Qual e o resultado quando a base e um numero inteiro negativo e o expoente e um numero natural impar

MÚLTIPLOS E DIVISORES Múltiplo de um número é o produto, ou seja, a multiplicação desse mesmo número por um número natural qualquer. Sendo assim, para encontrar o múltiplo de um numero basta multiplicar esse numero pelos números naturais. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, ...} O conjunto de qualquer múltiplo é indicado fazendo-se o calculo e representando-o trocando o n da seguinte expressão. M (n) = {múltiplos} Ex: Vamos calcular os múltiplos de 5 5 . 0 = 0; 5 . 1 = 5; 5 . 2 = 10; ... 5 . 9 = 45 e assim por diante Logo temos que os múltiplos de 5 são: {0, 5, 10, ... 45, etc} Indicamos esse conjunto dos múltiplos de 5 da seguinte forma. M (5) = {0, 5, 10, ... 45, ...} ATIVIDADE COMPREENSIVA

Encontre múltiplos

…exibir mais conteúdo…

Ex: –5 2 = – (5 . 5) = (–) com (+) e 5 . 5 = – 25 O que acontece nessa operação é que o expoente (2) está repetindo só o número, é como se existisse um parênteses com o sinal do lado de fora, assim: Ex: – (5) 2 = – (5 . 5) = (–) com (+) e 5 . 5 = – 25 Então lembre-se: sempre que a base negativa vier sem parênteses e estiver elevada a um expoente par o resultado sempre será negativo. 4ª situação: A base é um número inteiro negativo e o expoente é impar. Ex: (–3) 3 = (–3) . (–3) . (–3) = (–) com (–) com (–) e 3 . 3 . 3 = – 27 O Expoente 1 e o expoente 0: 1ª situação: Toda potência de expoente 1 é sempre igual a base. Ex: –1 1 = –1 01=0 (–13) 1 = –13 Devemos saber também que todo número que aparece sem expoente é porque o expoente é o número 1. Ex: 2 = 2 1 3 = 3 1 e assim em diante Ex2: 3 7 : 3 = 3 7 – 1 : 3 6 Mas sempre que o expoente 1 for negativo, ele tem que aparecer. Ex: 2 –1 ; 3 –5 5 – = não existe, pois seria como se você tivesse esquecido o número, ta legal. 2ª situação: Toda potência de expoente 0 e base diferente de zero é sempre igual a 1. Ex: –3 0 = 1 50=1 (–1) 0 = 1 0 0 =1 Contudo que vimos acima na parte de potenciação podemos ver que algo do tipo: (–A) B ≠ –A B, sendo A um número inteiro e B exclusivamente um número natural par Ex: (–7) 2 ≠ –7 2, porque (–7) –7 2 = – (7 . 7) = – 49 2

= (–7) . (–7) = (–) com (–) e 7 . 7


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Morbi adipiscing gravdio, sit amet suscipit risus ultrices eu.Fusce viverra neque at purus laoreet consequa.Vivamus vulputate posuere nisl quis consequat.

Create an account

Qual e o resultado quando a base e um numero inteiro negativo e o expoente e um numero natural impar

Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo. Propriedade 2. Potência com expoente inteiro negativo.

Qual é a solução da potência 10?

  • Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/potencia-com-expoente-negativo.htm. Acesso em 29 de janeiro de 2021. Qual dos resultados a seguir é solução da potência 10 – 6? A respeito das propriedades de potências, qual das seguintes alternativas está correta?

Quais são as potências?

  • Potências são o resultado de produtos em que todos os fatores são iguais. Elas são representadas de maneira única por meio de uma base, que é o número multiplicado, e de um expoente, que é a quantidade de vezes que esse número é multiplicado.

Qual a propriedade usada para o cálculo dessa potência?

  • A propriedade usada para o cálculo dessa potência diz que devemos resolver separadamente an e bn. Os resultados serão o numerador e o denominador da fração resultante. Observe:

Quais são as potências de frações?

  • Potências de frações São potências cuja base é uma fração. Suponha que a base seja a/b e o expoente n. A propriedade usada para o cálculo dessa potência diz que devemos resolver separadamente an e bn. Os resultados serão o numerador e o denominador da fração resultante.

Quando aprendemos a operar potências, a primeira e mais simples regra que dominamos é que devemos sempre multiplicar a base por ela mesma quantas vezes indicar o expoente. Por exemplo, se temos a potência 210, devemos multiplicar o 2 por 10 vezes da seguinte forma:

210 = 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 = 1024

Mas e se o expoente for um número negativo? Como resolver a potência 2– 10? Vejamos uma nova regra que ajudará na resolução de potências com expoente menor do que zero!

Dada uma potência x – y, com x e y reais, o seu resultado é igual ao inverso de x elevado a y.

Para compreender essa definição, precisamos primeiro compreender o que é o inverso de um número. Dado um número qualquer, seu inverso é a fração cujo numerador é 1, e o denominador é o próprio número. Por exemplo, o inverso de 5 é

Qual e o resultado quando a base e um numero inteiro negativo e o expoente e um numero natural impar
, e o inverso de 10 é
Qual e o resultado quando a base e um numero inteiro negativo e o expoente e um numero natural impar
. Mas qual é o inverso de uma fração? A ideia é a mesma! Vejamos a fração ½: para encontrar seu inverso, vamos colocá-la como denominador de uma fração em que o numerador é 1 e fazer uma simples divisão de fração:

Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.

Voltando para a pergunta do início do texto, vamos calcular o valor de 2– 10.

Vejamos alguns outros exemplos de potências com expoente negativo e observe como esse assunto relaciona-se com a potenciação de números racionais:

1° Exemplo: 3 – 2

O inverso de 3 é 1/3. Logo, para calcular 3 – 2, faremos:

2° Exemplo: 10 – 1

O inverso de 10 é 1/10. Calculando 10 – 1, temos:

3° Exemplo: (3/4) – 3

O inverso de 3/4 é 4/3. Então (3/4) – 3 será dado da seguinte forma:

4° Exemplo: (– 2/3) – 4

O inverso de – 2/3 é – 3/2. Calculando (– 2/3) – 4, teremos:

Quando trabalhamos com base sendo números inteiros é necessário obedecer algumas regras no cálculo da potência. O cálculo da potência de base de número inteiro é dividido em base positiva e base negativa. • Base positiva Quando a base é positiva resolvemos a potência normalmente.

(+2)5 = +2 . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = 32

Como a base é positiva podemos escrever essa mesma potência sem representação do sinal de +.

25 = 2 . 2 . 2 . 2 . 2 = 32

• Base negativa Quando a base for negativa devemos fazer o jogo de sinais utilizados na multiplicação.

(-5)3 = (-5) . (-5) . (-5) = - 125


Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou seja, sempre que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.

(-3)4 = (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = 81


Nesse caso, a potência (resultado) ficou positiva, pois quando multiplicamos quantidades pares de fatores negativos a potência sempre será positiva, ou seja, quando a Base for negativa e o expoente for par a potência será positiva. Exemplos:

(-15)2 = 225

(-3)3 = -27

Publicado por Danielle de Miranda