Qual a diferença entre Libras é língua de sinais

Uma pessoa surda pretende viajar para os Estados Unidos. Como ela irá se comunicar? Por Libras?

Não. Na verdade, a Libras é a sigla correspondente à Língua Brasileira de Sinais, e como o próprio nome sugere, foi desenvolvida para ser usada no Brasil.

Nos Estados Unidos, é adotada a American Sign Language (ASL), que na tradução quer dizer Língua de Sinais Americana. A origem da ASL é similar à da Libras – ambas tiveram como base a Língua de Sinais Francesa.

Estima-se que possam existir atualmente cerca de 200  línguas de sinais em todo o mundo. As razões se devem pelas características de cada lugar, que são adaptadas à comunicação.

Mas e se a pessoa tem fluência em Libras, vai conseguir se comunicar em Portugal?

Não necessariamente. Embora Brasil e Portugal compartilhem da língua portuguesa, quando se trata de sinais, a realidade é diferente. Em Portugal, a comunidade surda adota a LGP (Língua Gestual Portuguesa), que também é reconhecida como uma língua oficial, que é usada por mais de 30 mil pessoas.

Vídeo Abecedário em Língua Gestual Portuguesa

Apesar de ter algumas semelhanças com a Libras, existem diferenças entre elas.

O mesmo ocorre com outros países onde se fala a Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. Por lá, os surdos se comunicam através da LGA (Língua Gestual Angolana) e LMS (Língua Moçambicana de Sinais) respectivamente. Como ambos os países também possuem dialetos, estes acabam sendo incorporados à língua de sinais, ocasionando regionalismos e peculiaridades de cada lugar.

Vídeo Abecedário em Língua Gestual Angolana (LGA) Vídeo Alfabeto em Língua de Sinais Moçambicana (LSM)

Países como Espanha e México, que têm como língua oficial o espanhol, também passam pela mesma situação, com uma língua de sinais para cada país.

A língua de sinais de cada país traz consigo traços e peculiaridades daquele local, e isso faz com que cada forma de se expressar tenha características próprias.

Neste vídeo você confere algumas expressões na Língua Americana de Sinais (ASL).

Será que elas têm similaridades com a Libras?

Confira!

Qual a diferença entre sinais e gestos na Libras?
Os gestos são a escrita no ar, os signos escritos são frequentemente, simples gestos que foram fixados” (p. 128).

Por que a libras é uma língua?
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: … São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.

Qual a diferença entre Libras é língua de sinais
São exemplos de sinais icônicos na Libras:

  • CORRER e QUEIJO.
  • DIRIGIR e VARRER.
  • JOGAR e N-U-N-C-A.
  • BRINCAR e ÁRVORE.
  • E. CASA e PERGUNTAR.

O que é a língua de libras?
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Por que a língua de sinais é considerada a língua natural dos surdos?
língua de sinaislíngua natural dos surdos, pois essa a criança surda adquire de forma espontânea sem que seja preciso um treinamento específico, ainda é considerada por muitos profissionais apenas como gestos simbólicos.

Fonte: Treinamento 24

Autor:  Almir Cristiano | Publicado: 17/05/17 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 45828

Muitas pessoas ainda confundem se Libras é uma língua ou linguagem. Se você tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo para entender melhor. Primeiramente, vamos explicar a diferença entre língua e linguagem.

A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. A língua pode variar de acordo com a região, com o grupo social, a cultura, entre outros fatores.

Exemplos de línguas: língua portuguesa, língua italiana, língua alemã, língua inglesa, língua francesa.

Para que a língua seja entendida não basta simplesmente conhecer o significado das palavras. É necessário aprender e entender a gramática, ou seja, as normas que regem aquela língua.

É o ato de se comunicar com alguém, ou seja, a transmissão da mensagem. É a capacidade de comunicar ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações, etc...

A linguagem pode ser verbal, não-verbal e mista:

  • Verbal: é composta plenamente por palavras, podendo ser oral ou escrita;
  • Não-verbal: utiliza outros meios comunicativos, como gestos, sons, cores, imagens, expressões faciais e corporais, símbolos, dentre outros;
  • Mista: é composta por linguagem verbal e não-verbal, como as histórias em quadrinhos, cinema, teatro e revistas. Ainda na linguagem mista, pode-se encontrar redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, que possibilita a publicação de texto e imagem.

