ferramentas de gestão mais adequadas para tomar decisões, mesmo em ambientes de extrema pressão.

Agora que você já descobriu o que é Biomedicina, conheça mais sobre a graduação a Unigranrio!

O que é um biomedico

Biomedicina é um ramo da medicina que aplica princípios biológicos e fisiológicos na pesquisa e na prática clínica.

A biomedicina aborda a saúde a partir de um ponto de vista biológico, ou seja, estuda a anatomia e a fisiologia para entender os mecanismos do corpo e, assim, propor novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Os métodos desenvolvidos pela biomedicina são as bases das políticas de saúde pública e também dos diagnósticos laboratoriais. Isso ocorre pois a biomedicina tem cunho altamente teórico e seus profissionais são os responsáveis por desenvolver novas tecnologias de combate a doenças e melhoria da saúde em geral.

A biomedicina combina a ciência médica com diversas áreas da biologia como a bioquímica, embriologia, biologia molecular, imunologia, etc.

Diferenças entre biomedicina e medicina

A biomedicina trabalha com análises laboratoriais a fim de identificar causas, sintomas e o funcionamento de doenças, bem como desenvolver novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção.

A biomedicina é predominantemente teórica e voltada à pesquisa e ao avanço de todas as áreas da medicina e da saúde.

A medicina possui foco prático e atuação direta com os pacientes. É voltada para o atendimento clínico e para a cura de doenças específicas.

Em termos acadêmicos, as duas áreas possuem grades curriculares muito parecidas, principalmente nos primeiros anos de curso. Embora dependa da instituição, é natural que o curso de biomedicina seja muito mais aprofundado na teoria e o de medicina voltado para a prática.

O acesso à profissão de biomédico ocorre através de formação específica na área e posterior inscrição no Conselho Regional de Biomedicina.

No Brasil, o curso de biomedicina tem duração de 5 anos e engloba disciplinas como: anatomia humana, biofísica, citopatologia, química, microbiologia, genética, toxicologia, etc.

A maioria dos biomédicos no Brasil trabalham com avaliações clínicas (serviços laboratoriais e análises biológicas de sangue, urina, fezes, etc). No entanto, a profissão também é voltada para a pesquisa e diversos biomédicos trabalham como cientistas em universidades e centros de pesquisas em busca de novos avanços para a medicina.

Habilitações da biomedicina

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, um biomédico, desde que cumpra os requisitos, pode se especializar nas seguintes áreas:

Patologia Clínica (Análises Clínicas) Biofísica Parasitologia Microbiologia Imunologia
Hematologia Bioquímica Banco de Sangue Virologia Fisiologia
Fisiologia Geral Fisiologia Humana Saúde Pública Radiologia Imagenologia
Análises Bromatológicas Microbiologia de Alimentos Histologia Humana Patologia Citologia Oncótica
Análise Ambiental Acupuntura Genética Embriologia Reprodução Humana
Biologia Molecular Farmacologia Psicobiologia Informática de Saúde Perfusão
Toxicologia Sanitarista Anatomia Patológica Biomedicina Estética Auditoria

Os requisitos para adquirir as habilitações são:

  • Durante a graduação: estágio supervisionado de 500 horas ou mais em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação ou curso de especialização ou pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.
  • Curso de especialização, mestrado ou doutorado em uma das habilitações, respeitadas as normas do MEC
  • Aprovação no exame de Título de Especialista da Associação Brasileira de Biomedicina – ABBM
  • Certificado de Aprimoramento profissional em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Certificado de Residência Multiprofissional ofertado por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Veja também:

  • Biotecnologia
  • Biologia
  • Microbiologia

Escrito por EAD URI | Feb 4, 2021 3:00:00 AM

Com a pandemia do novo Coronavírus, uma profissão ganhou destaque no país: a biomedicina.

Os biomédicos são responsáveis por pesquisar e identificar micro-organismos que acometem os seres humanos e, assim, propor diagnósticos e tratamentos.

Uma biomédica brasileira ganhou destaque na imprensa e na comunidade científica, em fevereiro do ano passado.

Jaqueline Goes de Jesus, biomédica e pesquisadora, fez parte da equipe brasileira que sequenciou o genoma do Coronavírus após 48 horas da confirmação do primeiro caso da Covid-19 no país. Esse episódio mostrou para a sociedade a importância da ciência e da pesquisa no Brasil.

Mas, afinal, onde um biomédico pode atuar? Confira neste artigo o que um biomédico faz e em quais áreas da saúde ele pode fazer parte.

Qual a responsabilidade do biomédico?

A biomedicina atua na área da pesquisa, identificação e classificação micro-organismos que causam patologias nos humanos. A área colabora significativamente em todos os campos da saúde, através de pesquisas, manipulação de informações e, em determinados casos, até mesmo o apoio técnico operando equipamentos.

