Como fazer o chá da unha-de-gato

Foi só alguém me falar de chá de unha-de-gato que já me imaginei segurando o Miau pela barriga, molhando as patas esticadas na água fervendo na panela. Pensei um pouco e cheguei à conclusão de que era uma ideia boba, mas em seguida já me imaginei cortando as unhas do meu gatinho para fazer um chá de unha-de-gato.

Que ninguém me entenda mal. Não sou maluquinha e sei bem que unha-de-gato é uma planta que precisei pesquisar para saber das propriedades.

Também precisei entender que unha-de-gato é uma planta e erva-de-gato, que eu já tinha ouvido falar, é outra. E que vai bem não confundir.

Utilidades do chá de unha-de-gato

Depois de meus breves devaneios, vamos ao que interessa: o que é, para que serve e como se faz um chá de unha-de-gato?

Uncaria Tomentosa – videira das florestas da América Central, seus espinhos são curvos, quase como molas, voltados para o caule da planta, abaixo da folha, como se fossem mesmo unhas de gato.

Nativa também da floresta amazônica, é considerada uma praga pela rapidez com que se espalha e pela dificuldade que os agricultores têm em se livrar dela. Debaixo do solo, a planta cria tubérculos como as batatas. Seu uso é indicado para várias moléstias.

Povos antigos das Américas usavam o chá de unha-de-gato para combater doenças e males variados, desde os causados por infecções ou condições médicas até dores e problemas comuns da idade avançada.

  • Chá de unha-de-gato ajuda na digestão;
  • É eficiente como antiviral, combatendo doenças causadas por vírus;
  • Combate o cansaço e dá energia;
  • Ajuda a regular a pressão, diminui o risco de doenças cardíacas e evita trombose;
  • Combate as inflamações e dores causadas pela artrite;
  • Evita necrose de tecidos, como tumores;
  • Auxilia no combate a várias formas de câncer;
  • Excelente estimulante do sistema imunológico;
  • Age até como fortificante das defesas do corpo em casos de leucemia e portadores de HIV – não vai curar estas doenças, mas vai fortalecer as defesas naturais do organismo;
  • Combate os radicais livres, funcionando como antioxidante;
  • Pode ser utilizado como bactericida em machucados na pele e em casos de feridas grandes e profundas, ajudando na cicatrização e no combate a infecções;
  • Funciona bem em vários tipos de alergia.

Quando a gente para a fim de entender bem, a gente percebe que o chá de unha-de-gato é excelente para ajudar todo o sistema imunológico e defender bem o corpo contra infecções, então, vai proteger bem contra as “ites” todas do sistema respiratório como rinite, laringite, faringite e também a asma. Aliás, o chá de unha-de-gato é muito indicado para os casos de asma.

Chá de unha-de-gato também age no sistema circulatório, melhorando onde quer que o sangue vá. E também vai bem com os músculos, combatendo coisas como a artrite e dores musculares. E já que falamos de tantas propriedades, vamos acrescentar os benefícios da unha de gato pata os ossos, evitando a osteoporose.

Trepadeira de valor subestimado

Fazer chá de unha-de-gato é fácil e barato. Como uma planta que se adaptou muito bem ao clima brasileiro, a erva é encontrada facilmente em toda parte. E para quem mora em uma cidade grande e não encontra tanta oferta assim desta plantinha esquisita, mas poderosa, é fácil encontrar mercearias que tenham a trepadeira em pó, em folhas secas ou até in natura.

Crianças, homens, mulheres e especialmente idosos podem se beneficiar e muito das propriedades da erva de unha-de-gato.

Mas como a planta é impossível de mastigar por causa do sabor terrivelmente amargo e ácido, e também por ser espinhosa e oferecer grande risco de arranhões e machucados nas gengivas, parte interna da boca e língua, comer as folhas da unha-de-gato seria de pouco proveito para as pessoas, porque a baixa absorção de nutrientes inviabiliza utilizar a planta como se fosse uma salada, por exemplo.

Com estes pequenos inconvenientes, como os espinhos, o melhor mesmo é fazer chá de unha-de-gato. E claro que a gente ensina os melhores jeitos de fazer este chá. Este, como todo bom chá, é super simples de fazer. Vamos à receita!

Para 1 litro de água, acrescente uma colher de sopa de folhas trituradas ou picadas de unha de gato. É melhor que as folhas já estejam secas para fazer o chá. Se estiverem ainda muito tenras, o sabor será ácido e quase impossível. Esta acidez está na seiva da planta, presente nas folhas, podendo até ser tóxica para a maioria das pessoas.