Qual a diferença entre Libras é língua de sinais

Linguagem verbal

Qual a diferença entre Libras é língua de sinais

Linguagem não-verbal

Qual a diferença entre Libras é língua de sinais

Linguagem mista

Além da linguagem comum, existe também a linguagem digital. Essa linguagem usa combinações numéricas para criar sites, jogos e aplicativos. Além disso, é por meio dessa linguagem que podemos transmitir e receber mensagens via computadores, celulares e qualquer outro meio eletrônico.

Assim como é necessário entender as normas da língua, que é conhecida como gramática, a ciência que estuda a linguagem é a linguística.

A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

Qual a diferença entre Libras é língua de sinais

[LIBRAS] Linguagem e Língua. Fonte: Nead Unicentro

Referências:

ANDRESSA VASCONCELOS. Língua e linguagem: Qual a diferença?. Disponível em: . Acesso em: 28 Dez. 2019.

FLÁVIA NEVES. Linguagem, língua e fala: qual a diferença?. Disponível em: . Acesso em: 28 Dez. 2019.

  1. 1. 1 Ana Paula Arja Ribeiro Profª de Português como segunda Língua
  2. 2. 2 Comunicação É a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas.
  3. 3. 3 Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
  4. 4. 4 Por que nos comunicamos? Para transferir e adquirir conhecimento. Para expor ideias. Forma de aprovação ou reprovação. Troca de desenvolvimento conhecimento e habilidades entre as pessoas.
  5. 5. 5 Qual a importância da comunicação para o surdo? Para uma interação social. Através dessa interação abre-se um campo de oportunidades, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, evitando assim seu isolamento.
  6. 6. 6 Qual é o meio de comunicação utilizado pelos surdos?  São vários os meios: SMS, Facebook, Intérprete, Libras, leitura labial, entre outros.
  7. 7. 7 Língua ou Linguagem?
  8. 8. 8 Linguagem é o ato da comunicação, o mecanismo que nós utilizamos para repassar uma mensagem podendo ser verbal quando escrita ou falada  e não-verbal.
  9. 9. 9 Linguagem não verbal:
  10. 10. 10
  11. 11. 11
  12. 12. 12 Língua, como diz o dicionário Aurélio, é o conjunto de palavras e expressões usados por um povo. É o conjunto de regras de sua gramática. A língua é normativa, segue regras, tem sua estrutura segue um sistema.
  13. 13. 13 O que é Libras? Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais É a língua natural das comunidades surdas. É considerada a língua materna dos surdos ou seja , sua primeira língua (L1). Sendo assim a língua portuguesa é a segunda língua do surdo (L2). Então a educação dos surdos deve ser efetivada em língua de sinais.
  14. 14. 14 E ao contrário do que muitos imaginam, a Língua de Sinais não é simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estrutura gramatical própria. É um conjunto de palavras, sinais e expressões organizados a partir de regras, sendo utilizado por um povo para sua interação.
  15. 15. 15 A – O menino gosta de carro. (Português) CARRO MENINO GOSTA. (LIBRAS) A – O menino gosta de carro. (Português) CARRO MENINO GOSTA. (LIBRAS) B - O menino vai para Caxambu. (Português) CIDADE CAXAMBU MENINO IR. (LIBRAS) B - O menino vai para Caxambu. (Português) CIDADE CAXAMBU MENINO IR. (LIBRAS)
  16. 16. 16 A – Sexo só depois do casamento. (Português)A – Sexo só depois do casamento. (Português) Como ficaria isso em Libras?Como ficaria isso em Libras?
  17. 17. 17 PRIMEIRO CASAR DEPOIS SEXOPRIMEIRO CASAR DEPOIS SEXO
  18. 18. 18 Assim, uma pessoa que entra em contato com a Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Não é qualquer pessoa que realmente sabe a Língua de Sinais.
  19. 19. 19 MELERO, Miguel Lopez - Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Universidade de Málaga. Espanha.2002 http://normeiderocha.zip.net/ Referências www.libras.org.br/libras.php LIMA, Heloisa Maria Moreira – Ensino de Língua Portuguesa par Surdos _ Basília: MEC. SEESP 2007. http://www.cultura-sorda.eu/resources/Brasil_Proyecto_Lic_Letras_LIBRAS_2006.pdf FELIPE Tanya A. 2007 - Libras em Contexto