Questão: "uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. ela se define pela sua missão. somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." após ler

Giới thiệu về cuốn sách này

Questão: uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. ela se define pela sua missão. somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. após ler

Nossa missão é exercer a atividade da advocacia com respeito às particularidades únicas de cada caso, empregando estudo e empenho para melhor solução das questões à nós confiadas, observando sempre a individualidade e peculiaridade das situações confiadas ao nosso Escritório.

É saber entender tanto os fatos relatados, como também entender as necessidades dos nossos clientes, lutar para converter os problemas daqueles que nos procuram em satisfação plena.

Buscar, sempre que possível, a mediação e conciliação entre as partes, porém, buscar da mesma forma junto ao Poder Judiciário a Justiça almejada quando necessário e acompanhar de forma ativa, constante, regular e eficiente o deslinde das ações patrocinadas pelo Escritório, zelando pela celeridade processual,, a fim de atingir o resultado esperado o mais breve possível.

______________________________

Viana Procidelli Advogados

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

______________________________​

Peter Drucker

Questão: uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. ela se define pela sua missão. somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. após ler

Estar entre os principais escritórios de advocacia do País e ser referência de excelência jurídica.

É buscar constantemente o aprimoramento e a especialização de cada advogado como meta para a prestação segura e eficaz dos serviços jurídicos.

______________________________

Viana Procidelli Advogados

Alternativa 1.

No Planejamento Estratégico, a Missão evidencia qual é o motivo da existência de uma empresa. Na prática, é como se a empresa mostrasse ao público-alvo que está ali para oferecer produtos e serviços que são capazes de sanar às necessidades dele.

Como exemplo de Missão empresarial, podemos citar:

"Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos". Essa é a Missão da Google.

Dessa forma, a Missão pode ser encontrada por meio do seguinte questionamento?

Por que a empresa "XYZ" existe?

Segue o restante da pergunta:

(...)

A missão de uma empresa está diretamente ligada não só a seu papel enquanto geradora de lucro, mas também ao seu objetivo social, de desenvolvimento de pessoas e de realizações que contribuam para o sucesso da economia e do próprio mercado.

A missão é a perspectiva da empresa a longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos, porem algo atingível.

A missão de uma empresa vai contra a ideia da disputa e alcance dos objetivos “a qualquer custo”. Ela se refere ao alcance das metas de maneira saudável, considerando princípios de respeito, confiança, flexibilidade e qualidade de vida.

A missão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo.

A missão são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

Cuide-se bem!

Todo empresário quer que sua empresa seja única e que se destaque no mercado. Quando o assunto é varejo, a coisa fica um pouco mais difícil, já que, aparentemente, não há nada que ninguém já não tenha pensado. Certo?

Bom, mais ou menos. O fato é que, embora uma empresa venda os mesmos produtos, ela pode se destacar de alguma forma e é por isso que ter a missão da empresa bem definida faz toda a diferença.

Se você acha que isso não tem grande relevância assim, não se preocupe, você não é o único. Há uma gama de varejistas que seguem a mesma linha de pensamento. É claro que hoje quase todos têm a missão da empresa definida, mas, sabe como é, né!?, fez a coisa meio de qualquer jeito.

Uma coisa é certa: não há uma só empresa de sucesso, que alcançou seu diferencial e sua marca no coração de seus clientes que não esteja sendo guiado por uma missão, e acredito que isso diz muita coisa, não é mesmo?

Mas você não precisa acreditar em mim. Peter Drucker, pai da administração moderna, já observara em 1973 que:

A finalidade e a missão da empresa são tão raramente consideradas, que talvez essa seja a principal causa da frustração e fracasso das empresas.

Pois bem, se a má administração financeira tem sido a causa de fracasso em uma empresa, não definir sua missão também. E isso tem um peso imenso, não é mesmo?

Mas não se preocupe, nem tudo está perdido. Neste artigo, pretendo auxiliá-lo a entender o que é uma missão, como defini-la e qual seu impacto nas estratégias empresariais. Quer saber tudo isso? Então, continue lendo.

O QUE É A MISSÃO DE UMA EMPRESA?

Segundo Peter Drucker, uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. Ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.

Resumindo: a missão de uma empresa é a sua razão de existir. E é justamente isso que irá diferenciar a sua empresa de tantas outras. Lembra-se de que eu disse no início deste texto que é justamente essa diferenciação o grande desafio do varejo?

É a partir da missão que a empresa consegue se orientar a respeito do que deve fazer, como deve fazer e para quem vai fazer. Claro que isso em uma escala de longo prazo, (uns 20 anos, talvez), mas é essa uma das finalidades da missão em uma empresa.

Se você consegue fazer com que os seus funcionários e, principalmente, os seus clientes consigam absorver esta missão, isto é, esta razão de ser, você já terá meio caminho andado.

Pensando nisso, é bom ressaltar que a sua missão não pode e não deve jamais ser movida pelo lucro. Eu sei que toda empresa que se preze quer lucrar e nisso não há mal algum, mas este deve ser consequência de um bom trabalho realizado.

