Qual programa para comparação de medicamentos

Não é sempre que conseguimos pesquisar os melhores preços do remédio que necessitamos quando estamos doentes. O ‘MediPreço’ foi criado para nos ajudar a economizar na compra dos medicamentos.

Um estudo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) apontou que a variação de preço dos medicamentos pode chegar a 400%. A maioria das pessoas desconhece esse dado. Foi pensando nisso que um grupo de quatro amigos decidiu criar o aplicativo para celular, gratuito, que mostra a variação de preços de um remédio específico no Brasil inteiro.

O MediPreço funciona da seguinte maneira: basta o usuário fotografar o código de barras do medicamento pelo aplicativo. O sistema busca o valor máximo permitido para aquele medicamento e o menor valor da região, via geolocalização.

Qual programa para comparação de medicamentos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lei também: App ajuda pais deficientes auditivos a diferenciar choro de seus bebês

No banco de dados estão 25 mil medicamentos em 70 mil farmácias pelo país. Resumindo, o consumidor ganha o poder de barganhar um desconto no preço do medicamento com o atendente do estabelecimento.

Qual programa para comparação de medicamentos

“O MediPreço atende o usuário na hora que mais precisa. Quem vai à farmácia, muitas vezes se encontra em uma situação de fragilidade, seja por uma enfermidade urgente ou por uma doença que precisa de atenção e controle”, disse Gregório Salles, um dos criadores da ferramenta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual programa para comparação de medicamentos

O banco de dados é baseado na tabela do Ministério da Saúde que estabelece um teto máximo de preços que podem ser praticados. Os próprios usuários do app também ajudam a atualizar os valores – cerca de 343 mil colaboradores postam quanto pagaram nos medicamentos, criando uma rede atualizada em tempo real dos valores realmente praticados pelas farmácias.

Qual programa para comparação de medicamentos

“Sempre que você posta está ajudando outras pessoas que dependem daquele medicamento. Além disso, cria-se uma rede de fiscalização para impedir a cobrança de valores abusivos”, ressalta Alexandre Máximo, também desenvolvedor do MediPreço.

O usuário Marco Resende adotou o MediPreço há alguns meses. Especialista em tecnologia da informação, ele utiliza um medicamento contínuo, o maleato de enalapril. Marco costumava pagar cerca de 32 reais no medicamento. Agora, ele compra por 17, 16 e até 15 reais – uma economia de mais de 50%

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Por me dar um referencial, tenho conseguido negociar na farmácia os valores e conseguido bons descontos. Gostei tanto que toda vez que compro um remédio agora, eu posto quanto paguei”, afirmou.

O MediPreço está disponível para dispositivos iOS e Android, clique aqui e baixe.

crédito das imagens: MediPreço

Qual programa para comparação de medicamentos

O comparador de preços pode ainda encontrar lojas que entregam na sua região, a partir do CEP indicado. Outro ponto positivo é a possibilidade de criar listas com vários produtos, onde o aplicativo aponta em qual farmácia a soma total dos itens fica mais barato.

Estamos falando da plataforma Consulta Remédios, disponível na web e também aplicativo. São mais de 2.800 lojas cadastradas em todo o Brasil e 65 mil produtos – entre remédios e perfumaria. Desta forma, o consumidor consegue pesquisar e comparar o preço destes itens sem gastar gasolina e tempo.

Hoje o portal é considerado o maior comparador de preço de medicamentos do Brasil e acumula mais de 7 milhões de usuários por mês. Paulo Vion, CEO da empresa, explica que o Consulta Remédios foi um negócio que começou em 2000 e após muito estudo e evolução, expandiu para atender o interesse da população. "Atualmente o portal ajuda milhões de pessoas, seja na hora de pesquisar, pois disponibilizamos informações completas sobre qualquer medicamento, encontrar ou de economizar na compra", conta Vion.

A plataforma é simples e efetiva. Um exemplo da facilidade do aplicativo é que a pesquisa pode ser feita até mesmo pelo sintoma, caso o consumidor não saiba qual o nome ou princípio ativo do medicamento. "Nossa plataforma traz todas as informações da bula com diagramação muito mais clara e objetiva. Lá ele encontra para que serve o remédio, suas contraindicações, como usar, posologia, dentre outros. Em apenas um clique ainda é possível conferir dados especiais, que nem a bula do remédio comprado na farmácia contém. Um deles é a interação medicamentosa, ou seja, se ele pode ser utilizado combinado com outro medicamento", explica o CEO da empresa.

Pesquisa no Consulta Remédios pode economizar mais de 700%

Uma simples busca no Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar mais de 1000% na hora da compra. Um desses casos é com o medicamento Anastrozol da Eurofarma, repositor hormonal também utilizado no tratamento de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. De acordo com a busca no Consulta Remédios o preço mínimo encontrado é de R$ 40,90 e máximo de R$ 330,86, o que significa uma variação de mais de 700%.

O comparador ainda consegue ter acesso a muito mais do que a informação e a busca. Ele pode encontrar as lojas que entregam na sua região – a partir do CEP indicado.

Pelo aplicativo também é possível criar várias listas de produtos em um serviço chamado "Minha Lista". Através deste serviço, 100% gratuito, o usuário consegue montar uma seleção com vários itens de sua escolha e, assim, o Consulta Remédios apresenta em qual farmácia a soma total dos itens fica mais barato.

*Os dados foram coletados em janeiro de 2018.

www.consultaremedios.com.br

App para Android https://goo.gl/bchW8u 

App para iOS: https://goo.gl/pJ1JRY

Qual programa para comparação de medicamentos