O que fazer quando for picado por uma abelha

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.


O ferrão de uma abelha funciona como uma bomba automática - quanto mais tempo ela permanece, mais veneno ela libera - então solte-a o mais rápido que puder. Procure um pequeno ponto preto no centro da mordida e raspe-o com uma unha ou retire-o com os dedos. Tente não apertar o ferrão, porque isso poderia liberar mais veneno. Depois de remover o ferrão, lave a área da picada com água e sabão. Em seguida, aplique uma bolsa de gelo por 15 minutos ou mais para minimizar o inchaço e aliviar a dor. Dê ao seu filho paracetamol imediatamente para aliviar a dor e a queimação e o Benadryl infantil para reduzir o inchaço. Você também pode aplicar loção de calamina na área da picada.

Geralmente, as picadas causam inchaços vermelhos dolorosos que aparecem quase imediatamente, e o inchaço pode aumentar por até 24 horas. Felizmente, a dor geralmente começa a desaparecer depois de algumas horas. Mas fique de olho no seu filho nos próximos dias. Se o inchaço continuar a aumentar após 24 horas - ou se o inchaço da mão ou do pé ultrapassar o pulso ou o tornozelo - chame seu médico.

Se o seu filho for picado na boca, procure imediatamente atendimento médico, porque picadas nas membranas mucosas da boca podem causar inchaço que bloqueia as vias aéreas.

As picadas de abelha podem causar reações alérgicas perigosas?


Em raras ocasiões, crianças ou adultos podem ter uma reação alérgica chamada anafilaxia. A reação, que envolve todo o corpo, pode ser mortal. Os sintomas incluem o seguinte:

  • Erupção cutânea em muitas partes do corpo;
  • Falta de ar e aperto no peito;
  • Chiado;
  • Tontura ou desmaio;
  • Língua inchada ou rosto;
  • Náusea ou vômito.


Se esses sintomas ocorrerem, ligue imediatamente para o 911 para atendimento médico de emergência. Se o seu filho já teve uma reação séria a uma picada de abelha, você deve levar consigo um Epi-pen, um kit de epinefrina injetável, e levá-lo a uma vez que tenha idade suficiente.

Várias picadas também podem ser perigosas para as crianças. A quantidade de veneno de dez ou mais picadas pode causar vômitos, diarreia, dor de cabeça e febre. Isso não é anafilaxia, mas é grave o suficiente para chamar seu médico imediatamente.

Qual é a melhor maneira de evitar picadas de insetos?


Infelizmente, os repelentes de insetos não detêm abelhas e vespas. Sua melhor aposta é encorajar seus filhos a evitar insetos pungentes. Evite brincar em jardins ou pomares, que atraem abelhas. Como muitas picadas ocorrem com os pés descalços, certifique-se também de que seus filhos usem sapatos enquanto brincam do lado de fora. Vestir tecidos sólidos brancos ou de cores claras também pode ajudar, já que as abelhas tendem a ser atraídas por cores escuras e estampas floridas. Evite sabonetes perfumados, perfumes ou spray de cabelo. Não deixe as crianças beberem de latas de refrigerante abertas do lado de fora - elas podem atrair visitantes picantes indesejáveis.


Referências:

Robert H. Pantell M.D., James F. Fries M.D., Donald M. Vickery M.D., Cuidando de seu filho: Guia ilustrado de um pai para completar cuidados médicos. Da Capo Lifelong Books. 2009

Picadas de insetos e picadas. Fundação Nemours. http://kidshealth.org/parent/firstaid_safe/emergencies/insect_bite.html

Encontre seus produtos para saúde e receba em todo Brasil.

A importância das primeiras orientações e cuidados

O que fazer quando for picado por uma abelha

Gabriel Jabur – ARQUIVO AGÊNCIA BRASÍLIA

O período de férias e a chegada do verão são atrativos para as atividades ao ar livre, de preferência onde a natureza seja predominante. Acontece que este é também o período no qual se torna mais comum o aparecimento de insetos, entre eles a abelha, o que pode representar certo perigo para as pessoas.

As picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde, principalmente se a pessoa atingida for alérgica ao veneno do inseto. Neste caso, a reação pode até mesmo levar à morte.

