Unicamp quantos dias são segunda fase

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inicia hoje (9) a segunda fase de seu vestibular com as provas dissertativas de língua portuguesa, inglesa, literatura portuguesa e redação. A avaliação, com duração máxima de cinco horas, é comum a todos os candidatos aprovados na primeira fase. Os estudantes deverão chegar aos locais da prova às 12h (horário de Brasília), e o acesso aos prédios será permitido até as 13h.

A avaliação será aplicada em 22 cidades do país: em seis capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo) e 16 cidades paulistas (Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). A Unicamp pede atenção aos locais das provas, já que não são necessariamente os mesmos da primeira fase.

Os candidatos devem usar máscara, levar o original do documento de identidade, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos. O estudante deve também levar álcool em gel e máscaras extras, para eventual troca no decorrer da prova.

De acordo com a Unicamp, é permitido também levar água, sucos, doces, além do uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão se alimentar e ingerir água ou suco na sala, abaixando a máscara por um curto período de tempo.

O segundo dia da segunda fase do vestibular ocorrerá amanhã (10). As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão feitas de 13  a 15 de janeiro, em Campinas (SP). 

A primeira chamada, com os aprovados no vestibular, será divulgada no dia 14 de fevereiro. Os convocados nessa chamada deverão fazer a matrícula online nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Demais informações estão no site da Unicamp. 

A Universidade de Campinas (Unicamp) possui um dos vestibulares mais concorridos do país. Ao lado da  Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unicamp integra a tríade das universidades públicas de São Paulo. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para a graduação

Para se ter ideia da concorrência, neste ano, mais de 63 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 2 mil e 540 vagas em 69 graduações. Além disso, o processo seletivo é organizado em 2 fases eliminatórias e classificatórias, sendo que a 1º fase contém 72 questões múltipla escolha e a 2º fase contém questões comuns e específicas, que mudam conforme o curso selecionado pelo candidato.

Unicamp quantos dias são segunda fase

Leia mais
+ Quando sai o resultado da Unicamp 2022?
Unicamp 2022: saiba como é calculada a nota final

A 2º fase da Unicamp é aplicada em dois dias diferentes, com 5 horas de duração em cada dia. As provas contém conteúdos em comum a todos os candidatos e específicos de acordo com o curso selecionado, que podem ser das áreas de:

  • Ciências Biológicas/Saúde;

  • Ciências Exatas/Tecnológicas;

  • Ciências Humanas/Artes.

De acordo com o edital, nesta etapa, cada questão vale quatro pontos, com dois itens valendo dois pontos cada. Em relação à distribuição dos conteúdos, as provas seguem a seguinte regra:

Primeiro dia de prova

  • Prova comum a todos os candidatos;

  • Redação (há duas propostas de textos para que o candidato escolha e escreve sobre alguma delas);

  • Prova de Língua Portuguesa e Literatura, com oito questões;

  • Prova de Língua Inglesa, com duas questões interdisciplinares.

Provas comuns a todos os candidatos, com a seguinte composição:

  • Prova de Matemática, com seis questões;

  • Prova interdisciplinar de Ciências Humanas, com duas questões;

  • Prova interdisciplinar de Ciências da Natureza, com duas questões

Segundo dia de prova - conhecimentos específicos

  • Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis de Química;

  • Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis de Química;

  • Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

+ Unicamp 2022: saiba o que pode ou não levar no dia da prova

A 2º fase da Unicamp contém 10 questões e uma redação, no primeiro dia de prova, e 16 questões, no segundo dia de exame. Assim, no total, o candidato deve responder a 26 questões dissertativas e escrever uma redação em 10 horas de prova, divididas em dois dias consecutivos.

Quais são os conteúdos mais cobrados na 2º fase da Unicamp?

Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa costuma cobrar questões de interpretação de texto. Desse modo, espera-se que o candidato consiga interpretar textos variados  literários, publicitários, científicos, jornalísticos, tirinhas – e também seja capaz de reconhecer os mecanismos de elaboração de sentido.