Se você passa esta imagem aos seus funcionários e aos seus clientes, certamente sua empresa é vista como aquela que é capaz de tudo para alcançar lucro, até mesmo passar por cima dos outros e esta não é uma boa razão de ser, não é mesmo?

Além disso, a missão de sua empresa constitui parte da identidade dela. É a forma como ela será vista e encarada pelo mundo a fora e, seja para seu público alvo ou não, é esta imagem que se sustentará ao longo dos anos. E acho que não preciso nem dizer que uma boa imagem é tudo, certo?

Portanto, para que sua empresa esteja bem orientada e fundamentada, você precisa definir o motivo pelo qual ela existe, isto é, qual é a sua missão.

Se você já tem uma missão definida, vale a pena recordar que ela não é fixa e que pode e deve ser revisada. Mas, caso você ainda não tenha isso traçado, não se preocupe, continue lendo este texto e você saberá exatamente como proceder.

COMO DEFINIR A MISSÃO DE UMA EMPRESA?

Se, como vimos, a missão de uma empresa é parte de sua identidade, ou seja, da forma como ela é vista, para orientar este tópico, é válido perguntar: Como você quer que sua empresa seja vista?

Responder a esta pergunta pode ser muito útil para avaliar a sua missão caso ela já tenha sido definida, ou definir uma missão para sua empresa caso você ainda não o tenha feito. Mas há outras indagações que podem ser muito úteis na hora de definir a missão de sua empresa.

Como, por exemplo:

Tendo respondido a estes questionamentos, você deve sintetizar isso em um parágrafo, no máximo, de modo que consiga transmitir esta missão de forma prática para que todos possam, também, tê-la em mente.

Esta definição deve ser elaborada com base nos fatores culturais baseados nas crenças e valores das pessoas da empresa. Lembre-se de que você dificilmente conseguirá colocar em prática a missão de sua empresa se não tiver ao seu lado pessoas que também almejam esta finalidade.

Se, de alguma forma, esta missão contraria os valores das pessoas, como mencionei, todos perceberão as incoerências, já que a missão é fator decisivo na hora de executar uma venda, um planejamento ou definir uma meta.

Vale ressaltar que a missão de uma empresa não é fixa, isto é, uma vez definida, permanecerá até o fim dos tempos. Definitivamente, não. Conforme a sua empresa muda, conforme o modelo de negócio e a cultura organizacional mudam, a missão deve mudar também.

Se é ela quem ajuda a nortear tudo isso, mantê-la fixa e em desacordo com a realidade empresarial não será de grande serventia, não é mesmo?

Portanto, assim que você notar que as coisas tomaram rumo diferente, vale a pena dar uma olhada na missão de sua empresa e se certificar de que ela ainda é coerente.

POR QUE DEFINIR A MISSÃO DE UMA EMPRESA?

A missão de uma empresa faz parte dos pilares administrativos e, como qualquer outro pilar, possui um grande impacto nas definições estratégicas.

A missão norteia toda a decisão da empresa, já que ela é parte da identidade empresarial e responsável por modelar a forma como a empresa é vista. Isto terá grande impacto:

    • No posicionamento de mercado;
    • Na forma como ela se porta diante dos clientes;
    • Nas metas a serem definidas;
    • Nas estratégias empresarias como um todo.

Além disso, Philip Kotler, considerado o guru do marketing, afirma que:

Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização.

E isso deveria ser óbvio para nós, não é mesmo? Afinal, se todos sabem qual é a missão da empresa, saberão também como devem proceder para estar sempre de acordo com ela e agir de forma coerente, mesmo que tais ações e decisões não estejam no script.

O importante é não fugir daquilo que é a missão da empresa, pois, como Kotler diz, “Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”

Inspire-se nas missões dessas empresas varejistas

Agora que você já sabe o que é uma missão, qual sua importância e como defini-la, apresentarei para você a missão de algumas lojas de varejo para que você possa se inspirar.

Mas, lembre-se: cada empresa tem uma missão específica. A ideia aqui é ajudá-lo a colocar no papel a missão de sua empresa. Ou seja, esta missão já existe, só precisa ser descrita.

Lojas Americanas

Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

Cacau Show

Acreditar e proporcionar felicidade. Promover a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda a linha de produtos.

Grupo Pão de Açúcar

Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Walmart Brasil

Trabalhamos de acordo com o espírito corporativo e as orientações que regem as operações em todo o mundo, a partir dos ensinamentos de nosso fundador, Sam Walton, isto é, vendemos por menos para as pessoas viverem melhor.

Lojas Renner

Ser a maior e melhor loja de departamentos das Américas para o segmento médio/alto dos consumidores com diferentes estilos, sempre com moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados, encantando e inovando.

Mc Donalds

Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores.

Móveis Gazin

Oferecer sempre o melhor em produtos e serviços, com atendimento diferenciado.