Você sabe o que é hidroeletricidade

Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que produz energia elétrica através do aproveitamento hidráulico dos rios. Nas hidrelétricas, a energia potencial gravitacional da água é transformada em energia cinética de rotação, que posteriormente, é convertida em energia elétrica. O Brasil é um dos países que mais utiliza as hidrelétricas como forma de obtenção de energia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá; o país, juntamente com o Paraguai, construiu Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo. Isso é explicado devido ao grande potencial hídrico que o Brasil possui. A água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é ligada a um gerador, o qual produz a energia elétrica e a transmite para a rede de distribuição. O potencial hidráulico é proporcionado pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio, especialmente dos rios planálticos. Assim como todo empreendimento energético, as hidrelétricas provocam alguns tipos de impactos ambientais, os quais são motivos de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora a energia hidrelétrica seja considerada limpa e renovável, a construção de uma hidrelétrica pode provocar o alagamento de áreas vizinhas e o aumento no nível dos rios, destruindo o habitat natural de muitas espécies, principalmente de animais aquáticos.

Em todo o mundo, a energia hidrelétrica representa 19% da eletricidade consumida no ano de 2005, produzindo um total de 930 mil megawatts, equivalente a 5 bilhões de barris de petróleo.

Publicado por Tiago Dantas

Saiba o que é usina hidrelétrica, como funciona e saiba quais são as 5 que mais geram energia elétrica no Brasil.

Uma usina hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos utilizados para produzir energia elétrica por meio do aproveitamento da água dos rios. Para que isso aconteça, a energia potencial gravitacional da água é transformada, antes, em energia cinética de rotação e só depois é convertida em energia elétrica. 

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis. Entre elas, destacam-se a hidrelétrica (com 63,8% da produção), a eólica (9,3%), a biomassa e o biogás (8,9%) e a solar centralizada (1,4%).

Além disso, as usinas hidrelétricas também são destaque quando o assunto é potência fiscalizada, considerada a partir da operação comercial feita por uma primeira unidade geradora. Isso porque mais de 100 mil MW dos cerca de 170 mil MW de potência fiscalizada no Brasil são originários de hidrelétricas. 

É por conta desse protagonismo que, neste texto, vamos explicar o que é usina hidrelétrica, como ela funciona e quais são as 5 principais do país. Para saber mais, siga com a gente! 

O que é uma usina hidrelétrica? 

Como adiantamos no início, uma usina hidrelétrica — também conhecida como central hidroelétrica ou usina hidroelétrica — é um projeto de engenharia que usa a força das águas para gerar energia. Essa obra reúne um conjunto de projetos das engenharias civil, elétrica, ambiental, mecânica e de energia, além das áreas de hidráulica, geologia, entre outras. 

Para produzir energia hidrelétrica, as usinas fazem a integração da vazão do rio, da quantidade de água disponível em determinado período de tempo e dos desníveis do relevo — sejam eles naturais, como as quedas d’água, ou criados artificialmente.  

A estrutura da usina é composta, basicamente, por: 

  • barragem; 
  • sistema de captação e adução de água; 
  • casa de força (que abriga turbina e gerador); 
  • vertedouro.

Agora que você já sabe o que é uma usina hidrelétrica, quer entender como essas estruturas trabalham de forma integrada para proporcionar o seu funcionamento? Explicamos no próximo tópico! 

Como uma usina hidrelétrica funciona? Veja o passo a passo 

Como já vimos anteriormente, as usinas hidrelétricas funcionam por meio da pressão da água. É ela que gira a turbina para transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética (relacionada ao movimento de um objeto). 

A energia cinética é transformada pelo gerador em energia elétrica, que é o produto final a ser distribuído por meio de fios e cabos. Distribuída em baixa tensão, ela pode finalmente atender casas, indústrias, comércios e outros segmentos. 

O passo a passo se dá da seguinte forma: primeiramente, a barragem é utilizada para interromper o curso normal do rio e assim formar o reservatório. Além de “estocar” a água, esse reservatório serve para a formação do desnível necessário para a captação da água em volume adequado e a regularização da vazão dos rios em períodos de chuva ou estiagem.

Já os sistemas de captação e adução são formados por túneis, canais ou condutos metálicos, que têm a função de levar a água até a casa de força. Nela, ficam caixa espiral, turbinas, gerador, sistema de excitação e regulador de velocidade.

