Quem não pode usar lente de contato

As lentes de contato são uma alternativa aos óculos de grau, porém seu uso pode causar o surgimento de muitas dúvidas, uma vez que envolve a colocação de algo diretamente em contato com o olho. 

As lentes de contato apresentam vantagens quando comparadas com os óculos de grau pois não quebram, não pesam, nem escorregam no rosto, sendo especialmente apreciadas por quem não gosta de usar óculos de grau ou pratica algum desporto. 

Contudo, se não foram usadas corretamente, as lentes de contato podem provocar algum desconforto, como o aparecimento de vermelhidão nos olhos ou ressecados, além de aumentarem o risco de problemas mais graves como infecções.

Quem não pode usar lente de contato

A seguir apresentamos as respostas para algumas das dúvidas mais comuns:

1. Usar lentes de contato faz mal?

Usar lentes de contato não faz mal aos olhos, desde que sejam usadas com responsabilidade, respeitando os cuidados de higiene necessários. Veja que cuidados deve ter com as lentes de contato. 

2. Posso usar lentes de contato o dia todo?

O período de tempo no qual se pode utilizar lentes de contato varia de acordo com o tipo de lente, assim como a presença de algum problema no olho, como olho seco ou sensibilidade aumentada.

Geralmente, as lentes atuais podem ser colocadas de manhã e retiradas ao final do dia, antes de dormir, totalizando cerca de 14 a 16 horas de uso contínuo. O ideal é sempre conversar com o oftalmologista para entender durante quanto tempo é seguro utilizar lentes diariamente.

3. As lentes podem ficar perdidas/presas no olho?

Perder uma lente de contato no olho é um problema fisicamente impossível, pois existe uma membrana que impede que isto aconteça. O que pode acontecer em algumas situações é a lente dobrar e ficar presa na parte de dentro da pálpebra (na parte superior do olho), dando a impressão de que passou para a parte de trás do olho. No entanto, e com cuidado, normalmente é possível retirar a lente em casa. 

4. Usar lentes é desconfortável?

Na maior parte dos casos, e se o olho estiver saudável, as lentes de contato não são desconfortáveis. A escolha das lentes é um dos fatores que mais contribui para o conforto durante a utilização, pois cada tipo de olho pode adaptar-se de forma diferente aos diversos tipos de materiais existentes. Geralmente, a escolha da lente deve ser auxiliada por um oftalmologista ou técnico especializado. 

O desconforto surge apenas quando existem sinais de cansaço, coceira, vermelhidão, lacrimejamento ou sensação de desconforto no olho e, nestes casos, o mais recomendado é interromper o uso das lentes durante 1 ou 2 dias ou consultar o oftalmologista.

5. Ir na praia estraga a lente? 

A praia pode estragar mais rapidamente as lentes, o que se deve ao efeito que o sal da água do mar pode ter sobre as lentes, fazendo com que estas sequem mais facilmente. Isto pode acontecer mesmo fechando sempre bem os olhos ao mergulhar, e o mesmo acontece nas piscinas, devido ao cloro e desinfetantes que são adicionados nesse tipo de águas. 

Porém, sempre que necessário as lentes podem sim ser usadas na praia ou na piscina, desde que se tenha o cuidado de fechar sempre bem os olhos ao mergulhar. 

6. Crianças podem usar lentes de contato?

Tanto crianças como adolescentes podem usar lentes de contato, desde que sejam maduras e responsáveis o suficiente para cuidar das lentes e fazer a higiene necessária. Muitas vezes esta pode até ser uma boa opção ao óculos de grau, pois pode ajudar na melhora da autoestima.

7. Posso dormir de lentes?

Os tipos mais comuns de lentes são apenas adequados para usar durante o dia, sendo recomendado retirar à noite antes de dormir.

8. Existem lentes coloridas?

Existem lentes de diferentes cores, como verde, azul, marrom preto ou vermelho, que podem ser usadas no dia a dia para mudar a cor dos olhos.  

A grande maioria das lentes coloridas não tem grau, ou seja, são vendidas como tendo grau 0, porém algumas marcas vendem este tipo de lentes com grau.

9. Posso limpar as lentes com soro fisiológico?

As lentes nunca devem ser limpas com soro fisiológico, água ou outras soluções não apropriadas, pois podem acabar por estragar a lente, não permitindo a hidratação, limpeza e desinfecção necessárias.

Assim, para limpeza apenas devem ser usadas soluções desinfetantes próprias para lente de contato. Veja o passo a passo para colocar, retirar e limpar lentes de contato.

