Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Ele também havia trabalhado na mineração, porém, foi no posto de alferes nos quadros da cavalaria imperial que Tiradentes alcançou certa estabilidade. Apesar da pouca instrução, ele era um republicano convicto e adepto dos ideais do Iluminismo.

Causas da Inconfidência Mineira

O movimento dos inconfidentes, organizado em 1788, foi consequência do contato dos colonos brasileiros com os ideais iluministas divulgados na Europa, ideais que haviam, por sua vez, inspirado o movimento de independência dos Estados Unidos.

Os historiadores atribuem a divulgação do pensamento iluminista no Brasil ao contato de estudantes brasileiros com o Iluminismo ao serem enviados por suas famílias da elite econômica da colônia para estudarem na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os ideais iluministas foram muito difundidos, principalmente, na Capitania das Minas Gerais, e isso se explica pelo fato de boa parte dos estudantes brasileiros em Coimbra ser originária de Minas Gerais.

Além da propagação dos ideais iluministas, a Inconfidência Mineira aconteceu em consequência da insatisfação das elites da Capitania de Minas Gerais com a pesada política de cobrança de impostos estabelecida pela Coroa Portuguesa sobre os colonos. O visconde de Barbacena havia sido nomeado pela Coroa Portuguesa como governador da capitania com o objetivo de promover a derrama, ou seja, a cobrança obrigatória dos impostos sobre a extração do ouro.

Essa derrama havia sido determinada por Portugal em razão das dívidas acumuladas dos impostos que não estavam sendo pagos. A intransigência portuguesa na arrecadação de impostos manteve as cobranças altas, mesmo com a queda na extração de ouro na região, o que acabou por gerar o acúmulo de dívidas.

Inconfidência Mineira

A insatisfação com uma possível derrama mobilizou as elites da capitania contra o domínio português. Os inconfidentes planejavam assassinar o governador da capitania e proclamar o republicanismo na Capitania de Minas Gerais. Tiradentes era um dos envolvidos na conspiração, pois, além de ser um defensor dos ideais iluministas, também havia sido prejudicado pela gestão do visconde de Barbacena ao ser destituído do comando da cavalaria, que fiscalizava uma importante estrada da região.

O movimento conspirado pelas elites mineradoras, entretanto, não chegou a acontecer. Todos os envolvidos foram denunciados por Joaquim Silvério dos Reis, que optou por denunciar o movimento para se livrar das dívidas pessoais que havia adquirido com a Coroa Portuguesa. Assim, em 1789, o visconde de Barbacena suspendeu a derrama e prendeu os envolvidos na conspiração – entre eles, Tiradentes.

Prisão e condenação de Tiradentes

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Moeda brasileira de cinco centavos com o rosto de Tiradentes estampado

A prisão de Tiradentes e outros inconfidentes ocorreu após a devassa (investigação). O processo de julgamento dos envolvidos na Inconfidência estendeu-se por três anos. Durante esse período, muitos dos presos negaram sua participação no movimento, com exceção de Tiradentes, que reconheceu abertamente seu envolvimento. Alguns historiadores também afirmam que, durante os interrogatórios, muitos dos envolvidos denunciaram o papel de Tiradentes na conspiração.

A sentença dos inconfidentes saiu em 1792 e determinava a pena de morte por enforcamento a dez pessoas. Entretanto, por intermédio da Rainha D. Maria I, nove dos envolvidos na Inconfidência foram perdoados e condenados ao degredo (expulsos do Brasil), enquanto a sentença de morte foi mantida para apenas um: Tiradentes.

Atribui-se esse fato a duas possibilidades: a primeira afirma que a sentença só foi mantida a Tiradentes por ele não pertencer à elite mineradora e, portanto, não possuir influência na Coroa. A segunda possibilidade levantada pelos historiadores é a de que, por falar abertamente do seu envolvimento na conspiração durante o interrogatório, Tiradentes foi considerado um elemento perigoso pela Coroa e, por isso, deveria ser eliminado.

Assim, Tiradentes foi usado como bode expiatório pela Coroa Portuguesa. Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto. Sua cabeça foi exibida em uma estaca colocada na praça central da cidade. A condenação de Tiradentes foi utilizada como demonstração de força da Coroa para evitar que futuras rebeliões acontecessem.

Tiradentes como herói

A figura de Tiradentes permaneceu esquecida durante o resto do período do colonial e também no período imperial, principalmente pelo caráter republicano dos envolvidos na Inconfidência Mineira, como afirma o historiador Boris Fausto:

o episódio [Inconfidência] incomodava, pois os conspiradores tinham pouca simpatia pela forma monárquica de governo. Além disso, os dois imperadores do Brasil eram descendentes em linha direta da Rainha dona Maria, responsável pela condenação dos revolucionários|1|.