As turbinas são formadas por uma série de pás ligadas a um eixo conectado ao gerador. São utilizadas para fazer um movimento giratório, que converte energia cinética (do movimento da água) em energia elétrica. Esse processo se dá justamente por meio do gerador, que produz a eletricidade. Depois de passar pela turbina, a água é restituída ao leito natural do rio pelo canal de fuga.

Por fim, há o vertedouro, que tem como objetivo permitir a saída da água quando os níveis do reservatório ultrapassam os limites recomendados. Ele abre quando há excesso de vazão e/ou de chuva. Ou, de modo geral, quando há água em quantidade maior que a necessária para a geração de energia. Em épocas de chuva, os vertedouros são fundamentais para evitar enchentes na região do entorno da usina.

A energia hidrelétrica é limpa?

A energia hidrelétrica é classificada como limpa no mercado internacional, já que não promove a queima de combustíveis fósseis e aproveita o potencial hidráulico das águas dos rios.

Ainda assim, a resposta sobre essa pergunta costuma gerar algumas controvérsias. Isso porque há alguns pontos negativos, decorrentes da construção das usinas, que podem causar impactos ambientais e sociais. 

De acordo com artigo do pesquisador Philip M. Fearnside, do Instituto de Pesquisas da Amazônia, as emissões de gases na Usina de Tucuruí variaram de 7 milhões e 10 milhões de toneladas em 1990.

Com o número, Tucuruí seria responsável pela emissão de 13% a 18% de gases do efeito estufa da cidade de São Paulo, que, no mesmo ano, liberou 53 milhões de toneladas de CO2 provenientes de combustíveis fósseis. O valor é significativo para uma fonte de energia classificada como limpa. 

Por outro lado, existem as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), ou usinas hidrelétricas de pequeno porte, que contam com um reservatório de água menor, reduzindo consideravelmente a emissão GEE e assim o impacto ambiental. As PCHs são consideradas internacionalmente uma fonte de energia limpa e renovável. 

Agora que você entendeu o que é usina hidrelétrica, como ela funciona e se a energia hidrelétrica é limpa, vamos apresentar quais são as principais usinas hidrelétricas em funcionamento no país. Confira abaixo! 

Quais são as 5 principais usinas hidrelétricas do Brasil? 

Por fim, é hora de ficar por dentro de quais são as principais usinas hidrelétricas do Brasil. Provavelmente você já conhece algumas delas, mas veja abaixo uma lista com as 5 que melhor consolidam o potencial hidrelétrico do país:

  1. Itaipu (Binacional), no Paraná; 
  2. Belo Monte, no Pará; 
  3. Tucuruí, no Pará; 
  4. Jirau, no Pará; 
  5. Santo Antônio, em Rondônia. 

As usinas hidrelétricas destacadas acima, cada qual com suas características, produzem energia para os mais diferentes usos da população. 

E então, este artigo foi útil para que você entendesse o que é hidrelétrica, como ela funciona e quais as vantagens de usá-la no Brasil? Visite outros artigos do nosso blog e aprenda ainda mais sobre fontes de energia! 

Com um dos maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o Brasil possui diversos empreendimentos no setor, classificados em três tipos, de acordo com a capacidade de geração de energia: 

- Central Geradora Hidrelétrica (CGH), com menor capacidade de geração.

- Pequena Central Hidrelétrica  (PCH) e

- Usina Hidrelétrica (UHE), com maior capacidade produtiva de energia.

Os empreendimentos que impactam de forma significativa a disponibilidade da água para os demais usos do recurso são analisados de forma diferenciada pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Dentre as doze regiões hidrográficas brasileiras, a Região Hidrográfica Amazônica (RH Amazônica) possui o maior potencial hidrelétrico do país. Porém, atualmente, apenas uma pequena parcela é aproveitada. Já a RH Paraná, onde está instalada a usina binacional de Itaipu (maior usina no país), tem parte considerável do seu potencial já em utilização.

Os rios Tocantins, São Francisco, Grande, Paraná, Iguaçu e Pa­ranaíba são os que possuem a maior capacidade instalada e em operação de usinas hidrelétricas.

Acesse o mapa interativo da hidroeletricidade e visualize a distribuição dos empreendimentos hidroelétricos do país, entre outras informações.