10. Se comprar lentes não preciso de óculos?

Mesmo comprando lentes de contato, é recomendado ter sempre 1 par de óculos com a graduação atualizada, que devem ser utilizados durante as horas de descanso das lentes. 

Além disso, também é importante usar óculos em dias em que os olhos estejam mais sensíveis, vermelhos ou secos, por exemplo, pois nestes casos as lentes podem piorar a situação. 

11. Existem lentes de contato de vidro? 

Atualmente as lentes de contato já não são feitas de vidro, sendo feitas à base de materiais rígidos ou semi rígidos, que se adaptam melhor ao olho, proporcionando um maior conforto e estabilidade. 

Seja por razões estéticas ou por correção visual, os usuários de lentes de contatos devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação delas. Existem muitos mitos sobre o assunto, então, algumas vezes, pode ser difícil separá-los dos fatos. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns:

Lentes de contato são todas iguais?
Mito. Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosa e híbrida. As três possuem materiais diferentes que se adéquam aos esquemas de troca e a necessidade do usuário.

Soro fisiológico é ideal para higienizar as lentes de contato?
Mito. O soro fisiológico é ineficaz para a higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?
Verdade. Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.
Pode aplicar a maquiagem usando as lentes de contato?Verdade. As lentes de contato devem ser colocadas antes de aplicar a maquiagem. Na hora de remover a maquiagem, é preciso tirar as lentes de contato primeiro.

Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?
Mito. Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer refração visual. Existem lentes de contato, produzidas por uma tecnologia, que se estabilizam na íris do usuário. Adequadas para quem têm astigmatismo.

Deve-se lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato?
Verdade. Antes de manusear as lentes de contato, é preciso lavar as mãos com sabonete neutro para remover a oleosidade e resto de corpos estranhos que possam danificá-las.

O estojo de armazenagem de lentes de contato deve ser higienizado?
Verdade. O estojo acumula bactérias e por isso é necessário higienizá-lo com um produto específico, ou com o mesmo utilizado nas lentes. A limpeza do estojo deve ser feita uma vez por semana, e o ideal é que a troca do acessório seja feita a cada quatro meses. A utilização de estojos descartáveis também é recomendável.

Lentes de contato não devem ser utilizadas em viagens de avião?
Mito. Não há problemas em usar lentes de contato em viagem de avião. Porém, se o voo passar de 4 horas de viagem, é recomendável retirar as lentes de contato, pois o ar que circula dentro do avião é muito seco. Com isso, as lentes podem deixar o usuário com sensação de olho seco, causando irritação e ardência nos olhos. Solicite ao oftalmologista um colírio lubrificante para usar sobre as lentes em viagens de avião.

Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão?
Mito. Ao contrário dos óculos, as lentes de contato não embaçam e não comprometem o campo de visão periférico do usuário porque são colocadas diretamente sobre os olhos, proporcionando uma visão de qualidade.

Lentes de contato podem se perder dentro do olho?
Mito. A conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato por dentro desta região.

Lentes de contato podem estacionar a miopia?
Mito. A miopia é caracterizada por alterações estruturais no globo ocular. Se o grau de miopia aumentar, será por decorrência do crescimento do olho ou por alterações desenvolvidas no cristalino, como a catarata. O uso das lentes de contato não provoca uma refração míope e nem alterações no olho.

Lentes de contato podem provocar infecções oculares?
Verdade. São raros os problemas causados pelo uso de lentes de contato. Na literatura médica, os incidentes relacionados às infecções oculares causadas por lentes de contato são mínimos. Para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes de contato.

Os usuários de lentes de contato devem manter um par de óculos reserva?
Verdade. É aconselhável que os usuários de lentes de contato, principalmente os que dependem da correção visual, tenham um par de óculos reserva. Casos de aquisição de conjuntivite, por exemplo, fazem com que o usuário substitua as lentes de contato por um par de óculos.

Lentes de contato coloridas não possuem grau de correção?
Mito. Como qualquer outra lente de contato, as coloridas também possuem grau de correção visual. Para isso, elas precisam ser adaptadas e indicadas pelo oftalmologista.

Crianças e adolescentes não podem usar lentes de contato?
Mito. As lentes de contato podem ser utilizadas em qualquer idade. Porém, cabe ao oftalmologista avaliar a necessidade de uso para o paciente.
Lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?Verdade. Na gravidez, pode haver um desequilíbrio ocular que altera as composições da lágrima, diminuindo a quantidade de água por um aumento de gordura. Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensação da crise de olho seco e vista embaçada.