A imagem de Tiradentes como herói foi construída com a Proclamação da República. Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.

Em consequência disso, o dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado, e sua imagem passou a ser retratada, muitas vezes, parecida com a de Cristo crucificado, uma forma de relacionar Tiradentes como mártir e herói.

|1| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 103.

*Crédito da imagem: Domínio Público | Acervo Museu Paulista (USP) Por Daniel Neves

Graduado em História

A História do Brasil pode ser explicada desde a infância para as nossas crianças. E Tiradentes é uma personagem cuja história pode render uma aula bem interessante para a meninada. Mas se você é professor da educação infantil e não estudou especificamente história na sua formação deve estar se perguntando... Mas como eu posso ensinar uma história tão complexa para uma criança?

Realmente há partes da história de Tiradentes que são mais complicados de relatar para uma criança, mas hoje em dia, temos uma série de materiais e vídeos disponíveis que podem auxiliar nesta tarefa.

Você pode começar com um desenho de Tiradentes, para colorir. Ou quem sabe ensinar as vogais a partir do nome de JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER. Olha que interessante, as cinco vogais estão presentes em seu nome.

Contar também sobre a profissão que rendeu-lhe seu apelido e aproveitar para ensinar um pouco sobre saúde bucal. Explicar sobre a extração de ouro na capitania mineira e a cobrança do "quinto" pelos portugueses. Contar a história do Brasil no período colonial, a Independência do Brasil e a posterior Proclamação da República.

Para te auxiliar na missão, vamos detalhar a história desse Herói da Pátria e todos os pontos que podem ser abordados com as crianças. Tiradentes possui um dia em sua homenagem, um feriado nacional, e sua história é muito relevante no nosso país.

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Os melhores professores de História disponíveis

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes Educação Infantil

Quem foi Tiradentes, história?

Tiradentes nasceu em 1746 em um vilarejo entre São João Del Rei e São José Del Rei, atual cidade de Tiradentes em Minas Gerais. Na época, Minas não era um Estado como é hoje, era uma capitania. Joaquim José da Silva Xavier foi tropeiro, mineiro, militar, mascate, comerciante e dentista. Essa última função rendeu-lhe o apelido de Tiradentes.

Não fez estudos regulares, mas era um grande curioso. Passou um ano morando no Rio de Janeiro e lá começou a ter convívio com os ideais do Iluminismo Francês e dos libertadores da América que proclamaram a independência dos Estados Unidos.

Quem foi Tiradentes Educação Infantil
Que tal levar as crianças para a biblioteca e contar a História do Brasil e de Tiradentes em uma roda de conversa? | Imagem: Pixabay

Quando voltou para Minas, entrou então para o movimento da Inconfidência Mineira. Comunicava-se muito bem tanto com a elite como com o proletariado, sendo portanto uma peça fundamental para o movimento. Os inconfidentes, como ficaram conhecidos, tinham como meta conseguir a independência da capitania de Minas Gerais. Ficar independente de Portugal significava não ter mais que repassar grande parte de tudo que era produzido para a Coroa.

Mas o movimento foi denunciado antes mesmo de acontecer a planejada revolta armada. Joaquim Silvério dos Reis, que fazia parte do grupo, delatou seus companheiros ao Visconde de Barbacena em troca do perdão de suas dividas para com a Coroa Portuguesa. O movimento ainda não passava de uma conspiração, e o dia do conflito armado acabou não acontecendo.

Todos os inconfidentes presos e julgados tiveram suas penas abrandadas e convertidas à degredo (exílio) com exceção de Tiradentes, que foi condenado a pena máxima.

Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, na cidade do Rio de Janeiro. A praça em que foi executado recebe hoje o nome de Praça Tiradentes em sua homenagem. A prisão em que ficou preso por quase três anos até a finalização do seu julgamento, também deu lugar ao Palácio Tiradentes, que abriga a Assembleia do Estado do Rio de Janeiro.

Há quem diga que ele sofreu uma pena maior para servir como exemplo aos demais conspiradores contra a Coroa Portuguesa. Mas, apesar da história dele não ter um final muito feliz, sua morte acabou servindo de inspiração para outros movimentos, contrariando o esperado pelos Reis de Portugal.

Quando o feriado de Tiradentes estiver se aproximando, aproveite o momento para apresentar a história dele de forma lúdica e refletir sobre ideais de liberdade.

Porque ele tinha o apelido de Tiradentes?

Uma boa forma de contar a história do mais famoso inconfidente para os pequenos é introduzi-la de forma lúdica, já que há partes da história complexas para uma criança. Não precisamos entrar em detalhes sobre o esquartejamento e exposição das partes em praças públicas, pois isso pode ser um pouco chocante para uma criança. Tiradentes teve uma vida difícil e de muita luta, desde a infância.