Coloque o litro de água para aquecer. Quando começar a criar bolhas, acrescente as folhas de unha-de-gato e deixe no fogo por três minutos após abrir fervura. Espere esfriar um pouco. Deixe que a água retire os ingredientes terapêuticos das folhas. Uns 5 ou 10 minutos já devem bastar para que o que a planta tem de melhor vá para a água quente.

Com um coadorzinho de plástico, separe os eventuais pedaços de folhas e talos e sirva-se. Mas cuidado. Há contraindicações.

Cuidados com o chá de unha-de-gato

O chá de unha-de-gato é realmente muito forte, tanto que o ideal é não consumir mais de 3 xícaras deste chá por dia. E há mais pessoas que devem tomar cuidado com a unha-de-gato:

  • Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar este chá;
  • Se você sofre de alguma doença classificada como autoimune, como tuberculose e esclerose múltipla, evite;
  • Contraindicada para transplantados;
  • Quem estiver usando imunossupressores também deve evitar o chá de unha-de-gato;
  • Casos de úlceras pépticas. Vamos lembrar da alta acidez da unha-de-gato;
  • Pessoas com Mal de Parkinson.

Consumir demais o chá de unha-de-gato pode causar pressão baixa, chamada de hipotensão. O excesso pode causar tonturas e desmaios.

E para encerrar, a unha-de-gato é da família das plantas rubiaceae. Se você ou alguém que vá usar o chá de unha-de-gato já apresentou algum tipo de alergia a esta família de ervas, melhor procurar outro chá que tenha propriedades parecidas.

Com algumas precauções, a gente pode viver melhor sem precisar de remédios ou drogas para tratar uma infinidade de males. Cuide bem de você e tenha muita saúde!

Veja também:

A unha de gato é uma planta usada há anos pela medicina popular, por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, imunoestimulantes, antibacterianas e antivirais. Também conhecida como garra de gato e bejuco de água, trata-se de uma espécie de trepadeira, que cresce na forma de cipó.

Seu nome científico é Uncaria tomentosa e possui diversos nutrientes em suas folhas, raiz, casca e em seu cipó. Por isso é amplamente utilizada como medicamento natural para tratar diversas doenças, como gastrite, asma, herpes e até mesmo HIV. Mas esses não são os únicos benefícios proporcionados pela unha de gato. A seguir, listamos 10 outros que vão motivá-lo a inserir a planta em sua rotina.

10 benefícios da unha de gato para sua saúde

A unha de gato é muito conhecida pela quantidade de nutrientes que possui. Por esse motivo, ela é recomendada e utilizada como tratamento natural para diversos problemas de saúde. A seguir veremos alguns de seus inúmeros benefícios:

1. É muito nutritiva

Seu primeiro benefício não poderia ser outro. Seu enorme valor nutricional faz da unha de gato uma excelente planta medicinal. Vejamos alguns de seus principais nutrientes:

  • Alcaloides oxindoles: presentes na casca e nas raízes da planta, fortalecem o sistema imunológico do organismo;
  • Hirsutina: um alcaloide que ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Flavonoides: substância que possui funções antioxidantes;
  • Glicosídeos: componentes anti-inflamatórios que auxiliam no combate de artrite, prostatites e inflamações.

Como podemos perceber, o valor nutricional da unha de gato está diretamente ligado a sua composição. Portanto, a planta é uma forte aliada no combate de diversos problemas de saúde.

2. Ajuda o sistema imunológico

Como falado no tópico anterior, os alcaloides oxindoles presentes na unha de gato estimulam as defesas do organismo. Estudos mostraram aumento de 50% no sistema imunológico dos pacientes que fizeram uso regular da planta [1].

3. Possui efeito anti-inflamatório

A unha de gato também ameniza dores nas articulações decorrentes de doenças reumáticas, como gota e artrite [2].

4. Diminui a pressão arterial

Pesquisas revelam que a hirsutina atua como bloqueador dos canais de cálcio nos vasos sanguíneos e no coração, diminuindo assim, a pressão arterial [3]. Além disso, esse alcaloide relaxa os vasos sanguíneos ajudando o sangue a fluir melhor.

5. Ajuda a combater o herpes

A propriedade antiviral da unha de gato faz com que a planta ajude a tratar enfermidades infecciosas, como o herpes e a amigdalite, por exemplo [4].

6. Ajuda o sistema digestivo

Os glicosídeos do ácido quinóvico presentes na unha de gato funcionam como imunoestimulantes para o organismo. Assim, são capazes de diminuir inflamações e sintomas da gastrite e úlcera [5].

