Por que o whatsapp facebook e instagram não estão funcionando

Desde às 12h desta segunda-feira [4] todos os serviços do Facebook – WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger – estão fora do ar. Porque isso está acontecendo e quando eles vão voltar, ainda não sabemos.

Entretanto, é possível que a razão seja um problema de DNS – sigla para “Sistemas de Nomes de Domínio”. O DNS é responsável por traduzir a URL de um site para um endereço de IP correspondente – uma simples mudança nesse IP pode representar a inacessibilidade de diversos serviços.

Remoção de rota BGP: possível causa do problema

Por meio do Twitter, uma das poucas redes sociais que está funcionando no momento, Dane Knecht, executivo do Cloudflare, destacou que possivelmente as rotas BGP foram apagadas, deixando não só esses serviços, mas diversos outros fora do ar. Para se ter uma ideia, no Brasil bancos como Nubank e Bradesco também registraram inacessibilidade.

Entendendo melhor: o BGP [Border Gateway Protocol] é o protocolo de rede pelo qual o tráfego passa antes de um site ser aberto. Se ele não existe o endereço não encontra as informações para carregar a página ficando, portanto, inacessível.

Em nota o Facebook se manifestou sobre o problema, mas não mencionou a causa. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou.

Quando o WhatsApp, o Instagram e o Facebook vão voltar?

Em razão disso, não há previsão de quando os serviços serão plenamente reestabelecidos. Isso pode levar mais alguns minutos ou algumas horas. Vale lembrar que a pane é global. Portanto, os serviços estão fora do ar no mundo todo, e não apenas no Brasil.

Publicidade

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, um pequeno grupo de especialistas do Facebook foi enviado para o data center da companhia, em Santa Clara, na Califórnia. O objetivo da equipe é reestabelecer manualmente os servidores da empresa, segundo um comunicado interno. Em razão da pandemia, muitos desses colaboradores estavam trabalhando em home office, a partir de outras cidades.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, nem mesmo os funcionários estão com acesso ao HQ do Facebook, uma vez que o sistema de identificação de entrada é vinculado ao próprio Facebook. Portanto, tudo está sendo feito manualmente.

O que eu posso fazer enquanto isso?

Infelizmente, não há o que fazer a não ser esperar. Esse é um problema interno do Facebook e somente eles podem resolver. Não há relação nenhuma com a sua operadora de internet, com seu smartphone ou computador.

Se você precisa de comunicar, outras alternativas são os mensageiros Telegram e Signal. Porém, devido à alta procura, também há relatos de instabilidade nesses serviços.

O WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar para diversos usuários nesta segunda-feira [04]. De acordo com os relatos no Twitter, as pessoas estão com problemas para enviar ou receber mensagens, realizar publicações e atualizar o feed de notícias. O Instagram Stories não carrega novos posts e o WhatsApp fica com uma mensagem de “Conectando” no topo da tela.

Instagram, Facebook e WhatsApp [Imagem: Tecnoblog]

Ainda não se sabe o motivo para a instabilidade nos serviços do WhatsApp e Instagram, mas todos eles são parte da rede do Facebook, que também está com problemas em seu aplicativo principal.

O DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online, revela que os problemas começaram a se intensificar a partir das 12h29.

WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar [Imagem: Reprodução/DownDetector]

O mapa de calor do DownDetector mostra que grande parte dos relatos vêm de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife. Também há sinalizações de queda no Peru, na Colômbia e no Chile.

Mapa de calor com localização dos relatos [Imagem: Reprodução/DownDetector]

No Twitter, usuários relatam não conseguir acessar nenhum dos três apps da rede social.

//twitter.com/Bergamo_Samara/status/1445056973003792385

Whats, facebook e Instagram fora do ar, bom pelo menos geram alguns minutos de paz no dia! #whatsapp #facebook #instagram

— Luiz Pereira [@Luizao_Bauru] October 4, 2021

Instagram, WhatsApp e Facebook fora do ar e eu achando que era minha internet 🤦🏾

— FabricioFb [@Fabrici46812005] October 4, 2021

Até o site de status do Facebook caiu

O site do Facebook para desenvolvedores, que traz os status dos serviços da empresa, está fora do ar no momento de publicação desta matéria. A companhia se pronunciou via Twitter sobre os problemas que atingem seus principais aplicativos nesta segunda.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”

Facebook, via Twitter

Este artigo poderá ser atualizado posteriormente para a inclusão de um novo posicionamento da empresa.