Diferentemente do médico, o biomédico não realiza cirurgias e não prescreve tratamentos. Sua atuação não está ligada no contato direto com o paciente, mas sim em colaborar com técnicas e ferramentas para ajudar no diagnóstico desse paciente.

Além do diploma de bacharel em Biomedicina, o profissional precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) da região onde atua.

Em casos específicos, precisa fazer cursos complementares.

Em quais áreas o biomédico pode atuar?

O mercado de trabalho para o biomédico é bastante amplo. De acordo com a regulamentação do Conselho Federal de Biomedicina, existem 35 habilitações possíveis para o profissional.

Requisitado em diversas áreas da saúde, o biomédico pode atuar em hospitais, institutos de pesquisa, laboratórios e em outras instituições.

Confira alguma dessas habilitações:

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar ligada à medicina chinesa. A prática consiste em aplicar pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para regular o fluxo energético.

Isso porque a medicina tradicional chinesa considera que, no corpo humano, circulam energias vitais através de pontos de controle.

As doenças surgem quando esses pontos são “quebrados” e o fluxo de energia é interrompido.

A acupuntura seria uma ferramenta para reequilibrar esse fluxo, com a inserção de agulhas em pontos específicos da pele.

O biomédico seria responsável, assim, por aplicar essa técnica.

Análise Ambiental

O biomédico atua em análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.

O profissional também pode assumir responsabilidade técnica pelo tratamento de água e de efluentes, participar de perícias e consultorias, emitir e assinar relatórios e laudos técnicos.

Análises Bromatológicas

A bromatologia é a ciência dos alimentos.

Nessa função, o biomédico é responsável por verificar, detalhadamente, a composição de alimentos, como o valor nutricional, a composição química, o valor energético e quais os efeitos no organismo.

Também é responsável por averiguar se determinado alimento foi contaminado com substâncias tóxicas ou, ainda, se contêm aditivos que interferem na qualidade do produto e tornam ele impróprio para consumo.

Auditoria

O auditor biomédico pode atuar na avaliação de sistemas de saúde, acompanhando a situação de hospitais, clínicas públicas e particulares e de planos de saúde em geral.

Além disso, orienta às unidades de saúde e esclarecer eventuais dúvidas.

Banco de Sangue

Realizam uma série de exames no sangue e investigam os elementos celulares e várias proteínas, incluindo a hemoglobina e fatores de coagulação.

Todavia, a responsabilidade técnica da área é exclusiva de médico especialista em hemoterapia ou hematologia.

Biomedicina Molecular

Analisa os materiais a partir da sua composição molecular. Um exemplo de atuação é na área de perícia, onde o profissional atua na identificação das amostras de DNA encontradas em cenas de crime.

Biomedicina Estética

O biomédico esteticista atua em processos de beleza, estética e saúde.

Importante ressaltar que esses processos não são de cunho cirúrgico. Na maioria das vezes, são processos que visam o rejuvenescimento cutâneo e de outras alterações na pele, como estrias e celulites.

São alguns processos realizados belo biomédico esteticista:

  • aplicação de toxina botulínica tipo A;
  • mesoterapia/intradermoterapia;
  • preenchimentos semi-permanentes;
  • peelings químicos;
  • carboxiterapia;
  • laser fracionado;
  • luz intensa pulsada;
  • técnicas para minimizar celulites, estrias, flacidez ou gorduras localizadas;
  • radiofrequência.

Bioquímica

Estuda processos químicos que ocorrem nos organismos vivos para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à biotecnologia, sobretudo, no fomento aos biocombustíveis.

FarmacologiaAnalisa como os fármacos se comportam no organismo humano e como eles se relacionam com outros fármacos.

O fármaco ou princípio ativo é a principal substância na formulação de um medicamento, responsável pelo efeito terapêutico.

Fisiologia do Esporte

Estuda o funcionamento e o mecanismo do corpo humano. Pode atuar diretamente com o cliente ou como parte da comissão técnica de equipes e na indústria.

O biomédico que trabalha em fisiologia do esporte, normalmente, faz parte de uma equipe multidisciplinar.

Os estudos obtidos pelos biomédicos (que envolvem pesquisas de como o organismo se adapta ao exercício físico) são repassados para profissionais da educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos.

Em conjunto, a equipe monta estratégias para melhorar o treino de pessoas que praticam esportes ou, ainda, ajudar na reabilitação de um atleta que sofreu com determinada lesão.

Genética

O biomédico geneticista faz a análise de fragmentos do DNA.

Ele pode emitir e assinar laudos, participar de pesquisas em genética e participar de testes de identificação de paternidade e de perícia criminal.

Histotecnologia Clínica

O profissional da área está apto para trabalhar com a análise de amostras histológicas (fragmento de tecido humano produto de biópsia).

Ainda, também podem auxiliar em processos de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado.