“Uma picada apenas, dependendo, pode desencadear choque anafilático em pessoas hipersensíveis. Para se defender, as abelhas atacam, isoladas ou em massa. Seu veneno é constituído por enzimas, peptídeos e aminas, substâncias que podem exercer um efeito tóxico no organismo e, mais frequentemente, provocar reações alérgicas que podem ser fatais”, ressalta a bioquímica do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF, Sandra Márcia da Silva.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, do início de 2019 até o mês de novembro foram registrados 1.595 acidentes com animais peçonhentos no DF, sendo 100 ocorrências por picadas de abelhas.

Se a pessoa não for alérgica, apenas cuidados locais resolvem a questão, como colocar gelo e retirar o ferrão. Porém, é recomendado sempre buscar orientação médica, pois a pessoa pode não saber que é alérgica e as complicações podem ser maiores.

“É preciso procurar atendimento clínico numa unidade de saúde. É necessário remover o ferrão e ser examinado para verificar os sintomas apresentados. Pode causar uma dor intensa, reação inflamatória local, eritema e calor, que podem durar dias ou evoluir para sintomas mais graves como reação da hipersensibilidade imediata, com sinais e sintomas de anafilaxia em pacientes previamente sensibilizados”, destaca a bioquímica Sandra.

AJUDA – Qualquer unidade básica de saúde (UBS) pode fazer o atendimento. Se a pessoa for picada, o médico da UBS realiza o primeiro atendimento e, se necessário, providencia a remoção do paciente. De acordo com Sandra, o importante é procurar o serviço de saúde mais próximo.

O Corpo de Bombeiros atende aos chamados de socorro em caso de ataque de abelhas, como também para a remoção de colmeias que representem algum risco à comunidade.

Para as orientações iniciais, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica também pode ser acionado pelos telefones 0800 644 6774 e 99288-9358.

REAÇÃO ANAFILÁTICA – O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica que surge momentos após a pessoa entrar em contato com uma substância à qual é sensível. O tempo de reação pode variar de minutos, até mesmo segundos.

Existem muitas substâncias capazes de desencadear reações alérgicas, entre elas o veneno de abelha. Alguns dos sinais clássicos do choque anafilático são a dificuldade para respirar, coceira e vermelhidão na pele, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas e sensação de desmaio.

 Nivania Ramos, da Agência Saúde

Para pessoas sem alergias e que tomaram apenas uma picada, algumas ações feitas em casa podem ser suficientes para aliviar a dor

Mais do que algo dolorido, é preciso prestar atenção às picadas de abelha. Quando acontece a ferroada, é injetado um veneno que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço. Esse veneno, normalmente, não faz mal e não é prejudicial para a maioria das pessoas.

Porém, se houver histórico de alergia, é necessário encaminhar o paciente ao hospital rapidamente. As picadas podem causar uma reação exagerada do organismo, conhecida como choque anafilático, que causa intensa dificuldade para respirar. No entanto, isso só acontece em pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas ou que são picadas por muitos insetos ao mesmo tempo, o que não é frequente.

Para ajudar alguém que foi picado por uma abelha, o que se deve fazer é:

  1. Remova o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha, caso ainda esteja grudado na pele;
  2. Lave a região afetada com água fria e sabão;
  3. Passe um antisséptico na pele;
  4. Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor;
  5. Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.

Como desinchar a área
Depois de tratar a picada, é muito comum que o local fique inchado por alguns dias. Uma boa forma de reduzir mais rapidamente o inchaço consiste em aplicar gelo na região por 15 minutos, protegido com um pano limpo, várias vezes ao dia. Porém, se o inchaço for muito intenso, pode-se consultar um clínico geral para iniciar o uso de um remédio anti-histamínico, pois isso também melhora o desconforto no local.

Mais sobre o assunto

Quando ir ao pronto-socorro
Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à ferroada de uma abelha, ou vespa, são:

  • Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
  • Dificuldade para respirar ou para engolir a saliva;
  • Inchaço do rosto, boca ou garganta;
  • Sensação de desmaio ou tonturas.

Caso esses sintomas sejam identificados, é necessário chamar uma ambulância ou levar a vítima para o hospital imediatamente. A situação é grave e pode colocar em risco a vida. Além disso, se a ferroada acontecer na boca ou se a pessoa for picada por várias abelhas ao mesmo tempo, deve ser feita uma avaliação no hospital.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.