Nascido em 12 de novembro de 1746 na então capitania de Minas Gerais, Tiradentes perdeu sua mãe aos nove anos e o seu pai aos onze, ou seja, ficou órfão ainda criança. Foi então que o seu padrinho e tio, Sebastião Ferreira Leitão, ficou com a sua guarda. Foi com o tio que ele aprendeu o ofício de dentista, e foi esse ofício que lhe rendeu o apelido de Tiradentes, nome que é usado para se referir a Joaquim José da Silva Xavier.

Há quem diga que apesar de ser chamado de Tiradentes, Joaquim não gostava muito de extrair os dentes dos seus pacientes, Na verdade ela só arrancava em último caso e também fabricava próteses para implantes dentários com ossos e outros materiais.

É interessante contextualizar o ambiente que existia na época. A exploração do Brasil colonial por Portugal, as cobranças de impostos e taxas sobre tudo que era produzido na colônia para manter a Coroa Portuguesa, bem como o desejo de independência que Tiradentes carregava.

Quem foi Tiradentes Educação Infantil
Existem formas mais lúdicas para introduzir a História do Brasil e de Tiradentes ainda na Educação Infantil, destacando seu papel como herói. | Imagem: Unsplash

Depois de mais de 250 anos de exploração, o povo brasileiro desejava ser livre. Muitas pessoas já haviam nascido no Brasil e apesar de pais portugueses, já sentiam-se brasileiros de coração e desejavam que seu país fosse independente. Joaquim José lutou junto de seus companheiros por essa liberdade, e anos após a sua morte recebeu o reconhecimento e a honraria de tornar-se Herói da Pátria, com um dia dedicado em sua homenagem.

Apesar da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o desejo de liberdade não morreu com ele. Muitos continuaram lutando, outros movimentos surgiram. E então, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I, as margens do Rio Ipiranga gritou "Independência ou Morte", transformando o Brasil em uma monarquia independente de Portugal.

Vídeos e Materiais para explicar sobre a Inconfidência Mineira para crianças

Como comentei no início desse artigo, hoje já temos diversos vídeos e uma infinidade de materiais disponíveis gratuitamente na internet que podem nos auxiliar na missão de explicar história para nossas crianças. Atividades escolares de história podem auxiliar o professor da Educação Infantil a contar sobre os acontecimentos históricos importantes que aconteceram no nosso país.

Veja alguns exemplos de exercícios e atividades sobre a Inconfidência Mineira e aproveite o material para preparar uma aula bem interessante.

Que tal uma atividade de cruzadinha? Depois de contar a história de Tiradentes e do movimento da Inconfidência Mineira esse exercício pode ser uma ótima opção para ver se as crianças realmente aprenderam.

Quem foi Tiradentes Educação Infantil
Cruzadinha para saber mais sobre a História de Tiradentes. | Imagem: SmartKids

Vídeos também são excelentes aliados quando estamos falando e ensinado para as crianças. Estimular o sentido visual ajuda muito na hora de atrair a atenção dos baixinhos. Sabia que o Triângulo da Bandeira Mineira foi inspirado no Iluminismo Francês e o seu design e a frase são atribuídos aos inconfidentes? Esse vídeo conta um pouco sobre essa história da bandeira do Estado Mineiro.

Falar sobre a História de Tiradentes através de vídeos pode ser uma forma mais lúdica e atrativa para as crianças. Depois de contar a história, faça algumas atividades. Veja uma outra opção de atividade para a educação infantil, agora na forma de caça-palavras:

Quem foi Tiradentes Educação Infantil
Os caça-palavras podem ser uma boa opção de atividade para os pequenos. | Imagem: SmartKids

A História de Tiradentes e da Inconfidência Mineira pode ser contada em uma roda de conversa ou pode ser mostrada a partir de vídeos. Este também é um ótimo vídeo para mostrar as crianças durante esta aula:

Deixamos aqui alguns exemplos de materiais e também um pouco sobre a história desse famoso inconfidente. Seu final trágico acabou tornando sua vida e morte motivo de grande orgulho no país. Um verdadeiro Herói Brasileiro, não aqueles das revistas em quadrinhos ou dos desenhos animados, mas um herói de carne e osso, que viveu no nosso país e morreu muitos anos antes de nascermos.

Foram homens e mulheres como Tiradentes que fizeram do Brasil um país livre e independente. E esse espírito de luta e liberdade deve ser exaltado e ensinado nas escolas. Explique para as crianças o que fez Joaquim José da Silva Xavier para merecer um dia em sua homenagem, um feriado nacional com seu nome.

Ensinar história é um dos maiores legados que os professores e os pais podem deixar para nossas crianças. Entender acontecimentos do passado são primordiais para a construção de um futuro melhor. E as crianças são a nossa esperança em um futuro melhor. Como bem disse Edmund Burke "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".