Imagenologia

Realizam exames de imagem utilizando diferentes técnicas, como:

  • tomografia computadorizada;
  • ressonância magnética;
  • medicina nuclear;
  • radioterapia;
  • ultrassonografia;
  • radiologia médica.

Porém, os profissionais não estão autorizados a assinar laudos de interpretação dos resultados dessas técnicas.

A incumbência é operar os equipamentos, auxiliando no diagnóstico médico e, ainda, desenvolver estudos para aprimorar esses exames.

Imunologia

Os imunologistas analisam o sistema imunológico do organismo e discutem estratégias para prevenir doenças que acometem esse sistema.

Uma dessas técnicas são, por exemplo, as vacinas, amplamente discutidas no contexto atual, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Informática de Saúde

Toda a área da saúde precisa de dados para tomar decisões. Um diagnóstico é feito somente após a análise de diversos exames, por exemplo. E é por isso que a área de Informática de Saúde é fundamental e necessária. Os biomédicos especializados atuam no armazenamento, recuperação e uso da informação para a resolução de problemas e tomada de decisão.

Um exemplo de tecnologia operada é o prontuário eletrônico, onde todas as informações do paciente, como visitas e exames, são armazenadas para posterior consulta.

Microbiologia

Pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) para o diagnóstico clínico e o desenvolvimento de pesquisas.

Há, ainda, a especialização em microbiologia de alimentos, onde o biomédico atua em restaurantes, cozinhas industriais e na indústria alimentícia, coletando amostras para atestar a qualidade dos alimentos e, porventura, identificar problemas nesses alimentos.

Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório

Sob a supervisão de um médico responsável, um biomédico pode operar equipamentos que monitoram estruturas neurais durante cirurgias, como eletroencefalografia e eletromiografia.

Parasitologia

Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles.

Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros, retirando deles o meio para sua sobrevivência. O processo de parasitismo, normalmente, prejudica o organismo que é hospedeiro.

Os biomédicos são responsáveis por realizar exames laboratoriais e emitir laudos a respeito da área e, ainda, atuar em programas de educação em saúde e saneamento básico.

Como exemplo, temos as campanhas em combate a Malária, que é uma infecção parasitária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue.

Patologia Clínica (Análises Clínicas)

É uma das principais atividades dentro da biomedicina. O profissional é responsável por analisar exames de laboratório de fluidos biológicos do corpo humano, como o sangue.

Ainda, é capacitado para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades.

Perfusão Extracorpórea

Os biomédicos também podem operar equipamentos de circulação extracorpórea em cirurgias cardíacas, onde o coração é desviado para um aparelho que substitui o órgão durante o processo. O perfusionista (como é chamado o profissional que trabalha com circulação extracorpórea), realiza o procedimento e monitora as condições do coração durante o processo.

O biomédico para atuar nesta área deve possuir título de especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.

Embriologia e Reprodução Humana

O Biomédico Embriologista cuida dos processos laboratoriais de fertilização e reprodução humana assistida, como o congelamento de embriões, sêmen e óvulos.

Sanitarista

O Biomédico Sanitarista organiza sistemas e serviços de saúde, zelando pelo bem estar social e controlando a incidência de doenças nas populações com ações de vigilância e intervenções governamentais.

Toxicologia

Analisa os efeitos de substâncias que possam ser tóxicas para o organismo, como cosméticos, medicamentos e venenos. Também podem analisar os efeitos de substâncias químicas no meio ambiente, no ar, na água e no solo.

Qual a média salarial de um biomédico?

Conforme dados do site Educa Mais Brasil, a base salarial de um biomédico no Brasil está associada com estes parâmetros:

  • Júnior > R$ 1.600 - R$ 2.600
  • Pleno > R$ 1.900 - R$ 3.300
  • Sênior > R$ 2.400 - R$ 4.100

O que um biomédico estuda?

A média de duração do curso de biomedicina é de quatro anos. A matriz curricular prevê disciplinas que englobam anatomia, biologia, química e imunologia.

Além da teoria, o curso prevê muitas atividades práticas, realizadas em laboratórios.

Confira quinze áreas que você vai ver durante a graduação em Biomedicina.

Conclusão

A biomedicina é uma área fundamental para a sociedade e o campo de atuação é vasto, podendo trabalhar em análises clínicas, com genética, imunologia e reprodução humana e, ainda, com acupuntura e estética.

Mas é preciso que o estudante escolha boas instituições de ensino, capacitadas com estruturas para as aulas práticas, indispensáveis na formação de um biomédico.

No EAD URI, oferecemos o curso de Biomedicina na modalidade flexível. Sendo assim, os estudantes acessam a parte teórica no Ambiente Virtual e realizam as aulas práticas nos laboratórios da Universidade.

Assim, ele conta com as facilidades do ensino a distância e com os recursos presenciais para aprimorar a formação.

Ficou interessado? Então conheça um pouco mais sobre o curso de Biomedicina do EAD URI!