7. Ajuda pacientes portadores de HIV

Não existem estudos concretos sobre a eficácia da erva nestes casos, mas seus componentes que auxiliam no aumento da imunidade, fazem com que a unha de gato seja indicada para portadores do vírus. No Peru já existem tratamentos de HIV com a planta.

8. Ajuda no controle dos radicais livres

Suas propriedades antioxidantes contribuem para o controle dos radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Isso contribui para melhorar a saúde da pele e evitar o risco de doenças degenerativas.

9. Ajuda a combater a asma

Seus componentes com ação anti-inflamatória e analgésica colaboram para amenizar e até mesmo combater a infecção respiratória causada pela asma [6].

10. Combate o câncer

Os alcaloides oxindoles presentes na planta possuem diversas aplicações farmacológicas, entre elas a de combater o câncer [5]. Isso se dá por causa de suas propriedades antioxidantes, que são capazes de evitar a degeneração celular.

Como é possível ver, a unha de gato possui diversas funcionalidades e serve de auxílio para o combate e tratamento de diversas doenças. Entre os seus principais benefícios estão a atuação no sistema imunológico, sua ação anti-inflamatória e antiviral.

Como fazer chá de unha de gato

  1. Ferva cerca de 500 ml de água;
  2. Em seguida, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de folhas de unha de gato trituradas;
  3. Tampe o recipiente e deixe fazer a infusão por 10 minutos;
  4. Coe a mistura;
  5. Beba quando estiver em uma temperatura agradável.

Apesar de ser considerada uma bebida natural, não se deve ultrapassar a quantidade máxima recomendada, que é de uma xícara três vezes ao dia.

Outras formas de consumo

  • Cápsulas: pode ser consumida em quantidades de 300 mg a 500 mg [1 cápsula] de 2 a 3 vezes ao dia. Tem como função auxiliar em problemas digestivos;
  • Comprimido: diferentemente das cápsulas, que são revestidas, os comprimidos possuem atuação mais direta e rápida no organismo. Portanto, recomenda-se a quantidade máxima de 350 mg ao dia, ou seja, 1 comprimido 2 vezes ao dia;
  • Gel: o gel ajuda no tratamento de inflamações osteoarticulares [ossos e juntas], reumatismo e artrite reumatoide. Essa forma de consumo é tópica, ou seja, direto na pele. Portanto, deve ser aplicado sobre a área afetada na forma de massagem local;
  • Tinturas: a unha de gato pode ser utilizada também como tinturas, que são extratos concentrados, produzidos com ervas picadas e álcool. Para essa forma de consumo, recomenda-se ingerir de 2,5ml a 5 ml, 1 ou 2 vezes ao dia.

A planta é reconhecida como um medicamento fitoterápico pela ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], portanto, é fácil encontrar suas várias formas de consumo em lojas de produtos naturais e até no Sistema Único de Saúde [SUS] [6].

Contraindicações

Quando consumida em excesso, a unha de gato pode causar náusea, diarreia, tontura, dor de cabeça e, em alguns casos, falência renal. Algumas pessoas também devem evitar a ingestão da planta para não comprometerem o agravarem seus estados de saúde. Veja a seguir:

  • Grávidas, lactantes e crianças menores de 3 anos: a unha de gato é contraindicada para esses grupos de pessoas, porque não existem estudos que comprovem de forma segura possíveis malefícios proporcionados pela erva;
  • Pessoas com dificuldades de coagulação sanguínea: para esse grupo de pessoas o uso da unha de gato como medicamento natural também não é recomendado. Isso porque as propriedades antioxidantes da planta afinam o sangue e podem agravar o risco de sangramento;
  • Pessoas com histórico de úlcera péptica: após ingerida, a planta estimula secreções ácidas no estômago;
  • Pacientes transplantados: pacientes que passaram por transplantes ou cirurgias devem evitar a erva, pois a sua propriedade imunoestimulante pode aumentar os riscos de o organismo rejeitar o órgão transplantado;
  • Pessoas que sofrem de doenças autoimunes: ainda pelo mesmo motivo, do aumento significativo da imunidade, a unha de gato não é indicada para pessoas que sofrem de doenças como lúpus, esclerose múltipla, hepatite crônica ativa, esclerodermia, etc.

Como podemos observar, a unha de gato é um medicamento fitoterápico de grande importância para tratamentos de diversas doenças, diminuindo seus sintomas ou combatendo-as de vez.

Quando respeitada as contraindicações e ingerida nas quantidades recomendadas, a unha de gato é um ótimo ingrediente natural para se incluir no dia a dia e aproveitar seus inúmeros benefícios.

Bài mới nhất

Chủ Đề