Facebook “some” da internet

Também no Twitter, o CTO do CloudFlare, John Graham-Cumming, postou um gráfico que mostra que o Facebook e suas propriedades praticamente desapareceram da internet depois de uma atualização de border gateway protocols [BGP].

//twitter.com/jgrahamc/status/1445065270272434176

Na thread, ele também explica que a queda de um serviço desse tamanho leva as pessoas a tentarem se conectar novamente, sobrecarregando servidores de DNS e causando instabilidade em outros serviços.

Agora, eis a parte divertida. O CloudFlare tem um resolvedor DNS gratuito, 1.1.1.1, e muitas pessoas o usam. Então, Facebook etc. caem… adivinha o que acontece? As pessoas continuam tentando. Softwares continuam tentando. Somos atingidos por uma grande inundação de tráfego DNS solicitando o facebook.com. E assim, o Facebook etc. estão fora do ar, e as equipes do CloudFlare têm que se virar para garantir que as coisas continuem funcionando bem durante a queda.

John Graham-Cumming, CTO do CloudFlare, no Twitter

O Facebook e as principais empresas de propriedade de Mark Zuckerberg, Instagram e WhatsApp, ficaram fora do ar desde o início da tarde desta segunda-feira [4] e começaram a voltar gradualmente no início da noite. Como essas redes fazem parte das nossas vidas, uma pergunta bem comum é: “por que WhatsApp, Facebook e Instagram caíram”?

Alguns especialistas em segurança digital divergem sobre o que pode ter acontecido com Facebook, WhatsApp e Instagram. A principal suspeita é de que a falha seja em um ou mais servidores DNS [Sistema de Nomes de Domínio], que tem a função de “traduzir” os nomes dos sites para endereços IP.

De acordo com especialistas do Olhar Digital, a possível causa para a queda dos servidores DNS do Facebook pode ter uma série de fatores. A empresa ainda não se pronunciou publicamente sobre o que está acontecendo, porém, as possibilidades são problemas de hardware, software ou infraestrutura.

Isso quer dizer que é possível que os servidores do Facebook, em si, podem não ter caído ou sequer estarem com algum problema. Contudo, sem que o DNS esteja funcionando de maneira adequada, o navegador web fica sem saber como acessar os sites, o que impede que a página seja mostrada.

O diretor de análise de Internet da consultoria Ketik, Doug Madory, disse ao site Krebs on Security por volta das 12h40, no horário de Brasília, um funcionário do Facebook fez uma atualização dos registros BGP da empresa.

O BGP, ou Border Gateway Protocol, é usado pelos provedores de serviços de internet para compartilharem informações sobre quais são os provedores responsáveis pelo tráfego que é direcionado para cada grupo específico de endereços na web.

Mensagens de erro exibidas ao tentar entrar no WhatsApp, Instagram e Facebook por um navegador web. Crédito: Reprodução

De acordo com Madory, ao atualizar esses registros, é como se o Facebook tivesse retirado do ar o mapa que permite que computadores, smartphones e quaisquer outros dispositivos que acessem Facebook, WhatsApp ou Instagram pudessem encontrá-los.

É por isso, por exemplo, que quando digitamos o endereço Facebook.com, Instagram.com ou web.whatsapp.com, nosso navegador web não consegue encontrar nenhum desses endereços e nos retorna com uma página de erro.

Porém, a coisa toda pode ser ainda mais complexa, já que ferramentas de comunicação interna do Facebook, como é o caso do Workplace, também não estão funcionando. Ou seja, os funcionários não têm como se comunicar entre si para tentar dar uma resolução ao problema.

Leia mais:

Em sua conta no Twitter, o jornalista do The New York Times Ryan Mac descreveu um pouco sobre como está o dia nos corredores do Facebook. De acordo com o repórter, é como se a empresa estivesse enfrentando um “dia da neve” com nada funcionando direito por lá.

Not only are Facebook's services and apps down for the public, its internal tools and communications platforms, including Workplace, are out as well. No one can do any work. Several people I've talked to said this is the equivalent of a "snow day" at the company.

— Ryan Mac
[@RMac18] October 4, 2021

Como resolver?

Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions, Cesar Schmitzhaus, uma falha em um serviço de DNS, por mais simples que seja, pode ser bem complexa de se resolver.

Como o serviço DNS funciona em um esquema colaborativo com outros serviços que pertencem a outros provedores, é necessária uma ação conjunta que envolve basicamente toda a cadeia que forma essa rede, o que pode tornar a resolução do problema demorada e, principalmente, custosa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Bài mới nhất

Chủ Đề