Qual a diferença entre sítio e chácara

As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas, podendo mudar de uma região para outra

Qual a diferença entre sítio e chácara
 

As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas. Em todo o território nacional, as propriedades rurais recebem nomes diversos, dependendo dos costumes da região, o que não acontecia antigamente quando o que as denominava era o tamanho da área.

Em Uberaba (MG), por exemplo, o tamanho e a localização da área rural em relação à cidade são fatores preponderantes para que uma propriedade seja denominada como sítio, fazenda, rancho ou chácara. No caso de uma área classificada como chácara, trata-se de uma propriedade de porte pequeno, próxima à cidade, com até 5 mil metros.

Por outro lado, uma área classificada como sítio é maior que a chácara (de 10 a 20 hectares), além de ser mais afastada da cidade - daí tal denominação. Já o rancho é uma área onde se busca lazer, onde geralmente há rio ou lago próximo à propriedade.

Quando a área possui maior extensão é considerada fazenda. Mas isso não é uma classificação criteriosa, depende muito da cultura local, podendo mudar de região para região. Mas para diferenciar melhor uma área rural da outra, vejamos abaixo as principais características de cada uma delas.

Rancho

Há algumas décadas, rancho era toda a área rural afastada da propriedade principal, construída de bambu, cipó e barro, para abrigar os trabalhadores rurais. Nos dias de hoje, ranchos são áreas próprias para turismo, também chamados em algumas regiões do país de chalés ou sítios. 

Sítio

Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer.  Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.

Chácara

A chácara é a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Mas em algumas regiões do país, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados. 

Fazenda

 
Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Canal Rural e Wikipédia.

Andréa Oliveira 30-03-2016 Administração Rural

Antigamente, as determinações se a propriedade era uma chácara, estância, sitio ou fazenda se determinavam pelo seu tamanho em m². Veja abaixo as medias praticadas:

  • Chácara: área de terras de no máximo 5 alqueires. É a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Mas em algumas regiões do país, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados.
  • Sítio: área de terras que varia entre 5 e 40 alqueires. Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer.  Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.
  • Fazenda: área de terras superior a 40 alqueires. No Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires. Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

Sendo que cada alqueire possui 2,42 hectares e cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados.

Hoje em dia, para cada região do Brasil há denominações diferentes, com a inclusão, por exemplo, de rancho, roça, colônia. Isso varia bastante porque o Brasil é imenso e a pluralidade de culturas faz com que isso fique concentrado em cada região.

No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beiro do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Grandes áreas são chamadas de roça no estado de Minas Gerais.

Medições de terra no Brasil

Talvez por isso, hectare tem sido a medida mais usada nos tempos atuais, pois não é fácil decorar todos os modelos de medidas que são aplicados em diferentes regiões do país.

Caso precise especificar, transforme o hectare na medida necessária, conforme tabela abaixo:

Qual a diferença entre sítio e chácara

Fonte: Celulose Online.

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Quem busca por uma propriedade rural em imobiliárias e sites de classificados pode se deparar com diversas nomenclaturas: ranchos, chácaras, sítios e fazendas podem parecer iguais para quem é leigo no assunto. Na verdade, mesmo para os entendidos, a definição de cada tipo de imóvel pode parecer confusa — ela se relaciona com o tamanho do terreno, a localização, mas também tem muito a ver com questões culturais e pode mudar de região para região.

Por exemplo: em algumas partes da Região Norte, o tamanho é o fator mais importante para diferenciar sítios, chácaras e fazendas, enquanto no Sul as características do imóvel também são consideradas para essa categorização.

De modo geral, podemos dizer que as chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, os sítios são um pouco maiores e mais afastados, enquanto ranchos são terrenos maiores, porém direcionados ao lazer. As grandes propriedades que não se encontram nessas outras definições podem ser chamadas de fazendas. A seguir, explicamos melhor cada um dos conceitos, para uma compreensão mais profunda. 

Qual a diferença entre sítio e chácara
Chácaras costumam ser menores e mais próximas da cidade que um sítio ou rancho — mas as classificações não são exatas (Fonte: Rusyena/Unsplash)

Começando pelo menor tipo de propriedade rural, costuma-se denominar chácara aqueles imóveis menores e mais próximos da cidade — geralmente com apenas uma casa, algumas poucas hortas ou pomares, além de alguns animais. 

Não há uma definição exata de tamanho, mas sendo esse o menor tipo, existem chácaras com alguns milhares de metros quadrados até cerca de 10 ou 12 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m2). Em algumas regiões do País, chácaras também são propriedades usadas apenas para moradia ou lazer, sem produção agrícola.

Leia também:

ITR ou IPTU: qual imposto um imóvel rural em zona urbana deve pagar

Curitiba ganha fazenda urbana com foco em sustentabilidade

Fazenda vertical: o novo conceito de agricultura sustentável

O que é um sítio?

Quando uma propriedade rural é maior ou mais afastada da zona urbana, convencionou-se chamá-la de sítio — mesmo que usada exclusivamente para lazer. Além disso, sítios podem ter mais estrutura para produção agrícola e ser a principal fonte de renda dos moradores. 

De certo modo, o sítio é uma espécie de minifazenda, com área total entre 12 ha e 100 ha. Vale lembrar que outra medida muito popular para propriedades rurais é o alqueire, cujo tamanho pode mudar pelo Brasil: um alqueire paulista, mais usado no Sul/Sudeste, vale 2,42 ha, enquanto alqueire mineiro é o dobro disso e o alqueire do Norte corresponde a 2,72 ha. 

Qual a diferença entre sítio e chácara
Sítios podem ser usados para produção, moradia ou lazer, enquanto ranchos são mais direcionados para lazer e turismo (Fonte: Taylor Brandon/Unsplash)

Rancho é uma denominação mais popular no Sul e Sudeste, utilizada principalmente pelo interior de São Paulo. Corresponde a uma grande propriedade (maior que uma chácara), mas com foco no lazer ou turismo: tem uma casa confortável e, possivelmente, rios ou lagos. 

Em outros estados, como Minas Gerais e algumas regiões pelo Sul do País, rancho é o nome dado à construção onde são colocados os equipamentos e suprimentos.

O que é uma fazenda?

Em resumo, as fazendas são as propriedades rurais maiores — mais de 100 ha ou 40 alqueires — e com mais estrutura para produção agrícola. Além da sede, podem existir diversas áreas de criação de animais, imensas roças com máquinas, ranchos para equipamentos e funcionários, além de outras construções. Muitos donos de fazendas não moram nessa propriedade, tendo uma casa na cidade ou uma chácara menor para uso próprio.  

Para concluir, é sensato dizer que propriedades com as mesmas características podem receber o nome de rancho em uma região ou sítio em outra — de modo que a nomenclatura talvez não seja o método mais adequado para decidir qual propriedade comprar. Na dúvida, vale muito a pena conversar com um especialista para encontrar o imóvel mais adequado para os objetivos desejados. 

Fonte: Tecnologia e Treinamento, Lima Negócios Imobiliários, Tropical Imobiliária.

Este conteúdo foi útil para você?

Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?