Por exemplo, o uso das conjunções e locuções conjuntivas, ou o emprego de pronomes como instrumentos dêiticos, ou os elementos mórficos usados na formação de neologismos e os significados envolvidos na invenção de novas palavras. 

Para o professor de Literatura e Gramática do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Rodrigo Leite, "para a obtenção de sucesso nesse tipo de avaliação, é necessário um conhecimento básico de Gramática, aliado à capacidade de apreensão de sentidos. Isso se obtém com uma leitura atenta, com calma e com o conhecimento transmitido em sala de aula”, avalia.

A prova de Língua Inglesa contém 2 questões. Segundo o professor do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Márcio Pantoja, é provável que o exame exija do candidato questões que envolvem a compreensão de dois textos, sendo um da área de Humanidades e outro de Ciências da Natureza.  

Além disso, cada um deles também pedirá uma questão interdisciplinar. Isto é, a partir da temática do texto, o aluno deverá trazer seu conhecimento extra texto para responder à questão sugerida.

“As questões de compreensão são aquelas cujas respostas são identificadas no próprio texto. Pode fazer uma tradução do texto? Sim, contanto que seja uma tradução adaptada ao seu contexto”, esclarece o professor.

 + Como é o vestibular da Unicamp?

Matemática

O coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Anderson Bigon, informa que, “nos últimos dois anos, a prova de Matemática foi bem equilibrada em relação aos assuntos cobrados, o que é uma característica comum em provas dissertativas”.

Em relação aos assuntos mais cobrados no período, destaca:

  • Matrizes;

  • Determinantes e Sistemas lineares; 

  • Geometria Espacial: Pirâmides, Prismas e Superfícies Poliédricas;

  • Geometria Analítica: Fundamentos e Equação da Reta;

  • Geometria Plana: Área de Figuras Planas;

  • Trigonometria: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos, Funções Trigonométricas e Equações Trigonométricas;

  • Grandezas Proporcionais: Porcentagem; Progressão Aritmética;

  • Função;

  • Polinômios;

  • Probabilidades;

  • Média Aritmética.

Além disso, ainda segundo Bigon, "é importante que o aluno esteja preparado para uma prova que exija conteúdo específico, uso de fórmulas e expressões e, principalmente, raciocínio e manipulação de informações”.

O coordenador estratégico ressalta ainda que, no vestibular de 2022, para os cursos de Ciências Humanas e Artes, a prova de Matemática apresentará questões mais contextualizadas, ou seja, a proposta da Unicamp é proporcionar ao candidato dessas áreas mais recursos para resolver as questões.

“Com isso, devem aparecer assuntos como grandezas proporcionais, interpretação de gráficos de funções, estatística e probabilidades, isto é, temas que não costumam exigir o uso de fórmulas complexas ou conteúdo específico para encontrar a solução do exercício, priorizando a interpretação e o raciocínio”, projeta Bigon. 

Bigon informa que, nos dois últimos anos, as questões interdisciplinares com Ciências Humanas apresentaram as seguintes combinações entre as matérias:

  • Geografia e Sociologia;

  • História e Filosofia;

  • História e Geografia;

  • História e Artes.

Já para as de Ciências da Natureza foram cobrados exercícios envolvendo as seguintes combinações de matérias: 

  • Biologia e Português; 

  • Geografia e Química; 

  • Física e Química.

O coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) esclarece que podem ser combinações como as citadas anteriormente ou qualquer interdisciplinaridade. “Portanto, não é viável a recomendação de assuntos específicos para uma revisão pré prova para os candidatos”, conclui.

O vestibular da Unicamp 2022 teve suas inscrições encerradas em setembro, depois da Comvest prorrogar por uma semana o prazo para as candidaturas. Segundo o diretor da comissão, mais de 8 mil estudantes se inscreveram nesse período extra de sete dias, tendo um total de 63.297 inscritos para as 2.540 vagas oferecidas em 69 graduações.

+ Unicamp 2022: cursos mais concorridos
+ Unicamp 2022: cursos menos concorridos

As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. A primeira chamada de aprovados na Unicamp 2022 está marcada para ser divulgada em meados de fevereiro de 2022.

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.